Human Capital Consulting - Our presence on the news

O que somos, o que fazemos, os resultados que alcançamos têm despertado a atenção dos media, que nos honraram com convites para partilhar a nossa experiência e os pontos de vista.

Conheça o que temos vindo a escrever e o que têm escrito sobre nós!

2014

Benefícios Extra Salariais: A variedade tende a ser regra

Os benefícios extra-salariais devem ir ao encontro das preferências dos colaboradores tanto quanto respeitam os valores, cultura e posicionamento da empresa atuando como forma de atracão e retenção de talento quanto asseguram a motivação e produtividade.

Human - março 2014

Desafios na gestão das pessoas

«Um olhar atento sobre cada pessoa.» É desta forma que Maria Manuel Seabra da Costa, ‘lead director’ da área de Human Capital Advisory Services da PwC Portugal, resume a definição de ‘assessment’, explicando que «alcançar resultados é cada vez mais um exercício de combinação de vários tipos de conhecimento envolvendo especialistas diferentes» e que isso hoje «passa por saber trabalhar em colaboração, sentir-se bem num ambiente em que e partilha um propósito comum, se cultiva uma ética de contribuição, se desenvolve processos de coordenação de esforços que permitam escalar o contributo de cada um e se valoriza e reconhece a colaboração».

Human - maio 2014

O valor dos benefícios extrassalariais hoje: quantificar para comunicar!

Todos reconhecemos que os benefícios extrassalariais foram um poderoso instrumento de apoio ao employment engagement quando eram novidade no mercado laboral nacional. Após uma implementação relativamente standard em grande parte do tecido empresarial português, passaram a ser uma forma bem pensada, articulada e indireta de otimizar a fiscalidade associada aos rendimentos de empresas e Colaboradores.

Human - julho 2014

O futuro é já amanhã comecemos a prepará-lo hoje

Em 50 anos muitos acontecimentos marcaram a agenda do mundo e a tudo assistiu a APG, firme na determinação de manter presente a importância da gestão de pessoas …e porque o mundo mudou neste meio século também os temas a merecer atenção foram sendo alterados…permanecendo imutável a noção de dignidade humana que está na base do trabalho e que a gestão de pessoas terá sempre como principio orientador.

Pessoal - julho/agosto 2014

2013

Manage information to manage people

Gerir é decidir e no que diz respeito à gestão sobre capital humano verifica-se o mesmo princípio. Para tomar decisões é importante ter informação que permita construir diferentes cenários, mediante os quais se irá escolher o caminho a seguir.

Human Resources - Julho/Agosto 2013

Pensar o negócio, pensar as pessoas / Optimização da estrutura organizacional

Numa época em que tanto se questiona o valor deste tipo de apoio e se pressiona o preço deste serviço, faz sentido pensar quais as necessidades que podem estar na origem de considerar o apoio de consultoria, qual o resultado esperado do serviço e como retirar valor da presença das equipas nos projectos.

Human Resources - Junho 2013

Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Relação com os seus investidores de Capital Humano / O Ciclo de Gestão de Capital Humano nas organizações

A verdade de um modelo de negócio, de uma estratégia, de um plano de negócios, cumpre-se ao alcançar resultados. Para conseguir resultados, as organizações precisam de capital de duas naturezas – financeiro e humano. Em ambos os casos os detentores de capital assumem o papel de investidores.

Exame - Junho 2013

Desenvolvimento de capital humano − O saber que conduz a resultados

Qual a razão de determinada pessoa alcançar resultados num determinado contexto ou função? Qual o caminho de desenvolvimento que percorreu que explica a sua performance ou capacidade de saber fazer?

RH Magazine - Maio/Junho 2013

Uma fotografia única no tempo ou um filme dinâmico do mapeamento de talento da organização?

O ‘assessment’ é uma metodologia tradicionalmente percecionada como tendo o objetivo final de identificação e «catalogação» de competências dos colaboradores de uma organização. Utilizada desta forma mais restrita, torna-se um momento de «fotografia» de competências, com validade temporal definida e consequências diretamente associadas a esse momento e a esse resultado.

Revista Human - Maio 2013

Coaching - Do you need help?

“O novo projecto profissional era o cumprir de uma etapa no caminho que tinha pensado para a sua carreira e vinha no seguimento dos resultados que vinha alcançando. Contudo, apesar deste sentimento de satisfação, sentia que precisava de apoio para este novo desafio, não lhe faltava conhecimento do sector porque há anos que trabalhava nele, tinha frequentado um programa de executivos numa universidade de referência e conhecia bem a sua hierarquia, com quem tinha uma boa relação. Mas tinha a certeza de que precisava de mudar e iria ter dúvidas, só não sabia com quem devia conversar… e antevia que iria precisar de muitos momentos de reflexão …”

Human Resources - Abril 2013

Os consultores salvam as empresas de todos os problemas?

O valor da atividade das consultoras reside na capacidade de refletir sobre os desafios das empresas, procurando encontrar novos caminhos para lhes dar resposta. Estes novos rumos nascem da conjugação do acesso a conhecimento (produzido por diferentes agentes, nos quais se incluem as consultoras) com as competências associadas à capacidade de pensar uma questão de forma sistemática e estruturada tendo em vista construir soluções com impacto e aplicáveis ao contexto da empresa. Estas competências residentes nas consultoras nascem da especialização que decorre do exercício da sua atividade.

RH Magazine - Março/Abril 2013

Talento - o valor do capital humano

Muito se tem escrito sobre gestão de talento, quase sempre dando atenção à visão do indivíduo. Idealmente estas duas visões deverão estar alinhadas, mas a experiência mostra que nem sempre tal acontece.

Revista Human - Fevereiro 2013

Tempos complexos exigem soluções inovadoras de valorização dos RH

A menor disponibilidade financeira das organizações no atual contexto, associada à forte pressão para a eficiência dos recursos, tem vindo a confrontar empresas e colaboradores com a necessidade de repensar planos salariais, ou seja, formas diferentes e inovadoras de valorizar o capital humano da empresa.

Revista Pessoal - Fevereiro 2013
 

2012

Gestão de talento fundamental para resultados, uma responsabilidade social

Vivemos tempos adversos que nos impelem a rever a nossa atuação, não apenas pela necessidade de resultados mas essencialmente pela convicção de que os últimos tempos conduziram a práticas desaconselháveis.

Revista Human, Premium - Dezembro 2012

Tempos difícies exigem reforço na atenção às pessoas

O mundo à nossa volta insiste em nos dizer que vivemos tempos de arrepiar caminho porque o capítulo que vem de ontem se esgotou – as dores que em sociedade sentimos apelam-nos a desejar renovar. Somos assim desafiados a pensar…

Revista Pessoal - Dezembro 2012 (gold)

Benefícios extra salariais - are you flexible enough

O atual contexto económico adverso tem conduzido às organizações menor disponibilidade financeira associada à forte pressão para a eficiência na otimização dos recursos existentes. A este cenário alia-se a complexidade nas estruturas formais e informais dentro das empresas – pela coexistência de diversas gerações, pela multidisciplinariedade e pela internacionalização das equipas, bem como pelo crescente nível de exigência dos colaboradores, consequência da facilidade de acesso à informação.

Revista Human - Outubro 2012

Assessment - Looking for your inside Talent

Os desafios que vivemos hoje exigem novas estratégias assentes na capacidade de inovar na produção, na relação com o mercado, na procura de oportunidades em mercados emergentes, que permitam alcançar resultados de forma rápida e sustentada.

Mas que talento permite cumprir tais desígnios? Que perfis de competências compõem esse talento? Onde estão tais perfis na organização? De que forma os processos da organização contribuem para construir esses perfis?

Revista Human - Junho 2012

Até que ponto o coaching não passa de uma moda?

A valorização pessoal, mais do que uma obrigação, é algo que nos dignifica enquanto seres humanos, é o reconhecimento de que evoluímos, nos enriquecemos como pessoas e que se traduz no que somos e fazemos. Reforça a nossa capacidade de acreditar em nós próprios e leva-nos a sentir confiança em aceitar novos desafios.

Revista RH Magazine - Março 2012

Consultoria de Gestão de Pessoas

Hoje um consultor posiciona-se como um parceiro de decisores. Quando se trata de decisões sobre capital humano esta parceria é ainda mais importante, quer junto dos decisores em geral, quer em especial junto dos diretores RH. Desta parceria nasce a capacidade de ler, compreender e descodificar as agendas de negócio para, em conjunto, criar valor através de boas decisões sobre pessoas!

Revista Pessoal - Março 2012

Talento, a riqueza de cada Pessoa

Acreditamos que todos temos talento, «talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para os desenvolver».(1) Este talento é a capacidade de atingir resultados tendo por base as competências adquiridas pela experiência e assentes em conhecimento.

Revista Human - Janeiro 2012

Bolsa RH - Positivo Negativo

O futuro começa a construir-se no presente… Nas palavras do Prof. António Barreto na abertura deste Encontro “partimos do princípio que as melhores soluções são as que forem pensadas com profundidade, com participação e com conhecimento da informação.”

Revista Pessoal - Janeiro 2012
 

2011

Uma limitação ou o caminho para a recuperação económica?

Gestão de pessoas

Quando perante resultados económicos insuficientes

uma organização decide cortar custos e

adiar investimentos, os custos com pessoas tendem

a ser um dos principais alvos. Esta tendência

assume maior relevância nos serviços, onde

esses custos têm uma dimensão significativa.

Revista Human Premium - Dezembro 2011

A arte de confiar e merecer confiança

Especial RH – A (re) volta dos valores

O que condiciona a escolha de uma empresa para trabalhar?

O que nos faz seguir um líder? Porquê manter a colaboração

numa empresa em detrimento de procurar um novo desafio?

O que influencia a escolha das pessoas que integram uma equipa?

Revista Pessoal - Novembro 2011

A gestão de benefícios extra-salariais

Opinião

As dificuldades económicas vieram tornar premente a necessidade de ponderação mais atenta das decisões de gestão. A gestão de benefícios extra-salariais não é excepção e como – na opinião da área de Human Capital Consulting Services da PwC – muitos destes benefícios atribuídos não têm o impacto esperado devem merecer uma análise ainda mais atenta.

Revista Human / Junho 2011

O segredo do sucesso

Opinião

Quando nos relacionamos com uma organização, apercebemo-nos da forma como se traduz essa relação – atenta ou distante, aberta ou reservada, inovadora ou tradicional. Independentemente da natureza da nossa relação – clientes, fornecedores ou colaboradores –, é para nós possível detectar a forma de actuar – e sem nos darmos conta somos levados a identificar a sua cultura, ou seja, os valores e os princípios que nela orientam os comportamentos.

Revista Human / Março 2011

Do you have talent?

Opinião

A produtividade da economia portuguesa é cerca de 50% da média dos países mais desenvolvidos, e nos últimos 30 anos não houve qualquer evolução positiva deste indicador.

Revista Human / Fevereiro 2011

Gestão de Performance – Helping you push harder

Artigo

Nunca se falou tanto de resultados.

Nunca os resultados foram tão necessários.

Mas de que falamos quando nos referimos aos resultados de uma empresa?

RH Magazine / Janeiro-Fevereiro 2011

Consultoria e gestão de talentos nas organizações

Opinião

As empresas com as melhores práticas de gestão de talento e com processos internos para o efeito garantem maiores retornos e dividendos para os seus accionistas.

Revista Human Premium / Dezembro 2010

O valor acrescentado da prática de assessment centers

Artigo

A prática de assessments nas organizações tem evoluído da metodologia habitual na identificação e “catalogação” de competências dos colaboradores para um instrumento com valor acrescentado para organizações e colaboradores no que respeita a gestão e evolução de carreiras.

RH Magazine / Novembro-Dezembro 2010

Do you know where talent is?

Opinião

O talento é um bem cada vez mais necessário – 97% dos ‘chief executive officers’ (CEO) no «13th Global Annual Survey», da PricewaterhouseCoopers (PwC), consideram-no o factor crítico para o crescimento das organizações.

Revista Human Premium / Novembro 2010

Remuneração - Is your remuneration system a force for good?

Prisma - Síntese

Nunva o tema das remunerações esteve tão na ordem do dia como hoje e, após este período conturbado, é chegado o mommento de perguntar o que nos reserva o futuro.

RH Magazine / Setembro-Outubro 2010

Um consultor é um ‘trusted advisor’

Em foco

Na carreira vivemos sempre episódios marcantes – este é um dos muitos em que tive oportunidade de aprender. Num processo de recrutamento, o consultor perguntou ao cliente se ele pretendia que o «recrutado» fosse competente para:

a) gerir o seu negócio;

b) ser padrinho dos seus filhos;

c) desempenhar muito bem as suas funções técnicas;

d) nenhuma das anteriores;

e) a+b+c combinadas.

 

Revista Human / Setembro 2010

A capacidade de ousar na construção de soluções e intervenções

Perspectiva

O valor da actividade das consultoras reside na capacidade que demonstram para reflectirem sobre os desafios das empresas, procurando encontrar novos caminhos para lhes dar resposta.

Revista Human - Especial Consultoria RH / Setembro 2009