Financial Services Risk & Regulation

Na sequência da crise financeira, assistiu-se a nível mundial a um incremento expressivo das iniciativas regulatórias dirigidas à atividade bancária, com impacto material na atividade das instituições financeiras, tanto em termos de necessidades acrescidas de capital, como ao nível do desenvolvimento de estruturas de governo interno mais robustas.

Num ambiente regulatório de complexidade e amplitude crescentes, a capacidade de antecipação e implementação das diversas iniciativas regulamentares, de forma alinhada com as expectativas das autoridades de supervisão, constitui um aspeto-chave para a sustentabilidade e diferenciação do negócio bancário.

Neste contexto, torna-se fundamental assegurar que as instituições financeiras conseguem retirar o máximo benefício do próprio processo regulatório, limitando o seu impacto no crescimento e rendibilidade do negócio, através da sua adequada internalização com vista a potenciar a capacidade de gestão da instituição.


Como a PwC o pode ajudar…

Visando apoiar neste domínio as instituições financeiras, a PwC criou uma nova unidade de negócio focada nas áreas de risco e regulação prudencial do setor financeiro.

Para o desenvolvimento desta unidade de negócio, a PwC reuniu uma combinação única de profissionais com uma experiência extensa e multidisciplinar em banca e supervisão bancária e que detêm um conhecimento aprofundado da regulamentação bancária atual, das suas tendências futuras e das melhores práticas do setor financeiro.

Pelas suas características, esta unidade está particularmente habilitada para apoiar as instituições financeiras no desenvolvimento e implementação de estruturas e mecanismos de governo interno, avaliação e implementação de soluções de gestão integrada de riscos, incluindo modelos avançados de gestão de risco de crédito, bem como o desenho de planos de recuperação e resolução.

Esta unidade está também especialmente capacitada para auxiliar nos processos de implementação da regulação prudencial aplicável, na identificação de oportunidades de melhoria neste domínio, bem como no desenvolvimento de ações de formação em matéria prudencial.

 


Para além da equipa nacional, a PwC conta com uma sólida rede global de profissionais, sem paralelo ao nível da consultoria, que lhe permite identificar as melhores práticas seguidas nos setores bancários de outros países e as diversas exigências prudenciais em vigor, de modo a garantir uma resposta consistente com as expectativas da autoridade de supervisão em respeito pelo “level playing field”.

A nível europeu, a PwC lançou oportunamente a iniciativa REcCE (Response to the economic crisis in Europe), exatamente para permitir a prestação de serviços de excelência aos diversos bancos do setor bancário da União Europeia na sequência dos novos requisitos regulatórios e da implementação do Sistema Único de Supervisão. Esta iniciativa, que integra representantes de todos os escritórios europeus da PwC, abrange vários grupos de trabalho, focados nas matérias de maior criticidade para o setor financeiro, designadamente: SSM framework and Policy; Strategy and Structural Transformation; Internal Governance, Conduct & Culture and Risk Appetite; Capital, Liquidity and Risk Modelling; e Data.

A PwC Portugal tem um forte envolvimento nesta iniciativa, liderando quer o grupo de trabalho sobreInternal Governance, Conduct & Culture and Risk Appetite, quer os trabalhos de risk modelling dentro do grupo de trabalho de Capital, Liquidity and Risk Modelling.

Os partners que integram a iniciativa REcCE mantêm uma interação permanente e de proximidade com as várias autoridades nacionais e europeias (incluindo o Banco Central Europeu, a Autoridade Bancária Europeia e o Conselho Único de Resolução), o que permite melhor compreender as respetivas preocupações e interpretar as suas exigências, antecipar as alterações e as iniciativas de supervisão.
 

Contacte-nos

Luís Filipe Barbosa
Partner
Tel: +351 213 599 305
Email

Siga-nos