Client Profiling

Como aumentar as vendas de forma sustentada? Esta questão é crucial num contexto de maior concorrência, esmagamento de margens e de consumidores volúveis. A solução ideal seria o de conhecer tão bem os consumidores, que as suas propostas se tornassem apenas numa realização dos desejos dos clientes.

O objetivo desta unidade de negócio da PwC é mesmo esse: o de permitir conhecer os seus clientes e perfilá-los de acordo com os seus gostos, antecipando as suas necessidades, aferindo as suas expectativas e promovendo a mudança das suas estruturas.

Não se trata de uma tarefa fácil, contudo é algo que está ao alcance. A solução passa por colocar as perguntas certas.

Assim, em vez de estudar qual o grau de satisfação, o objetivo é analisar quanto podem os consumidores gastar nos seus produtos. Em vez de avaliar a notoriedade de uma marca, a solução está em analisar a relação que esse indicador tem com as vendas. Em vez de ter um estudo descritivo sobre o que se passa no mercado, deverá conseguir perceber, através do market research, o que os clientes querem, como querem, onde estão e qual o contacto de vendas preferencial.

Para ajudar neste processo de gestão de informação poderá ainda contar com os aliados poderosos: os clientes. O registo sistemático das opções dos clientes constitui um poderoso instrumento que o pode ajudar a conhecer o mercado através do recurso a data mining.

De seguida apresentamos as duas áreas chave desta unidade de negócio: