Modelização de riscos na banca

Tendo presente os desenvolvimentos havidos nos últimos anos no sistema financeiro Angolano e as lições retiradas da crise internacional, tem-se verificado um aumento da atenção e preocupação por parte das autoridades de supervisão e dos agentes de mercado no que respeita à gestão de risco tanto numa vertente prudencial como contabilística.

Neste sentido, o Banco Nacional de Angola (“BNA”) fez publicar, no início de 2016, um pacote de Avisos, Instrutivos e Directivas que vieram estabelecer um conjunto amplo de exigências em matéria de governação do Risco, cálculo de requisitos de fundos próprios regulamentares e capital interno, assim como adoção das normas internacionais de relato financeiro ("IFRS").

Em matéria de risco e regulação, estas novas exigências estão a ser orientadas para as melhores práticas internacionais, sendo que é expectável que o BNA continue o esforço de alinhamento já em curso. Consequentemente, torna-se cada vez mais relevante a introdução, no imediato, da temática do internal capital adequacy assessment process ("ICAAP") e, seguidamente, do internal liquidity adequacy assessment process ("ILAAP"), bem como a continuação do esforço de implementação de modelos de apoio à decisão de crédito (rating ou scoring).

No que diz respeito às normas internacionais de contabilidade, a partir de 1 de Janeiro de 2018, a norma que regula o reconhecimento e mensuração de instrumentos financeiros, IAS 39, será substituída pela IFRS 9. Prevendo-se que o impacto das alterações seja significativo nas instituições financeiras, é relevante a sua avaliação e análise atempada.

Face a estes desafios que se colocam às instituições financeiras Angolanas, a PwC convida-o a participar no Workshop subordinado ao tema "Modelização de riscos na banca”.

O Workshop terá lugar no dia 03 de Maio de 2017, entre as 8h30 e as 12h00, na sala Brasil 3, do Epic Sana Luanda Hotel.

A confirmação deverá ser efetuada para o seguinte email, bastando indicar o nome do participante e função desempenhada na instituição.

A participação no evento é gratuita.

Contamos consigo!

Contacte-nos

Pedro Palha
Manager
Tel: +351 213 599 651
Email

Siga-nos