Tax Reporting & Strategy


A função fiscal do futuro: redesenhar, redefinir e implementar a função fiscal para ser um ativo estratégico do negócio. Num mundo em constante mudança, estamos a ajudar os nossos clientes na construção daquilo que será a função fiscal do futuro. A nossa abordagem holística à gestão fiscal abrange de forma integrada o (re)desenho da função fiscal, a implementação de tecnologias de suporte à função e o cumprimento das obrigações estatutárias, fiscais e contabilísticas. 
 

Apenas alinhando as questões fiscais e as estratégias para os sistemas de informação de suporte à função, com os objetivos comerciais, a “função fiscal” passará a ser um ativo estratégico do negócio, com valor acrescentado para a organização.

Compreender os desafios, objetivos e necessidades de uma organização é apenas o começo. Para ser bem-sucedida a mudança exigirá a reengenharia compreensiva dos processos e não apenas dos seus outputs.

Desta forma, trabalhamos com os nossos clientes na resposta a desafios complexos, relacionados com: a construção de modelo de reporting integrados que incluem diversos impostos e obrigações em diferentes geografias; o desenho e execução de estratégias para a função fiscal e sistemas de informação de suporte para gerir riscos fiscais, num mundo global em mudança e a exigir cada vez mais transparência; aproveitar as oportunidades que o mundo digital, suportado por tecnologia e dados oferece.

Saiba mais sobre a "Tax Function of the future"

Tax Reporting & Strategy
Tax Reporting & Compliance

A globalização e o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, juntamente com uma maior necessidade de racionalizar custos, levaram as empresas a focarem-se nos seus negócios principais, transferindo recursos de atividades acessórias. A subcontratação das funções administrativas, financeiras e de recursos humanos nem sempre é uma decisão fácil de tomar dado que requer parceiros de confiança. Um parceiro que fornece um suporte eficiente e de confiança, implicando uma boa relação de custo-benefício, é a chave para o sucesso desta decisão.

Em todo o mundo, as nossas equipas do TRC (Tax Reporting & Compliance) são constituídas por colaboradores altamente experientes que trabalham, quer nos nossos escritórios quer nos escritórios dos clientes, com os sistemas dos clientes ou nos nossos sistemas de informação do tipo ERP (acessíveis para os nossos clientes extraírem a sua informação – www.clientportal.pwc.com), conforme as suas necessidades.

Aos nossos clientes oferecemos técnicos especializados, permitindo um acesso fácil e fidedigno à informação relevante. Dessa forma, proporcionamos um controlo efetivo sobre as funções administrativa, financeira, de contabilidade, de gestão fiscal e de recursos humanos, pelo preço certo.

Adaptamos a nossa abordagem ao trabalho, em função das circunstâncias e das necessidades específicas dos nossos clientes.

Os nossos clientes contam com:

  • uma visão integrada e abordagem global dos serviços locais de compliance;
  • especialistas locais, essenciais para os serviços e acompanhamento que oferecemos. Providenciamos recursos especializados, relevantes para os serviços de compliance e de suporte a inspeções futuras, e que detêm o conhecimento prático atual e emergente das obrigatoriedades estatutárias, fiscais e contabilísticas;
  • Integrated Global Compliance Services (IGCS) – o nosso portal online, desenhado para gerar a colaboração necessária com os clientes em todo o mundo, incluindo a troca efetiva de dados, a revisão transparente dos trabalhos entregues e o acesso, em tempo real, ao statusworkflowdeliverables e outra informação crítica para os nossos clientes;
  • os nossos client relationship managers que asseguram a coordenação e comunicação centralizada com os nossos clientes;
  • a nossa experiência e abrangência – aspetos que nos permitem customizar e adaptar as nossas metodologias de trabalho, alinhando o nosso modelo de produção às necessidades e objetivos do negócio.
Tax Accounting Services

Apoiamos os nossos clientes no/na:

  • cálculo de estimativa de impostos correntes e diferidos e respetivo suporte;
  • apuramento e contabilização de posições fiscais complexas (incluindo FIN48);
  • modelagem da conversão de contas para diferentes normativos para determinar o impacto fiscal e contabilístico da mudança para um GAAP diferente;
  • prestação de serviços especializados de contabilidade e análise de impostos diferidos e suas bases de calculo;
  • formação customizada na área da contabilidade de impostos.
Tax Technology

Ajudamos os nossos clientes a:

  • desenvolver e implementar a sua estratégia para o suporte tecnológico da função fiscal;
  • tirar proveito do potencial da gestão e análise da informação fiscal (tax data analytics), enquanto ferramenta de apoio à tomada de decisão em áreas como a deteção de risco, identificação de oportunidades, projeções e planeamento de cenários, e como ferramenta de suporte ao negócio;
  • entender os benefícios de usar a tecnologia para incentivar a colaboração, automatizar e monitorizar os processos fiscais e o workflow, usando o Tax Operations Manager (TOM);
  • ativar e desenvolver o potencial do ERP (Enterprise resource planning) na sua vertente de suporte aos processos fiscais;
  • melhorar processos associados à contabilidade de impostos.
     
Tax Administration Consulting

Trabalhamos com as Administrações Tributárias em diversos âmbitos, como por exemplo no/na:

  •  definição de uma estratégia de compliance e estabelecimento de objetivos;
  •  avaliação de performance;
  •  avaliação de risco e benchmarking;
  •  formação;
  •  apoio no uso de técnicas de auditoria e contabilidade (tax data analytics);
  •  mudança de comportamento humano e organizacional;
  •  desenvolvimento da componente IT, de cariz fiscal;
  •  auditoria forense.
Tax Strategy & Operations

Trabalhamos com os nossos clientes no/na:

  • análise à função fiscal em todas as vertentes do negócio, usando a nossa metodologia Tax Management Maturity Model (T3M);
  • desenvolvimento de estratégias para a função fiscal, alinhadas com os objetivos comerciais da organização;
  • desenvolvimento e implementação de roadmaps detalhados para a transformação da função fiscal;
  • melhoria da eficácia e eficiência dos processos e controlos da função fiscal;
  • realização de revisões detalhadas de gestão de risco da função fiscal;
  • identificação e gestão dos riscos e desafios decorrentes da mudança;
  • resposta às necessidades atuais de aumentar a transparência da função fiscal.
     

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Paulo Ribeiro
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