(R)evolução digital – da estratégia à gestão do risco

13 de Dezembro, Museu Colecção Berardo, Lisboa

Encontramo-nos a viver uma verdadeira (r)evolução digital, que resulta do encontro entre o desenvolvimento de diferentes tipos de tecnologias, que utilizam como base a internet (ex: websites, redes sociais, blogs, wikis, chats, etc.), bem como dos seus canais de acesso tais como os tablets, smartphones, televisão interactiva, entre outros.

Este momento tem criado novas oportunidades e riscos de negócio. Por esse motivo, temos vindo a assessorar os nossos clientes no sentido de os apoiar na integração da sua estratégia digital na estratégia corporativa, na definição dos processos de suporte, na estruturação das equipas e responsabilidades, assim como na definição de acções de resposta a situações de crise (ex: nas redes sociais).

Realizámos um evento onde foram colocados para discussão os principais temas relacionados com a entrada e actuação nos meios digitais por parte das empresas. Para facilitar a troca de experiências e a identificação de oportunidades, partilhámos casos de estudo reais e também as prioridades que todos os modelos de negócio deverão considerar quando decidirem entrar no meio digital.


Conclusões da conferência

  • Os meios digitais não são uma moda. São novos meios que permitem às empresas relacionar-se com o mercado e parceiros de uma forma mais eficiente e eficaz.
  • A definição de uma estratégia digital deve começar pelas perguntas certas. 1º: Porquê entrar? 2º Quais os objectivos? 3º Quais as metas?
  • Colaboração é a palavra de ordem.  Os social media permitem interagir de forma estruturada e planeada entre todos os stakeholders estratégicos,  alavancando a inovação pela competitive social intelligence.
  • Gerir a presença nos social media e o respectivo potencial risco inerente, deve ser realizado de uma forma holística, com o envolvimento de toda a organização.
  • O commitment da Administração é decisivo para a correcta operacionalização destes meios  e obtenção de resultados com valor acrescentado para o negócio.
  • Não esquecer, os meios digitais vão muito além dos social media. Na realidade actual portuguesa, este é apenas um dos melhores exemplos para discutir no momento.

Programa

17:30 Recepção
18:00 Introdução
18:15 Kenneth Madrigal, PwC Estados Unidos
19:00

Painel de debate:

  • Francisco Matos Chaves, Online Channels Strategist (Portugal Telecom)
  • Nuno Ribeiro, Multimedia Director (Controlinveste)
  • Pedro Salgueiro, Responsável da Direcção de Comunicação (Nestlé)

Moderador:

  • Ana Torres Pereira, Jornalista (Jornal de Negócios)
19:45 Encerramento
20:00 Cocktail