Energia e Utilities

Cerca de 13.000 profissionais, a nível global, dedicados a um setor rico em oportunidades.

São múltiplos os desafios que o setor enfrenta, nomeadamente relacionados com os avanços tecnológicos e a evolução das necessidades dos clientes. Os nossos especialistas estão preparados para o apoiar.

A globalização e a necessidade de um fornecimento seguro de energia a preços acessíveis caminham lado a lado. O desenvolvimento económico está dependente de fontes de energia suficientes – óleo, gás, eletricidade, carvão, combustíveis alternativos, entre outros.

Como a PwC pode ajudar

A PwC presta serviços profissionais a empresas do setor de energia e utilities, ajudando cada empresa a enfrentar os mais diversos desafios no setor incluindo o crescimento, risco de transações, reporting, responsabilidade social, risco financeiro e risco de compliance .

Petróleo e Gás 

A indústria do petróleo está a passar por uma fase de constante volatilidade nos preços das matérias-primas, avanços tecnológicos significativos, alterações regulamentares e abertura a novas áreas de exploração e novos mercados. As empresas internacionalizaram-se através de contratos partilhados de produção, fusões e aquisições e alianças estratégicas. O setor enfrenta exigências cada vez maiores em relação a standards de segurança ambiental.

Utilities 

Um setor em que as empresas procuram novos modelos de criação de valor. Por um lado, algumas estratégias reforçam a integração tradicional fortalecendo a própria produção, distribuição e consumidores. Por outro lado, as estratégias procuram vantagens competitivas, concentrando-se em partes particulares da cadeia de valor do setor da energia. A comercialização de energia é um facto, sendo que a tendência para a liberalização, convergência e concorrência não é uniforme entre os vários países. As diferenças de cariz nacional são abundantes.

Minérios 

A volatilidade, o preço das commodities, as reservas minerais, as restrições e regulamentações ambientais, os custos operacionais e a intensificação da concorrência levaram a indústria mineira a realinhar os objetivos e tornar-se cada vez mais global na sua atividade. As oportunidades de incentivo ao investimento, a desregulamentação, o baixo custo do trabalho e as oportunidades de escala estão a incentivar as empresas a ultrapassar as barreiras e a explorar os mercados emergentes no desenvolvimento do mercado mineiro. A globalização está a atingir um recorde de fusões e aquisições, alianças estratégicas e joint-ventures em todo o mundo.

Contacte-nos

João Ramos
Partner
Tel: +351 213 599 254
Email

António Brochado Correia
Partner
Tel: +351 213 599 178
Email

Follow us