LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar

Hoje, como há 500 anos atrás, o mar continua a guardar inúmeros segredos e mistérios, os quais quando desvendados proporcionarão fortuna e bem-estar a todos os países que contribuírem para a sua descoberta. Neste contexto, dando sequência ao compromisso de responsabilidade social que assumimos em 2010, apresentamos a 4ª edição do “LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar”, que este ano dedicamos ao conhecimento.

Com este estudo, disponibilizamos uma ferramenta que permite clarificar a atual situação da economia do mar em Portugal, assim como as suas perspetivas de evolução no futuro. Tudo isto integrado num instrumento de observação que permite aos seus utilizadores retirar informações úteis, de uma forma fácil e rápida.

O “LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar” é constituído por três componentes:

  • índices de diversas variáveis relevantes para os diversos subsetores que constituem a economia do mar em Portugal;
  • breves notas de conjuntura, contendo aspetos relevantes de cada subsetor, bem como os respetivos desafios;
  • os resultados de um questionário elaborado pela PwC junto de personalidades ligadas à economia do mar, em Portugal, com vista a perceber alguns pontos de vista de referência.

Hoje, como há 500 anos atrás, os primeiros a quebrar as linhas do desconhecido conseguirão tirar maior proveito do potencial do mar...

Outras edições

3ª edição

Esta edição do LEME é dedicada ao potencial que a economia do Mar encerra ao nível do comércio internacional, em particular na importância que as atividades relacionadas com o mar poderão ter para a balança comercial portuguesa.

 

2ª edição

Esta edição é dedicada à temática das competências que são desenvolvidas nas pessoas que trabalham em actividades relacionadas com o mar.

 

1ª edição

Com a criação do LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, pretendemos construir uma ferramenta que permita clarificar a actual situação deste recurso em Portugal, assim como as suas perspectivas de evolução no futuro. O LEME pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de uma forma fácil e rápida.