LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar

Passados cinco anos da primeira edição do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, vários esforços têm sido feitos por diversas entidades no sentido de avaliar quantitativamente a importância da economia do mar em Portugal. Alguns progressos foram alcançados, no entanto, o peso das atividades económicas relacionadas com o mar no total da economia portuguesa continua a ser de difícil medida e avaliação. Os indicadores existentes não permitem medir, com total precisão e de forma continuada, o real impacto destas atividades na economia nacional.

Com o LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, pretendemos construir uma ferramenta que permita clarificar a atual situação deste recurso em Portugal, assim como as suas perspetivas de evolução no futuro. O LEME pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de uma forma fácil e rápida.

O LEME é um projeto de longo prazo, que funcionará como uma compilação de dados que permita acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar em Portugal e que, simultaneamente, possibilite realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos.

O LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar é constituído por três componentes:

  • índices de diversas variáveis relevantes para os diversos subsetores que constituem a economia do mar em Portugal;
  • breves notas de conjuntura, contendo aspetos relevantes de cada subsetor, bem como os respetivos desafios;
  • os resultados de um questionário elaborado pela PwC junto de personalidades ligadas à economia do mar, em Portugal, com vista a perceber alguns pontos de vista de referência.

Esta edição do LEME é dedicada à importância da Cooperação para o desenvolvimento da economia do mar. Dada a importância fundamental deste tema para a valorização do mar em Portugal e no Mundo, e tendo em conta as evidências apuradas no questionário PwC efetuado a 50 personalidades ligadas ao mar, a PwC decidiu propor a criação de um grupo de trabalho informal denominado “Observatório da Cooperação na Economia do Mar”. Adicionalmente, decidiu promover uma reunião na Casa do Infante, no Porto, sobre o tema: “Cooperação na Economia do Mar | Casos de Sucesso – Causas e Razões”.

Anexos do LEME – 5.ª edição

Observatório da Cooperação
na Economia do Mar
Cooperação
na Economia do Mar

Outras edições do LEME

4ª edição

Esta edição do LEME é dedicada à importância do Conhecimento para o desenvolvimento da economia do mar.

 

3ª edição

Esta edição do LEME é dedicada ao potencial que a economia do Mar encerra ao nível do comércio internacional, em particular na importância que as atividades relacionadas com o mar poderão ter para a balança comercial portuguesa.

 

2ª edição

Esta edição é dedicada à temática das competências que são desenvolvidas nas pessoas que trabalham em actividades relacionadas com o mar.

 

1ª edição

Com a criação do LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, pretendemos construir uma ferramenta que permita clarificar a actual situação deste recurso em Portugal, assim como as suas perspectivas de evolução no futuro. O LEME pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de uma forma fácil e rápida.