Acerca deste estudo

Este estudo pretende determinar que papel terá a inovação nas novas formas de fazer negócio e como é que as empresas estão a capitalizar e beneficiar com a mesma, numa altura em que os processos estão a atingir a sua maturidade.

Para tal, utilizando uma abordagem global, multissetorial e também local, o nosso relatório aborda três questões que consideramos fundamentais:

  • Como é que as empresas estão a usar a inovação para reduzir custos e fomentar o crescimento?
  • De que forma se estão a alterar as abordagens à inovação, particularmente no que se refere à adoção de processos mais disciplinados?
  • Quais são as melhores práticas e fatores essenciais ao sucesso da inovação e à obtenção de resultados tangíveis?

Para responder a estas questões, a PwC questionou 1,757 executivos (C-suite e executive-level), de mais de 25 países e 30 setores, responsáveis por supervisionar a inovação nas suas empresas, sobre qual consideram ser o impacto da inovação no crescimento e no futuro das suas empresas.

Em Portugal foram entrevistados 60 executivos de empresas dos setores de Consumer and Industrial Services (75% dos inquiridos), de Technology, Information, Communication and Entertainment (20% dos inquiridos) e de Financial Services (5% dos inquiridos), de diferentes mercados.

Adicionalmente, foram ainda conduzidas entrevistas aprofundadas com os PwC Global Innovation Leaders, bem como com dois executivos de empresas portuguesas com práticas de inovação já estabelecidas.