Revista ceo – o saber que gera negócios

A ceo é a revista externa da PwC Portugal. Com periodicidade semestral, aborda temas de gestão, desafios e tendências que encontramos no nosso dia a dia, em qualquer setor de atividade. Com esta publicação pretendemos criar uma maior proximidade e relacionamento com a comunidade empresarial.

2º semestre 2012 - Agilidade

Nesta edição, sob o tema Agilidade, estivemos à conversa com Vasco de Mello (presidente do grupo José de Mello) - "Uma empresa bem sucedida tem de ser ágil, flexível e inovadora".

Além deste testemunho, ficamos também a conhecer a opinião de Pedro Reis (presidente da aicep Portugal Global), Augusto Mateus (economista) e Conceição Zagalo (presidente do GRACE).

Adicionalmente, Clara Ferreira Alves e Miguel Pina e Cunha, partilham os seus pontos de vista à pergunta ‘A agilidade é essencial à competitividade das organizações?’ e Guta Moura Guedes revela algumas das regras que a orientam enquanto gestora.

De nossa experiência falamos sobre Business Process Outsourcing, como alinhar risco e performance para criar valor. Sem nunca esquecer que “tempo é dinheiro”, poupar tempo não é a única vantagem de um vendor due diligence e, ainda, como podemos antecipar a execução do OE.

Nesta edição partilhamos os casos de estudo do projeto Capital Humano da ANA e ainda da gestão dos riscos das TI.


1º semestre 2012 - Trabalho de equipa

Neste número da ceo contamos com os testemunhos de Nuno Macedo Silva (presidente do Conselho de Administração da RAR), Eduardo Marçal Grilo (administrador da Fundação Gulbenkian), Margarida Pinto Correia (administradora-executiva da Fundação do Gil) e Eduardo Carqueja (board member da NDrive).

Além destes testemunhos, ficámos também a conhecer a opinião de Ana Sá Lopes (diretora-adjunta do jornal i), de Mário Henriques (Managing Partner do High Play Institute) e de João Correia (capitão da seleção nacional de rugby) sobre o trabalho de equipa e a importância dos líderes.

Nesta edição, vai ter também a oportunidade de saber mais sobre a gestão de risco na utilização das redes sociais por parte das empresas, as oportunidades que o Brasil oferece aos empresários portugueses, o cenário da atividade de fusões e aquisições em 2012 e, ainda, o papel que as tecnologias de informação têm no desempenho da função financeira.

2º semestre 2011 - Liderança

Neste segundo número, retomámos outro dos valores da PwC. Desta vez, abordámos o tema da liderança e contámos com os testemunhos de Zeinal Bava (presidente executivo da PT), Luís Valente de Oliveira (administrador da AEP), João Falcato (administrador-delegado do Oceanário de Lisboa) e António Câmara (ceo da YDreams).

Na secção “Pontos de vista”, ficámos a saber as opiniões de André Morgado e José Manuel Fernandes sobre quanto vale uma boa informação. Esta edição teve ainda espaço para partilharmos casos de estudo da Águas de Portugal e do grupo dst/dstelecom e para conhecermos Alexandra Pinho, diretora do BESart.

Apresentamos ainda artigos sobre a iniciativa PwC/Expresso, “Países como nós”, o investimento em Cabo Verde, a corrida ao talento e quando uma reestruturação é a melhor opção.

1º semestre 2011 - Excelência

Neste primeiro número, sob o mote da excelência, um dos valores da PwC, contámos com entrevistados de renome como Américo Amorim, João Picoito, Isabel Jonet e Daniel Bessa, que pelo seu percurso pessoal e profissional muito enriqueceram o debate sobre o tema.

Luísa Schmidt e Nuno Sousa Pereira partilharam os seus pontos de vista à pergunta ‘As cidades devem ser geridas como empresas?’ e o professor Moniz Pereira, figura ímpar do desporto, fechou os nossos convidados deste número.

Apresentamos ainda alguns artigos sobre temas, tais como a inovação, a tributação verde, governance e crime económico.