Perguntas Frequentes

1. Como fazer uma pesquisa Livre?

Na pesquisa livre, as palavras são inscritas tal como se escrevem, incluindo acentos e cedilhas.

  • Introduza no respectivo campo a palavra ou palavras associadas à pesquisa pretendida.
  • Em seguida, seleccione o Critério: Todas as palavras, caso pretenda que a pesquisa identifique um documento que inclua simultaneamente todas as palavras inscritas no campo Pesquisa Livre; este é o critério pré-seleccionado; em alternativa, pode optar pela pesquisa de Pelo menos uma das palavras seleccionadas.
  • Finalmente, seleccione o tipo de documento que procura, sendo que estão pré-seleccionados todos tipos de documentos disponíveis; caso pretenda restringir a pesquisa, basta excluir o tipo de diploma que não pretende que seja pesquisado.

2. Como fazer uma pesquisa por Descritor?

Na pesquisa por Descritor, as palavras são inscritas sem acentos e sem cedilhas.

  • Escreva uma primeira palavra associada à pesquisa pretendida; surge imediatamente uma listagem com palavras associadas a essa palavra.
  • Seleccione a palavra ou palavras dessa listagem que correspondam à sua pesquisa, acrescentando um ponto e vírgula sem deixar qualquer espaço; se pretender acrescentar outro descritor, escreva outra palavra logo após o ponto e vírgula, não deixando também qualquer espaço; pode acrescentar mais descritores, repetindo o processo.

No caso da primeira palavra inscrita não surgir na listagem, experimente outra palavra ou passe ao método de Pesquisa Livre.

  • Siga os procedimentos b) e c) da pesquisa livre.

3. Como pesquisar uma expressão exacta?

Por exemplo, a pesquisa categoria A do IRS deverá ser feita usando a caixa de texto “Descritor:”, uma vez que em linguagem natural (pesquisa livre) “a” é um artigo definido largamente usado em qualquer texto e não apenas o indicativo de uma categoria de rendimentos.

Caso pretenda fazer a pesquisa por uma expressão exacta mas alargando o campo da busca a todo o texto dos registos existentes, poderá então ser usada a “Pesquisa Livre”, com a expressão categoria A colocada entre aspas (neste caso o carácter obtido com as teclas shift+2).

4. O valor de acesso a esta base de dados depende do nº de pesquisas efectuadas. Assim sendo, gostaria de saber qual a duração que pode ter cada pesquisa.

Não existe limite em termos de duração de cada pesquisa (sendo contudo o acesso desligado ao fim de vários minutos de inactividade).

Cada pesquisa, entendendo-se por pesquisa a obtenção de uma lista de resultados com referência aos termos e critérios de busca introduzidos, permite a visualização/impressão de 15 resultados (conteúdos) dessa pesquisa (diplomas, circulares, acórdãos).

Quando estejam a ser feitas pesquisas na Inforfisco da PwC, associado a cada pesquisa em concreto aparecerá a indicação dos créditos disponíveis dentro dessa pesquisa, ou seja, número actual de visualizações de conteúdos que essa pesquisa permite. Na 16ª visualização será registada uma nova pesquisa, ficando disponíveis nessa altura mais 14 créditos.

5. Existe alguma forma de controlar o nº de pesquisas que já foram efectuadas em cada momento.

Sim. Existe forma de controlar as pesquisas. Quando se encontra dentro da base de dados, essa informação consta no cimo do ecrã, do lado direito. Esse quadro voltará a zero pesquisas todos os meses, e os créditos irão de 15 a 0, em cada contexto de pesquisa, à medida que vão sendo abertos conteúdos da lista de resultados (ver pergunta 4).

6. É possível ter 2 usernames com 2 passwords para a mesma conta?

Não. Cada conta pode ter apenas um username e uma password.

7. Posso utilizar outros browsers para além do browser da Microsoft?

Não. Se utilizar poderão acontecer alguns problemas, nomeadamente as impressões sairem cortadas.