Excelência operacional e financeira

This content requires the Adobe Flash Player. Get Flash

A redução de custos no Setor da Saúde encontra-se na ordem do dia. No entanto, mais do que cortar nos custos, um bom desempenho financeiro e operacional depende da eficácia, da eficiência e economia dos sistemas e processos implementados.

Os nossos serviços nesta área incluem:

  • Planeamento e controlo de gestão;
  • Organização e processos;
  • Logística de utentes em unidades de saúde;
  • Modelos de gestão das áreas clínicas;
  • Otimização e controlo de processos de procurement e outsourcing;
  • Revenue Assurance, para garantia da integridade da receita e dos pagamentos;
  • Redução sustentável de custos dirigidas a processos de negócio;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Gestão do relacionamento com utentes e entidades pagadoras;
  • Gestão dos recursos humanos;
  • Estudos analíticos sobre o perfil e satisfação de utentes;
  • Otimização fiscal de unidades de saúde;
  • Realização de health checks tendo em vista a identificação e análise de contingências e oportunidades e a definição de prioridades e de boas práticas ao nível fiscal;
  • Consultoria fiscal em operações de fusão, aquisição e reorganização de grupos societários.

 

A nossa experiência nesta área:

Estudo de mercado e definição do Customer Journey

Multicare

Desenvolvimento de uma nova estratégia de mercado para a Multicare e definição do Customer Journey, de modo a assegurar a adequação da estratégia comercial da Empresa aos desafios da crescente concorrência e contração do consumo.
O trabalho incluiu a realização de um estudo de mercado para identificação dos diferentes tipos de consumidores, a definição do mercado potencial, e dos principais "pontos de contacto" entre a Multicare e os seus clientes, com identificação do meio de contacto preferencial, percecionado pelos clientes.

Análise do Ciclo de Receita (Revenue Assurance)

Trofa Saúde

Identificação e análise de perdas de eficiência no processo de receita. As principais áreas de enfoque consistiram em: (i) análise de dados e sistemas de informação ; e (ii) análise de procedimentos de controlo interno.
Como resultado do trabalho efetuado, foram identificados os principais fatores de desvio entre produção e faturação, e diversas lacunas de sistema, controlos e procedimentos, potenciadoras de perda de receita.

Diagnóstico da receita financeira

Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil – Porto

Análise end-to-end do ciclo da receita, desde o momento de entrada no doente no IPO Porto à faturação dos serviços prestados.
Focalizou-se na faturação da produção em ambulatório e internamento e na faturação de MCDTs. Foram avaliadas as normas e procedimentos internos e os sistemas de suporte ao processo. A análise do nível de adequação dos referidos processos e procedimentos aos requisitos de negócio, permitiu melhorar os mecanismos de controlo, a eficácia e a eficiência. Foram efetuados testes e análise de dados sobre os registos de atos/episódios realizados, entre outros dados mestre.
Foram quantificadas as perdas e oportunidades de receita, identificadas oportunidades de melhoria e definido um plano de ação, incluindo prioridades de implementação, implicações, impactos e benefícios esperados.