Estratégia de instituições de saúde

Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Centro Hospitalar do Médio Tejo

A PwC, em parceria com a PREMIVALOR Consulting, foi contratada para apoiar o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) na elaboração do planeamento estratégico. Foram elaborados os pressupostos e uma abordagem preliminar ao Plano de Negócios, submetidos à aprovação da tutela. Foi efetuada uma caracterização do desempenho do CHMT, a definição da visão e dos eixos de atuação estratégica e objetivos de exploração de forma a permitir uma inversão a curto prazo da trajetória negativa do desempenho do CHMT.

Plano de Negócios para a constituição de uma empresa pública de SI Saúde

ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde

Assessoria estratégica e financeira na elaboração do plano de negócios para a constituição de uma empresa pública de sistemas de informação da Saúde.
O projeto incluiu a definição da carteira de serviços, a formulação estratégica da empresa, as projeções económico-financeiras e as proposta de Decreto-Lei e Estatutos da empresa.

Reestruturação organizacional

ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde

Apoio à Administração Central, no âmbito do PRACE, na definição de estrutura organizacional, funções e responsabilidades e dimensionamento de recursos humanos do novo instituto público ACSS.
Dentre as principais atividades realizadas, incluíram-se:

  • Descrição dos processos de negócio;
  • Definição de uma proposta de organigrama;
  • Descrição dos postos de trabalho: indicação de funções e responsabilidades dentro da nova estrutura organizativa, missão e principal objeto;
  • Identificação do perfil profissional e competências associadas a cada posto de trabalho;
  • Identificação do número de pessoas necessárias em cada função

 

Estratégia de Transformação Empresarial e Organizacional

Udifar/Codifar/União

Apoio na definição da estratégia de Transformação Empresarial e Organizacional de um importante Grupo do setor farmacêutico, incluindo a racionalização da estrutura empresarial, a diminuição da complexidade administrativa e organizacional, a melhoria do nível de serviços e agressividade comercial através da valorização das “marcas” União e Codifar, a racionalização de recursos e melhoria do apoio ao cliente.
Foram propostas alterações às estruturas empresarial e organizacional do Grupo, de forma a adaptá-las à realidade da globalização e da crescente pressão da concorrência e a criação de condições empresariais que permitam tirar proveito de oportunidades de negócio junto de eventuais parceiros.
Foi avaliado o impacto económico e fiscal das transformações propostas.