Excelência operacional e financeira

Análise do Ciclo de Receita (Revenue Assurance)

Trofa Saúde

Identificação e análise de perdas de eficiência no processo de receita. As principais áreas de enfoque consistiram em: (i) análise de dados e sistemas de informação ; e (ii) análise de procedimentos de controlo interno.
Como resultado do trabalho efetuado, foram identificados os principais fatores de desvio entre produção e faturação, e diversas lacunas de sistema, controlos e procedimentos, potenciadoras de perda de receita.

Diagnóstico da receita financeira

Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil – Porto

Análise end-to-end do ciclo da receita, desde o momento de entrada no doente no IPO Porto à faturação dos serviços prestados. Focalizou-se na faturação da produção em ambulatório e internamento e na faturação de MCDTs. Foram avaliadas as normas e procedimentos internos e os sistemas de suporte ao processo. A análise do nível de adequação dos referidos processos e procedimentos aos requisitos de negócio, permitiu melhorar os mecanismos de controlo, a eficácia e a eficiência. Foram efetuados testes e análise de dados sobre os registos de atos/episódios realizados, entre outros dados mestre.
Foram quantificadas as perdas e oportunidades de receita, identificadas oportunidades de melhoria e definido um plano de ação, incluindo prioridades de implementação, implicações, impactos e benefícios esperados.

Estudo de mercado e definição do Customer Journey

Multicare

Desenvolvimento de uma nova estratégia de mercado para a Multicare e definição do Customer Journey, de modo a assegurar a adequação da estratégia comercial da Empresa aos desafios da crescente concorrência e contração do consumo.
O trabalho incluiu a realização de um estudo de mercado para identificação dos diferentes tipos de consumidores, a definição do mercado potencial, e dos principais "pontos de contacto" entre a Multicare e os seus clientes, com identificação do meio de contacto preferencial, percecionado pelos clientes.

Avaliação económico-financeira

Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa

Auditoria de gestão e a avaliação económico-financeira do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, com os seguintes objetivos:

  • Identificação dos principais pontos fortes e fracos da estrutura e da organização;
  • Análise da atividade desenvolvida pelo HCVP em termos de eficácia, eficiência e economia dos recursos afetos (materiais, humanos e financeiros);
  • Identificação dos cenários que permitiram ao Conselho Supremo e à Assembleia Geral da Cruz Vermelha Portuguesa, decidir o futuro do Hospital.

Como metodologia de referência para a realização deste trabalho, a PwC recorreu a uma metodologia própria, designada por VFM – Value for Money, concebida para a realização de trabalhos de natureza semelhante e especialmente vocacionada para o Setor Público.

Revisão do modelo financeiro

Consórcio Privado (Edifer, Opway, PAIM e Efacec)

Assessoria financeira na revisão do modelo financeiro da Concessão do Hospital nos Açores, cujo objeto visava a gestão do edifício do Hospital da Ilha Terceira. As atividades da Concessão incluíam a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, manutenção e exploração do Hospital.