Alterações climáticas

As alterações climáticas têm surgido como um dos temas políticos e económicos mais importantes do nosso tempo. A PwC tem vindo, nos últimos anos, a trabalhar com empresas e decisores políticos no estabelecimento da agenda, na análise dos temas e no desenvolvimento de soluções para clientes.

Podemos ajudá-lo a perceber que temas vão ter um maior impacto no seu negócio, delinear uma estratégia coerente para lidar com eles e, em seguida, apoiá-lo nas mudanças organizacionais – muitas vezes complexas – necessárias para implementar essa estratégia.

Como podemos ajudar?

  • Elaboração da estratégia de alterações climáticas.
  • Inventariação de emissões e cálculo da pegada de carbono de empresas ou produtos, de acordo com vários referenciais (ISO 14064, GHG Protocol, PAS2050, entre outros).
  • Apoio na melhoria de desempenho no Carbon Disclosure Project.
  • Verificação independente de emissões de gases com efeito de estufa.

Destaque

Parceria com o CDP (Carbon Disclosure Project)

A PwC e o CDP uniram-se no desenvolvimento do processo anual de avaliação do desempenho das maiores empresas em matéria de alterações climáticas, ao nível internacional. A PwC Portugal é responsável pela análise das respostas das empresas nacionais.

A nossa experiência e entendimento sobre o processo constituem importantes mais-valias e permitem apoiar de forma efetiva as empresas, contribuindo para a melhoria do desempenho na área das alterações climáticas.

 

Normas para o inventário de emissões de gases com efeito de estufa (GEE)

Estas normas adotam uma abordagem de cadeia de valor para o inventário das emissões de GEE e permitem às empresas fazer o reporte das emissões de Âmbito 3 (emissões de terceiros) numa base mais clara e consistente. Encontram-se disponíveis duas normas: Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting Standard e Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard.

 

Casos de estudo

Pegada de carbono e estratégia de alterações climáticas – empresa nacional do setor das infraestruturas de transportes

A empresa procurava calcular a pegada de carbono e definir uma estratégia de alterações climáticas que lhe permitisse demonstrar o seu compromisso com o ambiente e explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferecia.

O que fizemos

Efetuámos o cálculo da pegada de carbono da empresa, incluindo a estimativa das emissões de terceiros (emissões indiretas, associadas à cadeia de fornecedores), o que nos permitiu identificar as atividades com maior impacto. Após análise da situação atual da empresa e tendo em consideração as melhores práticas de gestão e otimização de consumos de energia, preparámos um plano de redução de emissões, ao qual associámos um plano de comunicação que visa suportar e contribuir para o sucesso das ações definidas.