Gestão do desempenho e melhoria contínua

Com a sustentabilidade e o ambientalismo no topo das preocupações dos consumidores e dos investidores, muitas empresas estão, proativamente, a ganhar várias certificações relacionadas com práticas de negócio sustentáveis.

Para além das certificações, existem atualmente diversas iniciativas dirigidas aos investidores que distinguem e classificam as empresas em função do seu desempenho global em sustentabilidade (como o Dow Jones, o FTSE4Good, entre outras) ou em áreas específicas (como o Carbon Disclosure Project, entre outras).

Se os seus clientes e stakeholders estão a exigir que os seus produtos e/ou serviços tenham um melhor desempenho e processos mais sustentáveis, nós podemos ajudá-lo a conseguir as certificações ou reconhecimentos necessários. Isto vai fortalecer a marca e a reputação a nível ambiental, bem como aumentar a lealdade dos consumidores.

Como podemos ajudar?

  • Apoio na melhoria do desempenho em índices de sustentabilidade (DJSI, FTSE4Good, etc.), ou noutros índices específicos, como o Carbon Disclosure Project, incluindo o diagnóstico de desempenho, a elaboração do road map e o apoio no preenchimento dos respetivos questionários.
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação de sustentabilidade para recolha de indicadores e monitorização do desempenho.
  • Implementação de sistemas de gestão (nas áreas da responsabilidade social, ambiente, segurança e outros).
  • Realização de due diligence ambiental, de higiene e segurança, ou outras áreas específicas, no âmbito de processos de fusões e aquisições.

Casos de estudo

Implementação de sistemas de gestão - empresa nacional do setor do turismo

A empresa desejava demonstrar o seu compromisso com a gestão eficiente de recursos por via da implementação e certificação de um sistema de gestão de ambiente e qualidade.

O que fizemos

Apoiámos a empresa na realização de diagnóstico e formação inicial, bem como na elaboração de todos os documentos necessários. Após implementação, realizámos auditorias internas ao sistema e preparámos a empresa para a fase subsequente: a certificação.

Due diligence ambiental e de saúde e segurança – empresa nacional do setor da construção

No âmbito de uma transação, a empresa compradora pretendia identificar a situação atual do objeto da transação em matéria de cumprimento legal nas áreas de ambiente e higiene e segurança, com vista à identificação de eventuais constrangimentos e passivos existentes.

O que fizemos

Efetuámos um diagnóstico de avaliação de cumprimento legal, incluindo a análise de documentação e visitas às instalações, com o objetivo de identificar os riscos ambientais e de higiene e segurança.

Melhoria de desempenho no Dow Jones Sustainability Index - Empresa nacional do sector das telecomunicações

Era objetivo da empresa o reconhecimento das suas práticas de sustentabilidade por via da integração no conceituado índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

O que fizemos

Após análise das políticas e práticas implementadas na empresa, preparámos um relatório de identificação de oportunidades de melhoria, ao nível da comunicação e do desempenho da empresa e apoiámo-la na preparação do questionário de candidatura ao DJSI, do qual veio a resultar a entrada e manutenção no índice. Por forma a assegurar a continuidade e melhoria contínua do desempenho, preparámos um road map de áreas de atuação. A utilização de peritos internacionais torna a nossa abordagem diferenciadora e assegura o alinhamento com as melhores práticas a nível mundial. Este processo foi replicado a diversas empresas dos setores das Telecomunicações, Oil & Gas e Banca em Portugal com o mesmo sucesso.