Publicações

Sustainable packaging: myth or reality

Sustainable packaging

A questão das embalagens e o seu papel na sociedade sempre foi gerador de polémica, criando debates e dividindo opiniões.
Neste relatório, revisitámos o debate sobre esta questão e o progresso feito para uma maior colaboração, bem como a questão da sustentabilidade.

 
Driving CO2

Driving CO2

Não é segredo que a energia é um dos maiores custos das empresas, seja a nível direto ou por via da cadeia de fornecimento. As empresas reconhecem este esforço e começam a trabalhar numa forma de reduzir o uso de energia, principalmente ao nível dos modelos das cadeias de fornecimento.

 
Water: challenges, drivers and solutions

Water: challenges, drivers and solutions

A água tornou-se um dos maiores desafios deste novo milénio. Durante as últimas décadas, em muitas regiões do globo, a água passou de recurso abundante a escasso, uma transformação causada pelo aumento demográfico e pela atividade humana.

 
CDP Iberia 125 Report 2011

CDP Iberia 125 Report 2011

Este relatório, elaborado pela Ecodes em colaboração com a ONG Euronatura, inclui as classificações CDP das empresas participantes, realizadas pela PwC. Em 2011, este projeto incorporou na mesma análise toda dimensão empresarial ibérica, incorporando as maiores empresas espanholas (85) e portuguesas (40).

 
Sustainable Materials Management

Minerals and metals scarcity in manufacturing: the ticking time bomb

Neste relatório, a PwC analisou o impacto que a escassez de metais e de minerais poderá ter em sete indústrias manufatureiras diferentes. Através de entrevistas com líderes das principais empresas, este estudo reporta o impacto desta escassez em diferentes regiões e setores.

 
Responsible investment: creating value from environmental, social and governance issues

Responsible investment: creating value from environmental, social and governance issues

A resposta da indústria de private equity ao investimento responsável tem evoluído rapidamente. Num inquérito recente, descobrimos que esta tendência se deverá manter no futuro próximo, com 94% dos inquiridos a avançar que irá aumentar a atividade em investimento responsável nos próximos cinco anos.

 
Sustainability valuation: an oxymoron?

Sustainability valuation: an oxymoron?

A PwC acredita que os frameworks atuais devem ser alterados, de forma a incluir métodos de avaliação direta e indireta dos benefícios das iniciativas de sustentabilidade ambiental, muitas vezes difíceis de quantificar. Este estudo descreve as duas abordagens, que podem ajudar a compreender e avaliar o valor criado por práticas de negócio sustentáveis.

 
O Relatório Integrado

Desafios globais, respostas integradas

A necessidade de reporte de dados não-financeiros foi já identificada por empresas e investidores. Apesar de se verificar uma tendência acentuada para a incorporação da informação de sustentabilidade no relatório anual, só se acrescenta valor quando toda a informação empresarial se integra, relacionando a estratégia, os riscos e oportunidades com a gestão do desempenho financeiro e com aspetos sociais, ambientais e de corporate governance.

 
Sustainability matters

Sustainability matters

Fique a par das duas novas normas de contabilização de GEE desenvolvidas pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), bem como as implicações para as empresas.

 
Corporate Reporting Case Study

Puma’s reporting highlights global business challenge

A abordagem inovadora Puma aos custos defende que todos os tipos de capital podem ser um catalisador para reportes radicalmente diferentes por parte das empresas. Alan McGill, partner de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, partilha a sua opinião sobre o tema.

 
Material gains in sustainability

Material gains in sustainability: the business case for the construction products sector

A sustentabilidade é vista como uma oportunidade comercial e como um ativo estratégico no setor dos produtos de construção. Um terço dos entrevistados para este relatório considera este ponto tão importante para o seu negócio como a segurança das cadeias de fornecimento, os custos energéticos ou a regulação.