Reporting e certificação

Mais do que nunca, os stakeholders querem ter informações sobre o desempenho de uma organização ao nível da sustentabilidade e quão acertadamente está a reportar as atividades de apoio às alterações  climáticas, à escassez de recursos e ao investimento socialmente responsável.

Os líderes compreendem a importância de estabelecerem métricas de sustentabilidade ousadas e de assegurarem que o reporte atempado reflete de forma precisa os progressos efetuados. Garantias dadas por um conselheiro de confiança ganha – e mantém – a confiança dos stakeholders.

Como podemos ajudar?

  • Elaboração do Relatório de Sustentabilidade, incluindo a identificação e seleção de temas relevantes e dos indicadores-chave a reportar, bem como o apoio na recolha e cálculo de indicadores e a redação de conteúdos.
  • Avaliação do nível de cumprimento do GRI3 (Global Reporting Initiative).
  • Formação sobre o relato de sustentabilidade, incluindo a materialidade dos temas e a aplicação do GRI3.
  • Apoio na integração do reporte de sustentabilidade no reporte anual da empresa, evitando ineficiências e contribuindo para uma visão completa da sustentabilidade.
  • Análise e validação de informação de sustentabilidade, incluindo a emissão de Declaração de Verificação Independente publicável.
  • Elaboração de Relatório de Recomendações contendo a identificação de oportunidades de melhoria a diferentes níveis: avaliação geral da fiabilidade da informação, conteúdos do Relatório de Sustentabilidade e avaliação do cumprimento do GRI e AA1000.
 

G4 – As novas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI)

A Global Reporting Initiative (GRI) lançou a quarta versão das suas diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade, no final de maio de 2013. Comparativamente com a versão anterior, G3 de 2006, as diretrizes G4 têm a materialidade como principal critério para a sua implementação.

A ênfase na materialidade incentiva as organizações a fornecer informação que seja crítica para o seu negócio e stakeholders. Assim, a G4 permite a elaboração de relatórios que se concentram nos impactos relevantes para as organizações e para a sociedade, ou seja, documentos estratégicos, focados, credíveis, e mais fáceis de consultar pelos stakeholders.

A PwC oferece soluções adaptadas às necessidades concretas das organizações na transição para a G4:

  • Análise de Materialidade dos temas de Sustentabilidade;
  • Análise Gap G4;
  • Adaptação dos sistemas de recolha e gestão de informação;
  • Formação sobre a G4 e principais implicações;
  • Apoio à elaboração do reporte de Sustentabilidade em alinhamento com a G4.
 

 

 

Reporte Integrado

A PwC desenvolveu uma metodologia que permitirá aos nossos clientes contar com um relatório integrado e inovador.

Uma das principais tendências ao nível do relato, este novo modelo de informação tem como objetivo disponibilizar as informações necessárias para a compreensão da qualidade e sustentabilidade da empresa, reunindo num único documento os reportes financeiro e de sustentabilidade, fornencendo aos investidores uma visão holística sobre a organização e sobre a sua capacidade criar valor a curto, médio e longo prazo.

O resultado será um relatório totalmente adaptado à organização, com uma estrutura lógica que dá resposta às necessidades informativas de distintos grupos de interesse e que mostre de maneira clara e concisa a capacidade para criar e manter o valor a curto, médio e longo prazo.

 

Casos de estudo

Envolvimento de stakeholders e apoio ao relatório de sustentabilidade - empresa do setor da alimentação

O cliente tinha como objetivo melhorar o relato de sustentabilidade, adaptando a informação reportada às expectativas dos stakeholders e adotar a norma AA1000SES – Stakeholder Engagement Standard.

O que fizemos

Implementámos a norma AA1000SES, incluindo a definição de metodologias para a avaliação dos stakeholders e temas relevantes, a realização de uma auscultação às partes interessadas e a identificação dos temas materiais e expetativas dos stakeholders.

Definimos um framework de reporting que assegura a integração dos temas materiais e a resposta aos stakeholders.

Verificação do relato de sustentabilidade - empresa nacional líder do setor da energia

A empresa pretendia obter a verificação independente sobre a informação não financeira no Relatório de Sustentabilidade do grupo, de acordo com a norma ISAE3000, incluindo a avaliação do nível de cumprimento do GRI3 e da norma AA1000APS – Accountability Principles Standard.

O que fizemos

A PwC procedeu à verificação da informação incluída no Relatório de Sustentabilidade do grupo. Esta verificação abrangeu informação relativa a saúde, segurança e ambiente, bem como outro tipo de informação não-financeira. Foi ainda avaliado o cumprimento do GRI e da norma AA1000APS. No final do trabalho foi elaborado um relatório de recomendações.