A questões-chave do CEO Survey

As seguintes questões-chave, provenientes das conversas que tivemos com os CEO, concentram-se em alguns dos maiores desafios que os líderes de hoje enfrentam e como eles se esforçam para encontrar o crescimento e manter a competitividade através de situações de turbulência constante.

Da gestão de risco para a resiliência

  • Como complementar o planeamento e as estratégias de longo prazo com as ferramentas/planos em tempo real, por forma a melhorar as decisões operacionais e continuamente ajustar a sua atividade, caso seja necessário?
  • Como conseguir, de forma eficiente, antecipar e executar a sua atividade, num ambiente em constante mudança, transformando os modelos preditivos de um exercício teórico numa verdadeira ferramenta de tomada de decisões?
  • Como complementar os seus sistemas de gestão de riscos com um foco mais forte na estratégia de risco, assegurando que o comportamento e a cultura mais adequados estão em vigor em toda a organização e nas redes mais amplas?

Selecionar criteriosamente as melhores oportunidades

  • Escolher as iniciativas adequadas para o investimento é crítico para o sucesso, especialmente em tempos difíceis. Quais os critérios a usar para garantir que os investimentos estão direcionados para onde possam agregar mais valor?
  • As organizações estão cada vez mais conscientes de que oportunidades em mercados de crescimento são altamente diferenciadoras. Como avaliar as oportunidades específicas oferecidas nestes mercados tão diversos e divergentes, tanto emergentes como maduros?
  • Como garantir que se está efetivamente a avaliar oportunidades em mercados maduros, indo a uma “profundidade” suficiente para encontrar o crescimento em setores e segmentos específicos?

Foco no cliente

  • As empresas mantêm o seu foco de negócio nos clientes. No entanto, cada vez mais, mantêm uma gestão apertada dos seus custos. Como se identificam os mercados (de diferentes características e em constante mutação) para capitalizar as melhores oportunidades de crescimento?
  • Existe muita informação acerca dos clientes. Qual será a melhor forma de recolher e padronizar estes dados, em todos os seus mercados e suportar os seus sistemas de informação em ferramentas poderosas, que permitam rapidamente perceber uma mudança nas preferências dos consumidores e manter ou melhorar a satisfação e lealdade dos clientes?
  • Como potenciar efetivamente os canais digitais para comunicar melhor com os seus clientes, criar produtos em conjunto com eles, captar perceções, aumentar a sua fidelidade e medir o impacto em todas essas áreas?
  • Como inovar de forma mais eficaz e eficiente e como focar as estratégias e processos de inovação no cliente?