Indústria 4.0

Construir a empresa digital

A nossa pesquisa mostra que as empresas industriais nacionais têm de aceitar que um setor industrial dinâmico, moderno e digital é um fator essencial para o crescimento da economia.

  • 86%

    das empresas esperam alcançar elevados níveis de digitalização até 2020

  • 34%

    das empresas dizem já terem atingido níveis avançados de digitalização

  • 57%

    das empresas esperam um aumento médio da sua receita com o digital até 10%

  • 2.000

    mais de 2.000 respostas e 26 países participaram no survey deste ano

As principais empresas industriais vivem uma profunda transformação digital. Estão a digitalizar algumas das suas funções internas essenciais, na cadeia de valor vertical, bem como externas, com os seus parceiros da cadeia de valor horizontal e já estão a melhorar os seus portfólios de produtos com funcionalidades digitais e serviços inovadores de bases de dados.

No final deste processo de transformação, as empresas industriais de sucesso tornar-se-ão verdadeiras empresas digitais, com os seus produtos físicos melhorados por interfaces digitais e serviços inovadores com base em dados e informação. Estas empresas digitais irão trabalhar mais próximas dos seus clientes e fornecedores em verdadeiros ecossistemas industriais digitais. A PwC continua a acreditar que a indústria portuguesa pode e deve ser um motor de desenvolvimento preponderante da economia para os próximos anos.

Em Portugal apenas 34% das 56 empresas observadas considerou estar num nível avançado de digitalização, o que, face aos números globais (33%), demonstra algum alinhamento. Contudo, 86% das empresas portuguesas do setor têm como expectativa alcançar elevados níveis de digitalização, nos próximos cinco anos, uma expetativa 14% acima do que os resultados globais.

Como definimos Indústria 4.0
Definimos a Indústria 4.0 como a quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 foca-se na total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor
Como definimos a Indústria 4.0
Como definimos a Indústria 4.0



"Para não perder a oportunidade que representa a denominada Indústria 4.0 as empresas industriais nacionais têm de aceitar que um setor industrial dinâmico e moderno é um fator essencial para o crescimento da economia e que a digitalização é também um fator incontornável para o setor".

  
António Brochado Correia
Partner responsável pelo setor de Consumer, Industrial Products and Services

 
  • Explore os nossos
    principais resultados

  • Das palavras à ação
    Nível de digitalização das empresas portuguesas

    Os decisores esperam um aumento da digitalização


    O mediatismo da Indústria 4.0 passou de palavras a investimento efetivo e a resultados reais nos dias de hoje. As empresas assumem claramente que esperam ter aumentos significativos nos seus portfólios a nível de produtos e serviços digitais. Em Portugal, 86% das empresas espera nos próximos cinco anos ver os seus processos, das cadeias de valor horizontal e vertical, altamente digitalizados. Os planos de investimento são extremamente ambiciosos nesta área, com boas perspetivas de rendibilidade e boas expetativas de redução de custos ao nível operacional. As empresas pioneiras têm como expectativa, nos próximos cinco anos, desenvolver modelos de negócio vencedores através de produtos e serviços digitais.

  • A digitalização permite obter ganhos significativos na performance
    Benefícios provenientes da digitalização

    Benefícios provenientes da digitalização


    A Indústria 4.0 permite obter ganhos na receita, nos custos e na eficiência. As empresas que implementarem, de forma bem-sucedida, as iniciativas nova revolução industrial conseguem ter uma maior capacidade de foco e melhoria nos processos da sua empresa, não estando apenas focadas numa só fase dos mesmos. 57% das empresas nacionais do setor esperam um aumento médio da sua receita digital até 10%, 55% têm como expectativa uma redução de custos acima dos 10% e cerca de 70% esperam obter ganhos de eficiência acima dos 10%. As empresas pioneiras, que já contam com níveis de investimento significativo e com níveis de digitalização avançados, contam ter resultados ainda mais favoráveis.

  • Aprofundar as relações digitais com clientes mais interventivos
    Reter e aumentar a relação com o cliente

    Utilizar o Big Data para melhorar a relação com o cliente


    A Indústria 4.0 veio aumentar significativamente as oportunidades de reter e aumentar a relação com os clientes, tornando a disputa por estes ainda mais intensa. Os clientes estão no centro das alterações nas cadeias de valor, nos produtos e nos serviços. 67% das empresas entrevistadas esperam utilizar a análise do Big Data para melhorar a sua relação com os consumidores, entenderem melhor as suas necessidades e, por fim, satisfazerem-nas. As empresas industriais necessitam de ter o ownership da relação com o seu consumidor final, que é quem decide sobre a procura, ou então, fazerem parte de plataformas que lhes permitam aceder ao cliente final de uma forma mais eficiente.

  •  
  • Foco nas pessoas e na cultura para facilitar a transformação
    Preocupação em obter as competências essenciais

    A digitalização de competências é uma preocupação


    O grande desafio não está na implementação das tecnologias mais adequadas, mas sim na transformação cultural da empresa e na atual falta de competências para lidar com esta mudança. As empresas têm agora a necessidade de desenvolver uma sólida cultura digital e garantir que o exemplo vem do topo. É também obrigatório que consigam atrair, reter e formar recursos da próxima geração (os chamados nativos digitais) ou outros, que se sintam confortáveis a trabalhar num ecossistema cada vez mais dinâmico de acordo com o Global CEO Survey da PwC, a dificuldade em obter as competências essenciais para o setor tem sido um indicador que tem vindo a aumentar desde 2013 (53%) até 2016 (76%). Este é um dos desafios para o setor industrial.

  • A análise de dados e a confiança no digital são os pilares da Indústria 4.0
    Preocupação ao nível da segurança de dados

    Preocupação com o nível da segurança de dados


    Os dados são um elemento fundamental para a Indústria 4.0 e uma competente análise dos mesmos é um pré-requisito para uma implementação digital de sucesso. À medida que os ecossistemas digitais se expandem, também a necessidade de estabelecer fortes níveis de confiança digitais aumenta, suportada na transparência e integridade dos dados. Adicionalmente, as competências de gestão de risco e de proteção de dados evitam imprevistos criando um valor acrescido à operacionalização dos sistemas. Mais de dois terços das empresas portuguesas têm como preocupação a possível extração ou modificação de dados não autorizada e pouco mais de metade refere a responsabilização para quando são perdidos algum tipo de dados.

  • As novas competências de análise de dados requerem alterações significativas
    As novas competências de análise de dados requerem alterações significativas

    A análide de dados é confiada a poucos colaboradores


    A atual maturidade digital das empresas industriais, em matéria de análise de dados, é ainda reduzida e apenas 7% das empresas em Portugal referiu estar num nível de maturidade elevado. As empresas do setor industrial vão ter de desenvolver sólidas estruturas organizacionais de suporte à análise de dados para toda a empresa. Globalmente, cerca de 50% das empresas tem um departamento específico de análise de dados (ou a análise de dados está incorporada em outras funções); este valor é de 54% nas empresas portuguesas. No entanto, tanto globalmente como em Portugal, existe ainda uma elevada percentagem de empresas onde as competências de análise de dados se suportam nas competências de num único empregado.

  •  
  • Globalização com divergências regionais
    A globalização a partir da digitalização

    Empresas esperam aumento nos níveis de digitalização


    A informação é a base da quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 deverá permitir a criação de redes digitais e ecossistemas que, em muitos casos, irão ter impactos à escala global, podendo ser distintos em cada região, mas que promovem a globalização. Tanto os mercados desenvolvidos, como os em desenvolvimento, deverão beneficiar com esta globalização. Com elevados investimentos em tecnologias e em formação, as empresas veem a sua transformação digital em termos de ganhos de eficiência operacional, redução de custos e níveis de qualidade mais rigorosos. Os resultados do nosso estudo mostram que as economias desenvolvidas se podem destacar, pelo menos no curto prazo, na Indústria 4.0, já que estão mais alinhadas com as melhorias ao nível das operações digitais para ganhar eficiência.

  • Investimentos avultados com elevado impacto
    O investimento das empresas na digitalização

    Maior foco nas tecnologias digitais


    Os investimentos na Indústria 4.0 são consideravelmente avultados. Os resultados globais do nosso estudo sugerem que as empresas industriais deverão investir cerca de 907 mil milhões de dólares, por ano, até 2020. O maior foco deste investimento deverá ser em tecnologias digitais, bem como em software e aplicações. Adicionalmente, as empresas estão também a investir na formação dos seus colaboradores e em conseguir efetivar um processo de mudança cultural e organizacional. Globalmente, mais de metade das empresas (55%) esperam que os investimentos na Indústria 4.0 possam ter retorno em 2 anos ou menos, dado um investimento de cerca de 5% das receitas anuais. Em Portugal, 60% das empresas esperam obter um período de retorno até dois anos.

  

  • Definir a estratégia
    para a Indústria 4.0
  • Desenvolver
    projetos-piloto
  • Definir as competências essenciais necessárias
  • Desenvolver capacidades
    de análise de dados
  • Transformar-se numa empresa digital
  • Planear ativamente a abordagem ao ecossitema

Definir a estratégia para a Indústria 4.0

A estratégia irá definir todos os passos a seguir para que a empresa se torne digital. É necessário: a) avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos cinco anos; b) dar prioridade a medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa; c) liderança da empresa alinhada e disposta a suportar e defender a abordagem a seguir

Desenvolver projetos-piloto

Utilizar projetos-piloto para apresentar os conceitos e demonstrar o valor acrescentado que estes podem trazer à empresa. Depois de reunidos exemplos de sucesso será mais fácil ganhar a aprovação da gestão da empresa e assegurar investimentos de maior dimensão. Criar parcerias com start-ups e empresas digitais líderes é uma boa estratégia para acelerar o processo de inovação digital.

Definir as competências essenciais necessárias

As abordagens de maior sucesso passam pela análise das capacidades necessárias para executar novos modelos de negócio digitais. Para implementar uma nova competência é necessário considerar quatro dimensões estratégicas: organização, pessoas, processos e tecnologia. É necessário desenvolver estratégias de implementação de novas tecnologias, que também estimulem pessoas e que possam ser benéficas à operacionalização da empresa.

Desenvolver as capacidades de análise de dados

Identificar e reunir a melhor informação, partilhá-la para os devidos propósitos e analisá-la de forma eficaz será crítico para uma tomada de decisão mais esclarecida. É crucial utilizar os dados para melhorar os produtos e os processos, desenvolvendo ligações diretas entre o processo de decisão e o desenvolvimento de sistemas inteligentes.

Transformar-se numa empresa digital

A decisão de executar uma transformação digital na empresa deve ser levada em consideração, com liderança, compromisso e visão por parte da gestão. Para que se possa adotar uma cultura digital, todos os colaboradores deverão estar alinhados com esse objetivo, na forma como pensam e agem, experimentando as novas tecnologias e aprendendo novas formas de executar.

Planear ativamente uma abordagem ao ecossistema digital

É fundamental o desenvolvimento de produtos e serviços de forma a dar resposta à procura do consumidor. Os verdadeiros avanços na performance ocorrem quando se procura ativamente entender os comportamentos dos consumidores, permitindo-lhe definir qual o papel da sua empresa num futuro ecossistema de parceiros, fornecedores e consumidores.

Obrigações acessórias

A implementação do denominado country by country report deverá ser devidamente ponderada, pois implicará o tratamento de um volume relevante de dados sensíveis, a carecerem de análise explicativa.

Justiça tributária

A avaliação da solidez patrimonial em casos de suspensão da execução fiscal, poderá implicar um inesperado reforço das garantias prestadas para suspensão dessa execução fiscal, se o resultado for inferior a 80% do valor a garantir.


  

"Vivemos hoje num mundo em que dispor da informação adequada no momento certo é uma condição imprescindível para gerir eficazmente qualquer negócio. Um bom modelo de governação deverá, pois, garantir que a informação necessária está sempre disponível, eliminando práticas e processos que contribuam para o overload ou condicionamento da informação".

  
Pedro Deus
Advisory Partner

Leia o artigo completo  

 


Download

Indústria 4.0

Construir a empresa digital

Contacte-nos

António Brochado Correia
Partner
Tel: +351 213 599 178
Email

Pedro Deus
Partner
Tel: +351 213 599 237
Email

João Rui Baptista
Manager
Tel: +351 213 599 344
Email

Follow us