Global Industry 4.0

Building the digital enterprise

Edição de 2016

A PwC, em parceria com a TNS Emnid*, lançou recentemente o estudo “Industry 4.0: Building the digital enterprise” cujo principal objetivo é consubstanciar as perspetivas atuais e futuras de diversos especialistas, provenientes dos diferentes setores industriais, em vários países (incluindo Portugal). Este estudo contou com a participação de mais de 2.000 empresas, distribuídas por nove setores industriais em 26 países, e teve como objetivo avaliar as principais medidas que estão a ser tomadas pelas empresas que pretendem transformar e automatizar a sua cadeia de valor, numa era cada vez mais digital. Além de apresentar os resultados, o estudo efetua uma análise dos mesmos, evidenciando as principais estratégias que podem garantir às empresas uma posição de liderança nesta quarta revolução industrial.

O nível médio de digitalização das empresas do sector indústrial deverá crescer de 33% para 72%, dentro de 5 anos.

Globalmente, as empresas já estão a prever gastar cerca de 5% das suas receitas anuais em digitalização, esta percentagem corresponde a um valor de mais de 900 mil milhões de dólares americanos (para os setores que participaram no estudo). O estudo mostra ainda os benefícios desta nova revolução industrial e as principais barreiras à sua implementação. Globalmente, as empresas esperam que os níveis elevados de digitalização permitam obter uma redução de custos de 3.6% e um aumento das receitas digitais, em média, de 2.9% a cada ano.

As empresas devem delinear a sua estratégia, criar protótipos, instalar tecnologia e desenvolver processos e saber quais vão ser as competências essenciais. Necessitam ainda desenvolver as competências de análise de dados a nível interno, gerir de forma sustentada todo o processo de transformação e planear a sua aborgadem.

A quarta revolução industrial (denominada “Indústria 4.0”), caracterizada pelo aumento da digitalização e pela maior interligação entre os produtos, cadeias de valor e modelos de negócio, começa agora a ter implicações para o setor industrial.

Delinear a estratégia de Indústria 4.0

Este relatório constitui uma excelente ferramenta de orientação para as empresas industriais que, numa ótica estratégica, procuram fazer crescer os seus negócios no atual contexto económico.

Dada a relevância deste estudo, a PwC está neste momento a preparar uma análise local que detalhará estes e outros dados para Portugal, o qual partilharemos muito em breve.
 

* TNS Emnid é um dos mais antigos institutos de Research da Alemanha. Membro do Grupo TNS, líder mundial em pesquisas de mercado e pesquisas sociais, que oferece conhecimento de mercado, técnico e metodológico da mais elevada qualidade, em estudos locais, regionais e internacionais. A sua experiência de mais de 60 anos torna-o um dos melhores parceiros mundiais para este tipo de estudos de mercado.