Manager / Senior manager - Risco de liquidez, IRRBB e cambial

A PwC está à procura de candidatos com experiência reconhecida na área da gestão de riscos financeiros (liquidez e funding, taxa de juro da carteira bancária (IRRBB) e cambial) no setor bancário. As vagas são relativas a posições de Manager ou Senior Manager, dependendo do perfil do(s) candidato(s) selecionado(s).


Contexto

As vagas destinam-se ao departamento de Financial Services Risk & Regulation do escritório de Lisboa, o qual tem evidenciado um crescimento muito significativo desde a sua fundação, em janeiro de 2015, em virtude de uma abordagem ao mercado eminentemente assente na excelência, rigor, visão estratégica, proatividade, transparência e elevado conhecimento dos contextos regulamentar e negócio. Para este efeito, os seus colaboradores constituem um fator determinante para o pendor distintivo que é ambicionado.

Contando com uma ampla e inovadora oferta de serviços nas áreas de Risco e Regulação, o foco da atuação deste departamento tem-se centrado no G7 das instituições que atuam em Portugal, complementada com uma participação regular em iniciativas da Network Europeia da PwC, proporcionando assim aos seus colaboradores oportunidades de integração em projetos de elevada exigência, assim como a frequência de programas de formação liderados pelos diversos centros de excelência da Network internacional.

Os candidatos a admitir irão integrar uma equipa de consultores com vasta experiência profissional na área de gestão de risco (e similares) e com conhecimentos avançados sobre regulamentação prudencial. Os perfis académicos da equipa representam bem a exigência e a diversidade dos projetos realizados, compreendendo formação especializada nos domínios da Economia/Gestão, Matemática aplicada, Estatística, Engenharia e Direito.

Trata-se assim de uma equipa vocacionada para a realização de projetos baseados (i) no apoio à (re)definição do plano estratégico de atuação, numa abordagem integrada e desafiadora do contexto de negócio, tecnológico e regulamentar, (ii) na revisão de processos e atividades de gestão e controlo de riscos, assim como na definição (e concretização) de planos de melhoria, considerando os requisitos prudenciais e as melhores práticas internacionais; (iii) no desenvolvimento e implementação de soluções orientadas para o reforço da qualidade e nível de cumprimento regulamentar dos processos de gestão de risco; (iv) no apoio – via outsourcing ou co-sourcing – às funções de gestão de risco (e outras funções de controlo interno) no cumprimento das suas responsabilidades internas e externas; e (v) na prestação de formação especializada sobre gestão de risco e regulamentação prudencial. 

 

Perfil do candidato

  • Licenciatura e/ou Mestrado em Economia, Finanças ou Gestão, Matemática, Estatística ou similar;
  • Experiência profissional mínima de 5 anos (i) no sector financeiro, preferencialmente em funções relacionadas com a gestão e controlo dos riscos do balanço, planeamento e controlo de gestão ou financeira / ALM; ou (ii) experiência de consultoria, em áreas relacionadas com a gestão de riscos de liquidez e funding, IRRBB e cambial;
  • Conhecimentos sólidos sobre a gestão, medição, controlo e reporte sobre os riscos do balanço e o quadro regulamentar aplicável;
  • Conhecimentos sobre o desenvolvimento e/ou utilização de modelos financeiros (de análise, avaliação e quantificação dos riscos do balanço);
  • Conhecimento sobre os principais produtos financeiros (atividade bancária e seguradora) e normas de reporte financeiro internacionais (IFRS);
  • Domínio avançado das ferramentas MS Office (MS Excel, MS Powerpoint, MS Visio e MS Access);
  • Domínio de softwares estatísticos e de ferramentas de exploração de dados é considerado uma mais-valia;
  • Bons conhecimentos de língua inglesa (a nível oral e escrito);
  • Elevada capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Forte sentido de iniciativa, de planeamento e de organização;
  • Disponibilidade para viajar.

 

 

Área de negócio
Financial Services Risk & Regulation

Função
Manager / Senior manager

Escritório
Lisboa

Referência
HCR18_1127


Candidata-te aqui!
 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Área de negócio
Advisory

Função
Business Consultant

Escritório
Lisboa

Referência
PL06/0596


Candidata-te aqui!

 

 

Contacte-nos

Recrutamento e seleção
Recursos humanos
Tel: +351 213 599 000
Email

Siga-nos