ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis)

Objetivos  

À medida que a sustentabilidade ganha destaque e se afirma como boa prática de gestão, é cada vez mais incluída na Estratégia das empresas. Assim, a definição da Estratégia de Sustentabilidade tem por base a análise e alinhamento com as principais tendências.

Uma das principais tendências, impulsionada pelas Nações Unidas, relaciona-se com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas globais, que entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016, com os quais 193 países, incluindo Portugal, se comprometeram voluntariamente.

Os países, através dos seus governos, comprometeram-se a  medir e monitorizar o desempenho nos 17 objetivos, 169 metas e 255 indicadores e contam com os contributos das empresas para o cumprimento destas metas.

 

Programa 

1. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • O que são os ODS? - Compreensão dos ODS, metas e indicadores associados.
  • Porque (os ODS) são importantes?
  • Como estão as empresas e os governos a medir o seu desempenho face às metas? – Partilha de boas práticas
  • Como estão as empresas e os governos a comunicar o seu desempenho face às metas? – Partilha de boas práticas
  • O que é PwC – SDG Selector? – Apresentação da ferramenta
2. OS ODS na estratégia corporativa
  • Quais os passos a adotar pelas empresas para assegurarem o seu alinhamento com os ODS?
  • Compreender as prioridades dos governos nos locais onde a empresa opera.
  • Identificar os ODS e as metas prioritárias face à natureza das atividades desenvolvidas e aos locais de operação, considerando toda a cadeia de valor.
  • Definir uma metodologia para monitorização de indicadores, que contribuam para o atingimento das metas prioritárias.
  • Definição da Estratégia em alinhamento com os ODS e as metas prioritárias, identificando as iniciativas a desenvolver e os objetivos a atingir.
3. Os ODS na comunicação corporativa
  • Quais os passos a adotar pelas empresas para comunicarem o seu alinhamento com os ODS?
  • Reportar a Estratégia definida e os resultados alcançados, demonstrando a contribuição para o cumprimento dos ODS.
  • Selecionar os meios de comunicação mais eficazes para comunicação da Estratégia definida e dos resultado alcançados.

Destinatários

Responsáveis e colaboradores das áreas de Sustentabilidade e/ou Responsabilidade Social, Comunicação e Estratégia.

Data

  • Lisboa | 15 de abril de 2020

Duração

  • 8 horas | Horário: 9h00-18h00

Preço

  • 450,00 € (Acresce valor do IVA)
  • (Inclui coffee-breaks, almoço de networking e entrega de certificado PwC.)

Política de descontos

Inscrição

Ficha de inscrição

Siga-nos

Subscreva a nossa newsletter

Autorizo a network PwC a enviar-me informações sobre:

Ao submeter este formulário assume ter lido a nossa declaração de privacidade, dando o seu consentimento para que façamos o processamento de dados de acordo com a referida declaração (incluindo transferências internacionais). Se, a qualquer momento, mudar de ideias quanto à receção de informação sobre a PwC, poderá enviar-nos um email, usando para o efeito os nossos contactos.

 
 

Contacte-nos

Hugo Miguel Dias

PwC´s Academy Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 436

Catarina João Morgado

Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 175

Hide