À medida que a sustentabilidade ganha destaque e se afirma como boa prática de gestão, é cada vez mais incluída na Estratégia das empresas. Assim, a definição da Estratégia de Sustentabilidade tem por base a análise e alinhamento com as principais tendências.
Uma das principais tendências, impulsionada pelas Nações Unidas, relaciona-se com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas globais, que entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016, com os quais 193 países, incluindo Portugal, se comprometeram voluntariamente.
Os países, através dos seus governos, comprometeram-se a medir e monitorizar o desempenho nos 17 objetivos, 169 metas e 255 indicadores e contam com os contributos das empresas para o cumprimento destas metas.
1. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
|
2. OS ODS na estratégia corporativa |
|
3. Os ODS na comunicação corporativa |
|
Responsáveis e colaboradores das áreas de Sustentabilidade e/ou Responsabilidade Social, Comunicação e Estratégia.