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Gamification

O poder da gamification na gestão da produtividade e no desenvolvimento das pessoas

A necessidade…

É sabido que as pessoas são movidas por desafios e isso é um facto! Estamos constantemente à procura de algo que nos motive e preencha, para nos sentirmos mais bem sucedidos e realizados, tanto pessoal como profissionalmente.

A gamification surge neste contexto e tem ganho cada vez mais espaço em diversos ambientes. Ao nível empresarial, por exemplo, os mecanismos dos jogos são utilizados para comprometer os colaboradores a realizarem as suas tarefas da melhor forma possível, bem como junto dos clientes, para se manterem fiéis à empresa.

A relação entre necessidades e expetativas e entre trabalhadores e empresa alterou-se significativamente ao longo das últimas décadas, e hoje já não se traduz numa mera troca entre trabalho e salário. Atualmente os profissionais, independentemente da sua geração, estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à forma como pretendem desenvolver a sua atividade profissional, procurando experiências de aprendizagem significativas e de valorização pessoal.

Esta realidade tem-se mostrado um desafio tanto para os Recursos Humanos como para os gestores, os quais precisam de encontrar estratégias para manter os seus colaboradores constantemente motivados, num ambiente organizacional cada vez mais multicultural, estimulante e desafiante.

A resposta…

Os modelos e mecanismos de aprendizagem da geração pós millennials evoluíram significativamente para modelos de aprendizagem cada vez mais ativos e experienciais.

Nesse sentido, o conceito da gamification, termo utilizado para descrever o uso do mecanismo dos jogos para comprometer pessoas, surge para resolver problemas e melhorar a aprendizagem, motivando ações concretas em ambientes fora do contexto dos jogos, como nas empresas, por exemplo.

Utilizar o mecanismo dos jogos no contexto organizacional, possibilita um conjunto de vantagens, tais como:

  • Estimular a competição saudável e promover a cooperação e trabalho de equipa
  • Alinhar os colaboradores com os objetivos e metas da organização
  • Recompensar os colaboradores de forma clara a imediata
  • Acompanhar de perto o desempenho e despertar o sentimento de conquista e participação
  • Fornecer um sistema de feedback constante, diretamente associado às ações e decisões tomadas ao longo do percurso para atingir o objetivo
  • Criar impacto no processo de aprendizagem, proporcionando experiências agradáveis, divertidas e gratificantes
  • Estimular comportamentos desejáveis, ou mesmo mudar atitudes para atingir metas específicas de um modo intuitivo, dinâmico e envolvente

A gamification ajuda a estimular a competitividade de forma saudável, a produtividade e o conhecimento. Além disso, é uma forma de definir, de forma clara, metas e objetivos. Torna também mensuráveis os meios e recursos disponíveis para o que utilizador possa concretizar todos os passos necessários até alcançar o seu objetivo.

Esta metodologia pode ser utilizada nas mais diversas áreas em contexto organizacional, tais como:

  • Processos de mudança organizacional
  • Programas de formação e desenvolvimento de competências nas áreas técnicas e comportamentais
  • Planos de fidelização de clientes e colaboradores
  • Gestão da produtividade
  • Comunicação interna
Por fim…

Ainda que a palavra “jogo” esteja na raiz deste conceito, a gamification não passa apenas por criar ou estimular a participação em jogos, mas sim implementar as táticas e mecânicas que são utilizadas em jogos para influenciar o comportamento das pessoas numa série de atividades diferentes, presentes no seu dia a dia.

Torna-se hoje em dia absolutamente premente que os modelos de aprendizagem se encontrem em constante adaptação, aproveitando os recursos tecnológicos para cativar a atenção e comprometer o formando para o processo de aprendizagem.

João Menescal Dantas, Senior Executive da PwC's Academy

A gamification é já uma realidade em muitas empresas e as técnicas utilizadas têm o poder de potenciar comprometimento, em diferentes aspetos do negócio, de uma forma desafiante e envolvente.

    

 

A utilização de gamification visa manter o foco e a aprendizagem dos colaboradores alinhando-os com o foco da organização. Recorrer à utilização dos jogos, permite trabalhar a motivação intrínseca e extrínseca, fundamentais a um processo de aprendizagem significativa.

    

 

Interagir, competir, explorar, ganhar e obter feedback instantâneo, são algumas das caraterísticas que atraem tantas pessoas para o ambiente dos jogos. Integrar alguns destes elementos numa plataforma de vendas ou num programa de aprendizagem, torna-se hoje em dia um elemento crítico para o sucesso de pessoas e suas equipas.

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