Seguros

O acesso a novos dados está mudando a forma como a indústria de seguros avalia clientes e precifica suas apólices. Além disso, políticas de entendimento do cliente (Know Your Customer – KYC) e combate à lavagem de dinheiro (Anti-Money Laundering – AML) estão proporcionando às seguradoras um conhecimento detalhado de seus usuários.

Com o aumento no volume das estatísticas sobre o comportamento do consumidor, e as técnicas cada vez mais sofisticadas de analisá-las, as seguradoras podem depender cada vez menos de fatores de classificação brutos, como idade e condição civil, para definir seus prêmios. Com a análise de dados, elas conseguem fazer avaliações mais precisas do risco de cada segurado.

Usamos data analytics para ajudar empresas de seguros a:

  • Precificar os produtos com base no comportamento do segurado.
  • Detectar fraudes.
  • Conhecer os clientes e avaliar a experiência deles.
  • Melhorar a avaliação de riscos no processo de subscrição.
  • Averiguar quais são os principais fatores de risco e os indicadores de conformidade dos segurados.
  • Gerenciar os dados associados ao modelo de capital (Solvência II).

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Patrique Fernandes

Partner, PwC Portugal

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