Mergulhar no ‘Azul’: O valor de uma visão integrada
O LEME foi desenhado para ajudar governos, indústrias, decisores políticos e comunidades costeiras a caminhar no sentido de uma abordagem integrada, recolhendo informação e produzindo análises de tendências, como forma de suporte a planos de longo prazo. É crucial entender o mix de indústrias numa região, bem como os aspetos críticos presentes em cada indústria, antes de qualquer tomada de decisão.
Os países com maiores zonas económicas exclusivas têm um maior potencial de aproveitamento do extraordinário valor dos oceanos. Apresenta-se abaixo o ranking dos 25 países com maior zona económica exclusiva.
Fonte: Marineregions.org
EUA | 12,2 | Brasil | 3,7 | Ilhas Marshall | 2,0 |
França | 10,1 | Chile | 3,7 | Filipinas | 1,8 |
Austrália | 9,1 | Kiribati | 3,5 | Portugal | 1,7 |
Rússia | 7,6 | México | 3,3 | Ilhas Salomão |
1,6 |
Reino Unido | 6,8 | F. E. Micronésia | 3,0 | África do Sul | 1,5 |
Indonésia | 6,0 | Dinamarca | 2,6 | Seychelles | 1,3 |
Canadá | 5,7 | Noruega | 2,4 | República da Maurícia | 1,3 |
Nova Zelândia | 4,1 | Papua Nova Guiné | 2,4 | ||
Japão | 4,0 | Índia | 2,3 |
Ao nível mundial, a taxa de crescimento do volume de importações e exportações de mercadorias cresceu significativamente entre 2016 e 2017.
A taxa de crescimento das exportações de mercadorias era de 1,8% e, em 2017, passou para 4,7%. A taxa de crescimento das importações de mercadorias foi igual à taxa de crescimento das exportações, em 2016 era de 1,8% e passou para 4,7%. Este crescimento da taxa de crescimento das exportações e das importações entre 2016 e 2017 deve-se essencialmente ao crescimento verificado nas economias em desenvolvimento.
Exportações |
Países/Regiões |
Importações |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2015 |
2016 |
2017 |
2015 |
2016 |
2017 |
||
2,5% |
1,8% |
4,7% |
Mundo |
2,5% |
1,8% |
4,7% |
|
2,3% |
1,1% |
3,5% |
Economias desenvolvidas |
4,3% |
2,0% |
3,1% |
|
2,4% |
2,3% |
5,7% |
Economias em desenvolvimento |
0,6% |
1,9% |
7,2% |
|
0,8% |
0,6% |
4,2% |
América do Norte |
5,4% |
0,1% |
4,0% |
|
1,8% |
1,9% |
2,9% |
América Latina e Caraíbas |
-6,4% |
-6,8% |
4,0% |
|
2,9% |
1,1% |
3,5% |
Europa |
3,7% |
3,1% |
2,5% |
|
1,5% |
2,3% |
6,7% |
Ásia |
4,0% |
3,5% |
9,6% |
|
5,5% |
2,6% |
2,3% |
África, Ásia Ocidental e Economias em transição |
-5,6% |
0,2% |
0,9% |
Fonte: UNCTAD - Review of Maritime Transport 2018
Nota: Informação sobre volumes comercializados são derivados de valores deflacionados pelos índices da UNCTAD.
Nota: Os dados referem-se ao total da frota com capacidade de transporte de contentores, incluindo multiusos e outros navios com algum grau de capacidade de transporte de contentores. O crescimento da procura é baseado em milhões de TEU. Os dados para 2017 são valores previstos.
Os pedidos em carteira nos estaleiros navais registaram um crescimento entre 2003 e 2008 sendo que a partir desse período, até 2012, decresceram. Entre 2013 e 2015, esta tendência inverteu-se, no entanto, a partir de 2016 voltou a decrescer, tendo aumentado ligeiramente em 2018.
No final de 2018, cerca de 46% das encomendas de navios referem-se a navios de transporte de granéis sólidos, imediatamente seguidos pelas encomendas de tanques para transporte de crude (petroleiro) cerca de 23%.
Em 2018, a Arábia Saudita (10%), Qatar (8,8%) e Noruega (8,2%) foram os três principais produtores de petróleo e gás offshore.
Top 10 de países produtores de Petróleo e Gás Offshore (milhões de bbl)
Pais | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
---|---|---|---|---|
Arábia Saudita | 1.511,07 | 1.643,54 | 1.532,95 | 1.630,71 |
Qatar | 1.420,07 | 1.406,34 | 1.416,17 | 1.409,62 |
Noruega | 1.322,54 | 1.334,52 | 1.370,09 | 1.318,59 |
Irão | 881,04 | 989,77 | 1126,36 | 1.270,89 |
Brasil | 927,68 | 959,17 | 1026,86 | 1.007,97 |
EUA | 817,47 | 831,08 | 839,43 | 845,90 |
EAU | 643,17 | 671,7 | 656,72 | 705,79 |
México | 784,37 | 746,12 | 693,68 | 651,94 |
Austrália | 410,9 | 438,28 | 527,18 | 625,83 |
Reino Unido | 561,98 | 574,54 | 568,4 | 600,82 |
A capacidade de energia eólica offshore no mundo é liderada por três países (Reino Unido, Alemanha e China), os quais representam 81,81% da capacidade total instalada acumulada no mundo. Em quarto lugar, a Dinamarca representa 5,74% dessa mesma capacidade.
Em 2019, o país com maior número de equipamentos navais de grande porte (porta aviões, fragatas, destroyers, corvetas e submarinos) é a China com 204, imediatamente seguida pelos EUA com 197. A Rússia ocupa o terceiro lugar com 165 equipamentos navais de grande porte.
Em 2018, a Nigéria foi o país que registou maior número de ataques de piratas (24%).
|
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Indonésia |
46 |
81 |
106 |
100 |
108 |
49 |
43 |
36 |
Malásia |
16 |
12 |
9 |
24 |
13 |
7 |
7 |
11 |
Estreito de Singapura |
11 |
6 |
9 |
8 |
9 |
2 |
4 |
3 |
Filipinas |
5 |
3 |
3 |
6 |
11 |
10 |
22 |
10 |
Outros Ásia |
2 |
2 |
1 |
3 |
6 |
- |
- |
- |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mar do Sul da China |
13 |
2 |
4 |
1 |
- |
- |
- |
- |
Vietname |
8 |
4 |
9 |
7 |
27 |
9 |
2 |
4 |
Outros Extremo Oriente |
2 |
1 |
0 |
0 |
4 |
7 |
2 |
3 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Bangladesh |
10 |
11 |
12 |
21 |
11 |
3 |
11 |
12 |
Índia |
6 |
8 |
14 |
13 |
13 |
14 |
4 |
6 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Brasil |
3 |
1 |
1 |
1 |
- |
- |
- |
4 |
Colômbia |
4 |
5 |
7 |
2 |
5 |
4 |
6 |
1 |
Equador |
6 |
4 |
3 |
0 |
- |
- |
2 |
4 |
Guiana |
1 |
0 |
2 |
1 |
- |
2 |
1 |
2 |
Haiti |
2 |
2 |
0 |
0 |
2 |
4 |
1 |
3 |
Peru |
2 |
3 |
4 |
0 |
- |
11 |
2 |
4 |
Venezuela |
4 |
0 |
0 |
1 |
1 |
5 |
12 |
11 |
Outros América do Sul |
3 |
2 |
1 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Benim |
20 |
2 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
5 |
Egito |
3 |
7 |
7 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
Guiné |
5 |
3 |
1 |
0 |
3 |
3 |
2 |
3 |
Golfo de Áden a |
37 |
13 |
6 |
4 |
0 |
1 |
3 |
1 |
Costa do Marfim |
1 |
5 |
4 |
3 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Nigéria |
10 |
27 |
31 |
18 |
14 |
36 |
33 |
48 |
Mar Vermelho a |
39 |
13 |
2 |
4 |
0 |
0 |
1 |
0 |
Somália a |
160 |
49 |
7 |
3 |
0 |
1 |
5 |
2 |
Togo |
6 |
15 |
7 |
2 |
0 |
1 |
0 |
1 |
Congo |
3 |
4 |
3 |
7 |
5 |
6 |
1 |
6 |
Outros África |
11 |
12 |
11 |
16 |
12 |
13 |
15 |
20 |
Nota: Todos os ataques assinalados com "a" são atribuídos a piratas da Somália.
Entre 2004 e 2016, num cenário de crescimento da população mundial, verificou-se um aumento do consumo de pescado e de restantes produtos alimentares do mar per capita. Em 2004, o consumo per capita era de 16,2 kg, tendo passado para um consumo per capita de 20,4 kg em 2016. Este aumento do consumo per capita foi conseguido pelo aumento da produção em Aquacultura. A produção em Aquacultura interior e marinha, em 2004, atingiu, respetivamente, cerca de 27,8 e 18,1 milhões de toneladas, enquanto que, em 2016, atingiu uma produção de 51,4 e 28,7 milhões de toneladas. As capturas de pescado no mar embora continuem a representar o maior contributo no fornecimento de peixe, não têm crescido nos últimos anos, apresentando uma redução entre 2015 e 2016.
Produção total de animais aquáticos | Quota | ||||
---|---|---|---|---|---|
Produtor | 2010 | 2012 | 2014 | 2016 | 2016 |
China | 36.734 | 41.108 | 45.469 | 49.244 | 62% |
Índia | 3.786 | 4.210 | 4.881 | 5.700 | 7% |
Indonésia | 2.305 | 3.068 | 4.254 | 4.950 | 6% |
Vietname | 2.683 | 3.085 | 3.397 | 3.625 | 5% |
Bangladesh | 1.309 | 1.726 | 1.957 | 2.204 | 3% |
Noruega | 1.020 | 1.321 | 1.333 | 1.326 | 2% |
Egito | 920 | 1.018 | 1.137 | 1.371 | 2% |
Chile | 701 | 1.071 | 1.215 | 1.035 | 1% |
Top 8 subtotal | 49.458 | 56.607 | 63.643 | 69.455 | 87% |
Resto do Mundo | 9.504 | 9.859 | 10.141 | 10.576 | 13% |
Mundo | 58.962 | 66.466 | 73.784 | 80.031 | 100% |
O volume de negócios associado à atividade de cruzeiros aumentou consistentemente entre 2009 e 2015. Após uma correção em baixa em 2016, voltou a crescer em 2017.
A Indonésia é o país com maior número de pontos intermédios de cabos submarinos do mundo (12%), logo seguido pelos Estados Unidos da América (11%).
Principais países com ligações de cabos submarinos (por número de pontos intermédios)
País | Número |
---|---|
Indonésia | 125 |
EUA | 117 |
Reino Unido | 88 |
Noruega | 34 |
Dinamarca | 30 |
Filipinas | 30 |
Japão | 22 |
Espanha | 22 |
Bahamas | 19 |
Suécia | 19 |
Brasil | 17 |
Polinésia Francesa | 17 |
Austrália | 16 |
China | 16 |
Papua Nova Guiné | 16 |
Portugal | 15 |
Fonte: Submarine Cable Map
As Américas constituem a região com maior quota global no que respeita à biotecnologia azul, com mais de 40% do mercado.