Agentes da mudança
Conquistar a confiança para atuar

PwC Global Next Gen Survey 2019

As novas gerações das empresas familiares identificam-se enquanto agentes de mudança para a transformação digital, mas procuram ainda ter mais apoio e confiança por parte da atual geração.

Nesta edição do Global NextGen Survey da PwC, grande parte dos elementos das novas gerações já se encontra envolvido no negócio familiar. Ainda que quase metade (48%) admita já executar operações internas significativas, apenas 26% ocupam atualmente cargos de chefia.

Nos próximos cinco anos, 55% da nova geração das empresas familiares portuguesas ambiciona ocupar o cargo de diretor executivo/CEO (41% no global) e 18% pretende deter uma maioria acionista (29% no global).

Quando questionadas relativamente ao seu nível de competências, a confiança das novas gerações é elevada. A resolução de problemas e pensamento estratégico apresentam a média mais elevada em Portugal, sendo que 67% considera estas competências relevantes para o desempenho das suas funções futuras.



A visão das novas gerações das empresas familiares em Portugal

55%

da nova geração ambiciona ocupar o cargo de diretor executivo nos próximos cinco anos

56%

considera que o nível de confiança constitui uma restrição que condiciona o impacto atual das novas gerações no negócio

95%

identifica a existência de uma estratégia de negócios adequada à era digital como sendo a principal prioridade para a sua empresa

24%

das novas gerações considera que a utilização ineficaz de tecnologia, no contexto do negócio, é a principal desvantagem das suas empresas face à concorrência

Next Gen Survey 2019

Saiba como as novas gerações se tornam agentes de mudança na transformação dos negócios familiares

Explore as principais conclusões do Global NextGen Survey 2019

Duração: 00:02:29

   

Como se caracterizam as novas gerações?

Com base nas principais conclusões do nosso estudo NextGen, de 2017, identificámos quatro principais abordagens que os membros da próxima geração de empresas de cariz familiar está a adotar para construir os seus próprios caminhos para o sucesso.

Faz o nosso pequeno teste e diz-nos qual o caminho que queres explorar, conhece as nossas recomendações e ainda alguns casos de estudo para cada perfil. 

“A combinação de trabalhar em vários cargos, enquanto acompanho a liderança e o conselho executivo da empresa, sendo orientado ao mesmo tempo por um membro experiente é, na minha opinião, a fórmula para a excelência.”

Membro da próxima geraçãoPortugal

Contacte-nos

Rosa Areias

Tax Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 101

João Rui Baptista

Knowledge & Research, Manager, PwC Portugal

Siga-nos