03/01/22
A Lei n.º 4/X/2021, de 31 de dezembro, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022, aprovou o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Destacam-se a manutenção, em 2022, de diversos incentivos fiscais em sede de IRPC, IVA e outros impostos indiretos, assim como a introdução do regime especial do IVA no comércio eletrónico.
I - Programa Start-up Jovem
São mantidos em 2022 os incentivos fiscais aplicáveis às empresas enquadradas no Programa Start-up Jovem, nomeadamente:
As empresas elegíveis beneficiam também dos incentivos previstos nos artigos 13.º (isenção de Imposto Único sobre o Património – IUP), 15.º (isenção de direitos aduaneiros) e 34.º (criação de emprego), todos do Código do Benefícios Fiscais, bem como dos incentivos previstos no OE2022 e aplicáveis às entidades empregadoras que contratem jovens. As empresas elegíveis estão sujeitas ao pagamento da tributação autónoma nos termos do Código do IRPC.
II – Dedução à coleta de IRPC por financiamento de empresas
São mantidos em 2022 os incentivos concedidos a sociedades residentes, ou de sociedades não residentes com estabelecimento estável em Cabo Verde, que realizem entradas de capital em dinheiro a favor de:
As empresas financiadoras podem deduzir parte das referidas entradas até o limite de 2% da coleta apurada no ano anterior, verificados que estejam os requisitos previstos na lei do OE2022. Este benefício não é cumulativo com o benefício à remuneração convencional do capital social, previsto no artigo 22.º do Código dos Benefícios Fiscais.
III – Dedução à coleta por contratação de estagiários e de desempregados
São mantidos em 2022 os incentivos à contratação de estagiários e de desempregados, traduzidos numa dedução à coleta de 20.000 CVE em benefício de sujeitos passivos de IRPC e de pessoas singulares com contabilidade organizada, nos termos seguintes:
IV – Majoração em IRPC de gastos com aquisição de equipamentos e software de contabilidade e faturação
Mantém-se em 2022 a majoração, em IRPC, de 30% dos gastos realizados com:
V – Majoração em IRPC de gastos com aquisição de água e eletricidade
Os sujeitos passivos de IRPC enquadrados no regime de contabilidade organizada podem majorar em 30% os gastos com a aquisição de água e eletricidade.
VI – Isenção de contribuições sociais na contratação de jovens para primeiro emprego
Mantém-se em 2022 a isenção de contribuições sociais a cargo da entidade empregadora que contrate jovens para primeiro emprego. Este benefício é aplicável a pessoas coletivas, bem como a pessoas singulares enquadradas no regime de contabilidade organizada, que contratem jovens com idade não superior a 37 anos para o primeiro emprego, devendo estar preenchidos os demais requisitos previstos na Lei do OE2022.
VII – Isenções e reduções de IVA, Impostos sobre Consumos Especiais (ICE) e direitos de importação na importação de veículos
São mantidos, em 2022, os seguintes incentivos:
I – Taxa reduzida de IVA no consumo de eletricidade e água
A taxa de IVA no fornecimento de eletricidade e de água aos consumidores finais passa a ser de 8% (anteriormente, 15%). Esta taxa aplica-se aos factos ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2022, sem prejuízo das regras de exigibilidade do IVA previstas no artigo 8º do Código do IVA.
II – Alterações ao Código do IVA
Entre outras, foram introduzidas as seguintes alterações:
- Emissão de faturas
(i) Elementos a constar das faturas
Além dos elementos já previstos no n.º 5 do artigo 32.º do Código do IVA, em matéria de emissão de faturas, estas passam a incluir os seguintes elementos:
(ii) Emissão de faturas por via eletrónica
As faturas e documentos retificativos passam a ser obrigatoriamente emitidos por via eletrónica, quando determinado por diploma próprio.
(iii) Rendimentos prediais
As faturas, fatura-recibo ou recibo relativos a rendimentos prediais, tal como definidos no Código do IRPS, devem ser emitidos numa série especial de faturação, devendo incluir diversos elementos obrigatórios, entre outros, a identificação do imóvel, bem como o tipo, a finalidade, o valor e a periodicidade da renda.
- Emissão de talões de venda ou de serviço prestado em caso de dispensa da obrigação de faturação
Além dos elementos já previstos no n.º 3 do artigo 36.º do Código do IVA, os talões de venda ou de serviço prestado a emitir em caso de dispensa da obrigação de faturação passam a incluir os seguintes elementos:
Os talões de venda ou de serviço prestado passam a ser obrigatoriamente emitidos por via eletrónica, quando determinado por diploma próprio.
- Arquivo de documentos emitidos por via eletrónica
Os documentos de suporte à contabilidade emitidos por via eletrónica devem ser conservados e arquivados nos termos do Regime Jurídico das faturas eletrónicas e os documentos fiscalmente relevantes eletrónicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2020, de 12 de novembro.
III – Regime Especial do IVA no comércio eletrónico
Foi aprovado o regime especial do IVA no comércio eletrónico, aplicável às operações de comércio eletrónico internacional, realizadas em território nacional pelos sujeitos passivos que integram a lista de grandes operadores do comércio eletrónico a elaborar pelo Ministério das Finanças.
O regime agora aprovado especifica o que se entende por operações de comércio eletrónico internacional, definindo regras de localização, facto gerador, obrigações de registo e declaração, taxa aplicável, pagamento do imposto, regime supletivo aplicável em caso de não se proceder a registo, bem como regras aplicáveis às instituições financeiras que processem pagamentos aos grandes operadores a que se aplique o regime supletivo.
IV – Taxa específica sobre o tabaco
É devida por cada maço de cigarro uma taxa específica de CVE 70.
V – Alterações à Pauta Aduaneira Comum
A Pauta Aduaneira Comum foi alterada nos seguintes termos:
© 2022 PwC. Esta comunicação é de natureza geral e meramente informativa, não se destinando a qualquer entidade ou situação particular, e não substitui aconselhamento profissional adequado ao caso concreto. A PricewaterhouseCoopers Tax Services TLS, Lda. não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo emergente de decisão tomada com base na informação aqui descrita.
Tax Lead Partner, Membro da Comissão Executiva, PwC Portugal
Tel: +351 225 433 101