Uma das características distintivas da PwC’s Academy consiste no facto dos nossos formadores serem consultores PwC, os quais desenvolvem projetos nos nossos clientes, no seu dia a dia, nas mais diversas áreas, desde auditoria, a fiscalidade, consultoria de gestão, transformação digital, entre outras. Esta variável faz com que os nossos cursos tenham um caráter eminentemente prático, dado que esta experiência obtida nos mais variados setores, é vertida nas nossas formações e sentida pelos formandos em sala.
Por esta razão lançamos a rubrica Let´s talk! para que possa conhecer melhor os nossos formadores.
1. Vamos falar sobre Digital Upskilling? Ana, és uma das formadoras da PwC’s Academy responsável por esta missão. Como vês este papel?
Dedico-me a esta missão com entusiasmo e dedicação. É gratificante quando sabemos que estamos a apoiar a digitalização de processos e que tornamos o dia-a-dia das pessoas mais simples, tornando as tarefas rotineiras menos constantes, criando espaço para o desenvolvimento de atividades mais estratégicas.
2. Como tens visto a evolução da tecnologia ao serviço das áreas de RH?
Apesar dos avanços recentes, no que diz respeito à utilização de tecnologia nas áreas de RH, continua a existir globalmente uma lacuna entre a capacidade das pessoas para usar a tecnologia e o que é exigido delas no seu trabalho. A necessidade de aumentar as competências digitais e esta mudança de paradigma - para preencher essa lacuna de habilidades – deverá constituir uma preocupação das organizações.
3. Entre os cursos de calendário e aqueles que são desenvolvidos à medida de um cliente específico, quais são os projetos que te dão mais gozo desenvolver?
Felizmente gosto bastante do meu trabalho e não tenho nenhum tipo de projeto que me dê mais gozo desenvolver. Todos eles são importantes e acredito que são impactantes. Por esse motivo, não consigo escolher nenhum em específico.
4. Qual o cunho pessoal que gostas de deixar como formadora?
Gosto de me colocar no lugar dos formandos e tentar adotar uma abordagem mais personalizada. Cada empresa é uma empresa, cada formando é um formando e cada formação deverá ser adaptada à realidade do nosso público-alvo. Gosto que os formandos terminem a formação com a perceção de que a aprendizagem fez sentido para a sua realidade.
5. O que significa para ti ser formadora da PwC’s Academy?
É, para mim, a oportunidade de contribuir para o crescimento das organizações que são nossas clientes. Considero que, apesar de ter o papel de formadora, também aprendo bastante em todas as ações que realizo.
6. Conta-nos uma curiosidade sobre ti que nos permita conhecer-te um pouco melhor.
Apesar de estar na área de Pessoas, tenho uma paixão por números e por dados. Gosto de conciliar estes temas.
7. E como és quando estás no papel de formanda?
Gosto de formações dinâmicas e com um caráter mais objetivo. Habituei-me às formações online que, para mim, é um modelo que funciona muito bem quer como formanda, quer como formadora.
Entrevista a cargo de Catarina João Morgado, Head of PwC’s Academy em Portugal, Angola e Cabo Verde
"É gratificante quando sabemos que estamos a apoiar a digitalização de processos e que tornamos o dia-a-dia das pessoas mais simples."