Vamos falar sobre Digital Upskilling na função de RH?

Ana Sofia Roque Workforce Manager, PwC Portugal 31/05/22

Let's talk!
Entrevista #5

Uma das características distintivas da PwC’s Academy consiste no facto dos nossos formadores serem consultores PwC, os quais desenvolvem projetos nos nossos clientes, no seu dia a dia, nas mais diversas áreas, desde auditoria, a fiscalidade, consultoria de gestão, transformação digital, entre outras. Esta variável faz com que os nossos cursos tenham um caráter eminentemente prático, dado que esta experiência obtida nos mais variados setores, é vertida nas nossas formações e sentida pelos formandos em sala.

Por esta razão lançamos a rubrica Let´s talk! para que possa conhecer melhor os nossos formadores.

Vamos falar sobre Digital Upskilling na função de RH?
Conheça a responsável por esta área da PwC’s Academy.
Este mês conversamos com a Ana Sofia Roque. Na PwC desde 2014, e, atualmente, manager de People & Organisation.  Do seu portefólio constam cursos como o de Indicadores e Métricas aplicadas ao RH, Avaliação e Qualificação de Funções, Definição e Avaliação de Objetivos, Avaliação de Desempenho, Performance Management no Sistema SAP SuccessFactors, Feedback e Digital Upskilling.

 

→ Entrevista a  Ana Sofia Roque

1. Vamos falar sobre Digital Upskilling? Ana, és uma das formadoras da PwC’s Academy responsável por esta missão. Como vês este papel?

Dedico-me a esta missão com entusiasmo e dedicação. É gratificante quando sabemos que estamos a apoiar a digitalização de processos e que tornamos o dia-a-dia das pessoas mais simples, tornando as tarefas rotineiras menos constantes, criando espaço para o desenvolvimento de atividades mais estratégicas.

2. Como tens visto a evolução da tecnologia ao serviço das áreas de RH?

Apesar dos avanços recentes, no que diz respeito à utilização de tecnologia nas áreas de RH, continua a existir globalmente uma lacuna entre a capacidade das pessoas para usar a tecnologia e o que é exigido delas no seu trabalho. A necessidade de aumentar as competências digitais e esta mudança de paradigma - para preencher essa lacuna de habilidades – deverá constituir uma preocupação das organizações. 

3. Entre os cursos de calendário e aqueles que são desenvolvidos à medida de um cliente específico, quais são os projetos que te dão mais gozo desenvolver?

Felizmente gosto bastante do meu trabalho e não tenho nenhum tipo de projeto que me dê mais gozo desenvolver. Todos eles são importantes e acredito que são impactantes. Por esse motivo, não consigo escolher nenhum em específico.

4. Qual o cunho pessoal que gostas de deixar como formadora?

Gosto de me colocar no lugar dos formandos e tentar adotar uma abordagem mais personalizada. Cada empresa é uma empresa, cada formando é um formando e cada formação deverá ser adaptada à realidade do nosso público-alvo. Gosto que os formandos terminem a formação com a perceção de que a aprendizagem fez sentido para a sua realidade.

5. O que significa para ti ser formadora da PwC’s Academy?

É, para mim, a oportunidade de contribuir para o crescimento das organizações que são nossas clientes. Considero que, apesar de ter o papel de formadora, também aprendo bastante em todas as ações que realizo.

6. Conta-nos uma curiosidade sobre ti que nos permita conhecer-te um pouco melhor.

Apesar de estar na área de Pessoas, tenho uma paixão por números e por dados. Gosto de conciliar estes temas. 

7.  E como és quando estás no papel de formanda?

Gosto de formações dinâmicas e com um caráter mais objetivo. Habituei-me às formações online que, para mim, é um modelo que funciona muito bem quer como formanda, quer como formadora.

 

Entrevista a cargo de Catarina João Morgado, Head of PwC’s Academy em Portugal, Angola e Cabo Verde

 

"É gratificante quando sabemos que estamos a apoiar a digitalização de processos e que tornamos o dia-a-dia das pessoas mais simples."

Ana Sofia Roque,People & Organisation Manager da PwC Portugal

Contacte-nos

Catarina João Morgado

Catarina João Morgado

Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Ana Sofia Roque

Ana Sofia Roque

Workforce Manager, PwC Portugal

Tel: +351 926 705 199

Fechar