A Modernização de Soluções através da adoção Cloud

03/02/22

Atualmente, a nível Mundial, existe uma tendência na modernização dos ecossistemas tecnológicos das organizações através da adoção cloud, no entanto a maioria das organizações ainda vêem esta mudança como um tabu, tendo em conta o desconhecimento e a falta de uma estratégia bem delineada nesta transformação cloud. Acrescentando a este desconhecimento, vem a resistência à mudança e o receio do risco inerente a esta, bem como o desconhecimento sobre o investimento monetário necessário.

Efetivamente, se a transformação Cloud for acompanhada por profissionais entendidos no assunto, irá trazer muitas vantagens, como por exemplo, a redução de custos e manutenção de infraestrutura, a agilidade  e flexibilidade que a cloud nos proporciona e a utilização dos serviços pré estabelecidos e que permitirão ter características out-of-the-box, que acompanhadas pelo seu poder computacional, serão uma mais valia nos ecossistemas tecnológicos das organizações.

As organizações podem optar por uma estratégia 100% Cloud ou por um modelos híbridos (on-premise + cloud). Essa estratégia de modernização em cloud é fundamental para definir um roadmap assertivo, nesta tão importante mudança de paradigma, tendo em conta que as arquiteturas e os serviços envolvidos serão projetados de acordo com este mindset. Por vezes, em situações mais complexas e críticas, poderá ser feito um assessment detalhado, que terá como output um relatório que será fundamental para a definição clara da estratégia de modernização cloud para o novo ecossistema.

Atualmente existem especificamente alguns problemas, que continuam a assombrar as organizações, quando estas pensam na modernização do seu ecossistema, através da adoção cloud, nomeadamente ( não exaustivo):

  • Elevado volume de dados, as suas diferentes fontes de informação, quer em tipo ou em forma de consumo e principalmente a normalização e centralização de dados, que irá eliminar duplicação de informação e permitir que sejam aplicados algoritmos de IA para que haja previsão e assim antecipação de focos em negócios.

  • Ecossistemas tecnologicamente complexos, com muitas integrações ponto-a-ponto, que acabam por replicar muitos dos serviços, que poderiam estar centralizados e provocam o aumento dos pontos de falha, bem como o caos na manutenção e evolução das soluções.

  • A existência de uma grande resistência à mudança e a adaptação aos mecanismos cloud, para tirar o máximo proveito computacional e dos serviços pré-desenvolvidos como por exemplo os associados aos processos de ETL, IOT, IA, API Management, entre outros.

  • A estratégia correta de modernização e com os business cases que poderão desde logo assegurar a visão dos benefícios a curto e médio prazo na adoção cloud, relativamente às equipas de IT e de negócio.

  • O receio de colocar as suas bases de dados em cloud, bem como a proteção cybersecurity relativamente a todas as aplicações na cloud.

Na PwC Portugal estamos focados na resolução de problemas complexos para os nossos clientes e utilizamos a tecnologia como meio para atingir esse objetivo. A nossa prática de Solutions é fundamental na resolução destes problemas, tendo em conta que é uma área especializada em tecnologia. Particularmente a Prática de Microsoft, tendo em conta que apresenta especialização em Microsoft Azure que é uma das melhores plataformas cloud para a estratégia de modernização dos ecossistemas empresariais para tecnologia cloud. 

Com o Microsoft Azure é possível, de entre outros temas, resolver os principais problemas atualmente enfrentados pelas organizações, no processo de modernização das sua soluções, através de todas as suas capacidades, serviços e agilidade, como por exemplo:

  • Temas de soluções Middleware e ESB ( Enterprise Service Bus), que são peças fundamentais e centrais nos ecossistemas de soluções de organizações enterprise. Este problema poderá ser resolvido através da implementação de uma plataforma de integração nativa em cloud, na qual é possível fazer o gerenciamento de API's com recurso ao API Management (APIm), ter um serviço de mensagens com o Service Bus e a comunicação de eventos através do Event Grid. Esta abordagem  permitirá eliminar vários pontos de falha, centralização e reutilização de serviços, bem como a generalização. Estamos também perante uma plataforma extremamente escalável, ágil e robusta do ponto de vista de processamento.  

  • Necessidades de enorme processamento e normalização de dados, para consumo com vários objetivos distintos, sendo que o Microsoft Azure será fundamental para a criação da Plataforma de Dados necessária. Este tipo de plataformas poderá proporcionar a interoperabilidade de vários tipos de fontes de dados, estruturadas ou não estruturadas e processos de Data & Analytics, que poderão ser mais ou menos complexos. Não obstante destes processos de tratamento, centralização, consolidação e normalização de dados é possível também a inclusão de camadas de Inteligência artificial, que através dos serviços Azure out-of-the-box permitirão executar algoritmos e assim tirar o máximo partidos dos dados, bem como ajuda nas tomadas de decisão estratégicas das organizações ou dos seus clientes.

  • Principalmente, dentro do setor industrial, existe uma grande necessidade de cruzamento de informação entre as maquinarias, processos e soluções tecnológicas, para assegurar a coordenação e assertividade nos negócios. O Microsoft Azure entra nesta problemática como uma Plataforma centralizada de eventos IOT, em que através dos serviços de interoperabilidade de ligações IOT e a sua capacidade computacional na receção e processamento de eventos, permite de uma forma instantânea, despoletar os serviços necessários para dar resposta a cada necessidade e assim dar resposta à necessidade de negócio. Por exemplo para gestão de stocks em armazéns, gestão de ativos, linhas de montagem, supply chain, logísticas, entre outros.

Agregada a todas estas possibilidades e soluções, o Microsoft Azure permite-nos ainda ter diferentes arquiteturas para a resolução do mesmo problema, bem como a utilização de vários mecanismos que permitem otimizar os custos de infraestrutura em soluções específicas, como é por exemplo a utilização da tecnologia Serverless do Microsoft Azure.

A tecnologia Serverless do Azure, de forma simplista, baseia-se na utilização de serviços ( por exemplo Azure Functions ou Logic Apps), que baseiam-se em serviços virtualizados, que detém processamento próprio e o seu custo baseia-se na capacidade de processamento necessária e no tempo de execução do próprio algoritmo, ou seja quanto mais otimizado for o algoritmos executado nos serviços serverless menor será o custo da arquitetura implementada em Azure. Este tipo de serviço é benéfico no custo, como já referido, na escalabilidade e agilidade das soluções. É vantajoso também por permitir algoritmos em diferentes linguagens de programação, como por exemplo C#, Java Script, Java, Python, entre outros.

Em conclusão a modernização cloud, atualmente, é já uma realidade para algumas organizações, no entanto tenderá a ser algo essencial para manter os ecossistemas tecnológicos destas, alinhados com as melhores e mais recentes abordagens tecnológicas e com a agilidade necessária para acompanhar este aumento gradual da necessidade de mudança e evolução dos negócios empresariais.

Quem não o fizer acabará por ficar refém de ecossistemas tecnológicos muito rígidos, sem elasticidade e cada vez mais  resistentes à evolução tecnológica.

 

Contacte-nos

Marketing

Fale connosco, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Siga-nos