Portugal com Talento Disponível para Contratar

European Private Business Survey” da PwC

A PwC apresentou hoje os resultados do maior inquérito realizado na Europa sobre empresas de raiz familiar. O “European Private Business Survey” da PwC resultou de 2.447 entrevistas a responsáveis de empresas de raiz familiar, de 31 países europeus, incluindo todos os 28 membro da União Europeia. Em Portugal foram efetuadas 59 entrevistas.

De acordo com Miguel Marques, sócio da PwC Portugal que participou na organização europeia que elaborou o estudo:  “Em média, na Europa a burocracia e a dificuldade na contratação de talento são duas das maiores barreiras que impedem a aceleração do crescimento das empresas de raiz familiar, que são a coluna vertebral da economia nacional e europeia. No entanto, em Portugal, apesar da burocracia ser uma grande limitação ao crescimento, a contratação de talento é muito mais fácil do que no resto da Europa. 66% das empresas portuguesas inquiridas referem ser fácil encontrarem recursos com talento para trabalhar, na Europa a percentagem das empresas que referiu ser fácil encontrarem talento disponível foi de 39%.

75% das empresas inquiridas em Portugal, responderam que consideram que o estado atual do negócio onde se inserem é bom, sendo uma percentagem superior à média europeia que é de 64%. Aparentemente as empresas estão otimistas quanto à robustez da indústria. No entanto, quando se questionou se estimavam crescimento no negócio onde se inserem, a percentagem atinge os 59%, que é uma percentagem menor do que a média europeia que é de 69%.

Quando se perguntou sobre o clima económico em Portugal 46% considerou ter melhorado, 51% considerou não ter piorado nem ter melhorado e 3% considerou ter piorado. Nesta matéria existe uma grande proximidade à média europeia que foi de: 47% considerou que o clima económico na Europa melhorou, 41% não piorou nem melhorou, 12% piorou.

47% das empresas portuguesas inquiridas planeiam aumentar o investimento, a média europeia é de 41%.

39% das empresas portuguesas inquiridas planeiam contratar pessoas, a média europeia é de 48%. Apenas 3% das empresas Portuguesas inquiridas indicou ter necessidade de reduzir postos de trabalho

Financiamento externo continua a ser muito importante responderam 85% das empresas inquiridas em Portugal, a média europeia foi de 70%.”