PwC nomeia oito novos partners

Ana Luísa Costa, André Oliveira Ferreira, Diana Carvalhido Silva, Hernâni José Silva, Hugo Salgueirinho Maia, João Banza, João Fragateiro Cunha e Ricardo Pontes Lourenço são os novos partners da PwC Portugal, Angola e Cabo Verde. 


Ana Luísa Costa, Tax Partner, iniciou a sua carreira profissional na PwC em 2006, tendo uma vasta experiência em matérias relacionadas com tributação nacional e internacional, destacando-se reorganizações empresariais e assistência a clientes com litígios fiscais.

É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Pós-Graduada em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Administração e Gestão tendo também frequentado, entre outros, o curso executivo Itaca - Desarollo de Talento pelo IESE Business School e o curso executivo ADP pela Universidade Nova de Lisboa.

É docente convidada em algumas instituições do ensino superior, oradora em seminários e conferências e colabora regularmente com a imprensa escrevendo artigos para jornais e revistas sobre matérias relacionadas com Fiscalidade.


André Oliveira Ferreira é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa; e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro.

Detém uma vasta experiência em processos de identificação de oportunidades de obtenção de apoios públicos para entidades de natureza diversa, estudos de qualificação para angariação de fundos públicos, candidaturas a sistemas de incentivos financeiros e fiscais e gestão de projetos cofinanciados.

Ingressou na PwC em 2007, desenvolvendo a sua atividade, desde então, na área de Global Incentives Solutions do departamento de Advisory. Anteriormente, também no ramo da consultoria, trabalhou na análise de projetos de investimento com comparticipação pública e na elaboração de estudos de viabilidade económica e financeira.


Diana Carvalhido Silva pertence ao departamento de Transaction Services da PwC Portugal, Angola e Cabo Verde. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem uma especialização em Corporate Finance pelo CEMAF/ISCTE. A Diana entrou na PwC em 2004, para a área de Deals (Advisory) tendo acumulado ao longo dos anos uma vasta experiência em transações, nas diversas fases do Deal Continuum. 

A Diana tem assessorado clientes corporate e fundos de investimento em algumas das transações mais relevantes que têm acontecido ao longo dos anos em Portugal. A Diana está envolvida em diversos processos de due diligence, do lado do comprador e do lado do vendedor, incluindo due diligence financeiro, vendor due diligence, vendor assistance, apoio no SPA e análises de carve-out, tendo assessorado clientes em mais de 100 transações ao longo da sua carreira.


Hernâni Silva é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com uma pós-graduação em Fiscalidade pela European Business School ISAG e um Programa de Gestão da AESE. Iniciou a sua carreira profissional na PwC em 2004 e ao longo destes anos adquiriu um sólido conhecimento de Projetos de Investimento, Projetos de Capital, Project Finance e Infraestruturas.

Possui extensa experiência no apoio ao setor público ou privado em busca de inovação e/ou no financiamento dos projetos de infraestruturas, assegurando que são viáveis e bem estruturados, apresentando os parceiros adequados e um modelo que potencie a maximização do valor quer para o privado como para a comunidade. Colabora com as principais entidades presentes nas infraestruturas sociais, de transporte, de telecomunicações, Utilities e Oil & Gas.


Hugo Salgueirinho Maia integrou o departamento fiscal da PwC Portugal em 2008, onde é especialista em Impostos Indiretos em Portugal e Angola. Ao longo dos anos tem dedicado a sua prática profissional ao IVA, IEC e Direitos Aduaneiros, e tem como clientes empresas portuguesas e angolanas, entre outras. 

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em IVA na União Europeia pelo IDEFF-Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal. Autor de livros e artigos sobre fiscalidade indireta, é ainda formador e docente em várias instituições de ensino em Portugal e Angola.


João Banza, partner no departamento de Tax Reporting & Strategy (TRS), onde é responsável pelas indústrias de Financial Services (Banking, Insurance, Asset Management & Real Estate), de Hospitality & Leisure e de Government & Public Services em Portugal. Adicionalmente é responsável por esta unidade de negócio em Cabo Verde, bem como pelos serviços de Payroll nos três territórios (Portugal, Angola e Cabo Verde).

É licenciado em Economia e bacharel em Contabilidade e Administração, com uma especialização em Corporate Finance. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais nomeadamente em projetos na área financeira, contabilística, fiscal, controlo interno, planeamento e controlo de gestão, processamento de salários, gestão de tesouraria, fusões e aquisições, apoio à implementação de sistemas de informação, otimização e migração de processos financeiros, fiscais e administrativos.


João Cunha, pertence à área de mercado de capitais e consultoria contabilística da PwC. É licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Revisor Oficial de Contas.

Possui experiência em (i) análise contabilística de transações complexas, (ii) apoio em reorganizações societárias na vertente contabilística, (iii) análise e elaboração de modelos de imparidade e (iv) adoção de novas normas contabilísticas.

É regularmente formador em Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS).


Ricardo Lourenço, Tax Technology Partner, é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído o Programa ADP - Advanced Development Program da Nova SBE. Iniciou a sua carreira na PwC em 2008, tendo realizado diversos projetos de consultoria tecnológica, junto de empresas nacionais e multinacionais de diversos setores de atividade, financeiro e não financeiro.

Possui extensa experiência nas áreas relacionadas com arquitetura, desenvolvimento e implementação de software, automatização de processos e análise de dados, bem como no compliance dos processos, sistemas e reportes relacionados com diversas obrigações fiscais, como por exemplo, SAF-T, FATCA, certificação de software de faturação, faturação eletrónica e arquivo eletrónico.

Na área de Tax Technology, tem vindo a liderar em Portugal, Angola e Cabo Verde, projetos de transformação digital, implementando soluções tecnológicas com o objetivo de incrementar o nível de controlo, reduzir custos e de modernizar e aumentar a eficiência de processos fiscais e legais das empresas.

 

Contacte-nos

Marketing

Fale connosco, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Siga-nos