Arquitetura empresarial

Alinhados com a estratégia de negócios, podemos ajudar o cliente no desenvolvimento de uma arquitetura empresarial de TI (incluindo a aplicação, a informação e a infraestrutura), usando estruturas padrão, como a Open Group Architecture Framework (TOGAF), com uma ampla compreensão das subcompetências e experiência de gestão de uma autoridade de design.

Arquitetura de aplicações

A nossa arquitetura de aplicações pode fornecer um plano para os sistemas individuais de aplicações a implementar e as respetivas interações e relações com os processos empresariais fundamentais da organização. Os componentes da arquitetura de aplicações incluem: catálogo de serviços de aplicações, inventário e tipos de aplicações, requisitos funcionais, modelo de relação da aplicação (serviço), diagramas de fluxo de dados, modelos de interfaces, modelo de phasing de aplicações.

Ver mais

Arquitetura da informação

Os nossos serviços de arquitetura da informação fornecem projeções de modelos de dados para objetos de dados e relações para toda a empresa, como pessoa, entidade, atividade e oferta. Também podemos fornecer definições pormenorizadas de dados para os atributos fundamentais de cada um destes objetos. A arquitetura da informação descreve a estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos e dos recursos de dados de uma organização. Inclui: catálogo de indicadores-chave de desempenho de negócios, lista de informações / catálogo, dicionário de dados, modelo entidade-relação, modelo do fluxo de informação e modelo de dados canónico.

Ver mais

Arquitetura da infraestrutura

A nossa arquitetura da infraestrutura descreve a infraestrutura tecnológica destinada a apoiar a implementação de aplicações fundamentais, essenciais para a missão. Os componentes da arquitetura da infraestrutura incluem: catálogo de serviços tecnológicos, inventário tecnológico e tipos de tecnologia, requisitos não funcionais, diagrama da rede, modelo de segurança da TI, diagrama do centro de dados, diagrama do servidor, diagrama do armazenamento.

  • O catálogo de serviços tecnológicos indica que componentes não funcionais são fornecidos pela infraestrutura da TI, p. ex. processamento, armazenamento, rede, segurança, apresentação (clientes) etc.
  • O inventário tecnológico e os tipos de tecnologia descrevem, para cada aplicação de software, quais são as plataformas tecnológicas envolvidas – fornecedores, hardware, versões etc.
  • Os requisitos não funcionais são as declarações de desempenho ou de contratos de nível de serviço exigidos pela infraestrutura da TI, p. ex. escalabilidade, disponibilidade, throughput, capacidade etc.
  • O diagrama da rede é um esquema que mostra como as aplicações, os servidores, os centros de dados, os clientes e os locais físicos estão ligados, incluindo os tipos de rede, as larguras de banda, os routers, as firewalls etc.
  • O modelo de segurança da TI mostra, para todas as aplicações e componentes da infraestrutura da TI, como a segurança é contemplada: acesso, autenticação, autorização, encriptação, privacidade, prevenção da intrusão etc.

Ver mais

Siga-nos

Contacte-nos

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Consulting Lead Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Miguel Fernandes

Miguel Fernandes

Consulting Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Hide