O desafio do relato não-financeiro

Para entender melhor qual a situação atual das maiores empresas portuguesas em matéria de relato não-financeiro, a PwC Portugal, complementarmente à análise dos ODS, efetuou uma análise à informação pública reportada das 35 empresas da amostra nacional.

No caminho para o relato integrado

Têm vindo a surgir evidências que suportam o valor do relato integrado e que demonstram como este pode conduzir a um melhor diálogo com investidores. Um estudo da PwC mostra que os investidores acreditam nos princípios do relato integrado e referem que estes podem melhorar as suas análises de investimento.

Apesar da necessidade de relato de dados não-financeiros já ter sido identificada, a maioria das empresas disponibiliza relatórios específicos de sustentabilidade ou de responsabilidade social corporativa, não permitindo estes que seja efetuada uma análise global e integrada.

Assistimos, assim, a uma incorporação de informação sobre sustentabilidade no relatório anual, mas apenas se acrescenta valor quando toda a informação empresarial se integra, relacionando a estratégia, os riscos e oportunidades com o governo da sociedade, a gestão do desempenho económico-financeiro, social e ambiental.

 

Siga-nos

Contact us

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Hide