Os Fundos de Investimento Imobiliário, as Sociedades de Investimento Imobiliário e ainda as mais recentes Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária fazem parte das alternativas a considerar.
Aconselhamos os nossos clientes nas questões fiscais que possam surgir no momento de decidir qual o veículo de investimento que melhor se adequa à estrutura de negócio existente ou que se pretenda realizar, direcionadas para a gestão do nível de risco fiscal.
A criação ou transformação de um veículo de investimento imobiliário existente originam custos fiscais que poderão ser minimizados se discutidos e analisados atempadamente. A equipa de especialistas da PwC pode ajudá-lo a analisar os riscos fiscais existentes e a avaliar as questões envolvidas.
Os Fundos de Investimento Imobiliário contam com um enquadramento fiscal vantajoso quer ao nível do próprio fundo como ao nível dos seus participantes, o que torna este veículo de investimento atrativo para quem pretende investir no mercado imobiliário em Portugal.
No entanto existem outros fatores e obrigações que deverão ser tidos em consideração, nomeadamente a regulamentação a que se encontram sujeitos e a necessidade de serem geridos por uma sociedade gestora autónoma.
As Sociedades de Investimento Imobiliário beneficiam do mesmo regime fiscal que os Fundos de Investimento Imobiliário.
No entanto, e ao contrário dos Fundos de Investimento Imobiliário, existe a possibilidade de serem autogeridas, permitindo aos investidores terem um papel interventivo na sua atividade.
A introdução dos REITs em Portugal proporcionou a criação de um veículo de investimento especializado para o mercado imobiliário, em particular para o mercado de arrendamento. Este regime permite, mediante o cumprimento de determinadas condições, que as Sociedades Anónimas e determinados tipos de Sociedades de Investimento Imobiliário já existentes possam ser convertidas em SIGI, alargando o âmbito de oportunidades destas entidades.
Embora as SIGIs estejam sujeitas ao mesmo regime de tributação aplicável aos Fundos de Investimento Imobiliário e Sociedades de Investimento Imobiliário, existem pontos de diferenciação na escolha entre estes veículos de investimento que devem ser tidos em consideração.