Mar que Fala Português

A obra “Mar que Fala Português” foi escrita por solicitação da PwC Portugal, no âmbito dos Prémios Excellens Mare, com o objetivo de sublinhar o mérito e a excelência de todas as pessoas e entidades que contribuem para valorização sustentável do oceano.

Ao lançar-se ao mar para desbravar os continentes, Portugal trazia consigo toda grandiosidade, domínio marítimo e a sua contribuição cultural, que marcaria para sempre os países por ela colonizados.

Nossa viagem musical começa em Lisboa com o tema principal, “Mar que fala Português”, entrelaçado com a citação do Hino de Portugal, mostrando sua excelência e soberania marítima.

Em seguida, surgem expressões musicais, que caracterizam a Ilha da Madeira e o Arquipélago de Açores e que estão até hoje presentes na música portuguesa.

Seguindo viagem, aportamos no continente africano. O ritmo marcante dos tambores e suas claves, mostra de forma encantadora, todo misticismo e exuberância de cada região desse vasto continente. Cada país africano é representado por um tema diferente, mostrando toda diversidade e riqueza dos povos africanos.

O colorido musical indiano, também recebeu fortes influências portuguesas. A energia de sua música, a beleza de sua palheta sonora e a vivacidade dos seus ritmos, são representados na obra com grande virtuosismo.

Com o fim da colonização de Portugal em Timor, diversas guerras marcaram a vida desse povo, a quem somos irmanados pela língua portuguesa. O melancólico tema dessa nação, retrata a atual realidade vivida por Timor-Leste em busca de dias melhores.

Macau é um pedaço de Portugal na imensidão chinesa. A riqueza oriental, é retratada em uma suave melodia entoada pela flauta, sobre os acordes celestiais de uma harpa.

Novos desafios lançavam Portugal para descoberta de novas terras. O som da floresta anunciava de forma grandiosa um novo continente. Cânticos indígenas ecoavam por toda fauna e flora. O Brasil era uma realidade portuguesa e Portugal era uma realidade na América do Sul.

A língua portuguesa é a maior riqueza deixada por esta nação. É uma grande contribuição e o nosso maior orgulho. Viva Portugal! Viva a comunidade dos países de língua portuguesa! Viva o “Mar que fala Português”!

Nome da Obra: Mar que Fala Português
Autor: Gilson Santos
Estreia: Figueira da Foz CAE 6 abril 2019

Contacte-nos

Marketing

Fale connosco, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 000

Siga-nos