Premiados

Start adding items to your reading lists:
or
Save this item to:
This item has been saved to your reading list.

Prémio Excellens Mare

António Saraiva

António Saraiva conhece como ninguém todas a funções do mundo empresarial e do mundo associativo. Foi operário, foi presidente de Comissão de Trabalhadores, tornou-se gestor, mais tarde tornou-se empresário e Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

Nasceu no distrito de Beja e cedo iniciou carreira profissional em Lisboa, onde estudou na escola industrial, antes de ingressar no maior estaleiro naval do país, a Lisnave. A indústria da Construção Naval, foi a primeira grande escola profissional e o primeiro grande contacto com o recurso mar.

No mundo empresarial e no mundo associativo tem sido um incansável promotor de uma visão integrada dos assuntos do mar, assente numa forte cooperação entre todas as partes interessadas no tema. Desde sempre tem defendido a importância estratégica do mar para Portugal e para o Mundo e, nos últimos anos, na qualidade de Presidente do Observatório da Cooperação na Economia do Mar, tem sido o rosto da promoção da cooperação transversal e de uma visão integrada para as atividades no mar.


Prémio Valoris Mare

Federação das Indústrias do Estado do Ceará

O Sistema FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, presidido por Beto Studart, é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro Internacional de Negócios e está presente em Fortaleza e em municípios importantes do Estado do Ceará, no Brasil.

De forma pioneira a nível mundial no universo das Federações de Indústria, a Federação das Indústrias do Ceará definiu, no conjunto das suas estratégias, uma rota estratégica específica para a economia do mar, que visa sinalizar caminhos de construção do futuro, num horizonte temporal até 2025. Para a implementação da rota estratégica da economia do mar foi constituída uma sólida equipa técnica, que já produziu o estudo sócio económico que caracteriza a economia do mar do Estado do Ceará e o estudo de tendências que analisa em detalhe a evolução das indústrias do mar. De forma bastante inclusiva, envolvendo a comunidade marítima e todas as entidades relevantes, já começou a implementação no terreno da estratégia pioneira que visa gerar valor através do mar.


Prémio Identitas Mare

Heróis do Mar

A banda Heróis do Mar surgiu no início da década de 80. A escolha do nome «Heróis Do Mar», tirado do primeiro verso do hino nacional português, A Portuguesa, não foi um mero acaso, pois pretendia-se representar Portugal, a sua história e a sua maritimidade.

Vários foram os discos e as músicas que obtiveram grande reconhecimento público, desde “Saudade”, “Brava dança dos heróis”, “Amor”, “Paixão” e “O Inventor”.

De uma forma arrojada, nas letras, na musicalidade e no visual, o projeto Heróis do Mar construiu um legado cultural que sendo bastante inovador manteve-se sempre fiel às raízes marítimas portuguesas, divulgando assim, de uma maneira muito própria, a cultura marítima de Portugal.


Prémio Navigare Mare

PLOCAN – Plataforma Oceânica de Canárias

A Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias (PLOCAN) é uma Infraestrutura de Pesquisa (RI), criada em 2007, rotulada pelo Roteiro Nacional Espanhol ICTS (Infraestrutura Científica e Tecnológica Única), co-financiada pelo Ministério da Economia e Competitividade do governo espanhol. e o Governo das Canárias e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Operacional das Ilhas Canárias.

A PLOCAN é um observatório oceânico para a monitorização contínua e em tempo real de áreas como o estudo das mudanças climáticas globais e a acidificação dos oceanos, ecossistemas de colunas de água e mar profundo, biogeoquímica oceânica e geofísica.

A forma como a PLOCAN opera é um exemplo internacional de excelência em termos de cooperação entre atores relevantes relacionados com o mar, a fim de desenvolver atividades conjuntas que acrescentem valor ao oceano.


Prémio Athletice Mare

Tiago Pires (“Saca”)

Tiago Pires, também conhecido por “Saca”, é uma referência do surf. O Tiago foi o primeiro surfista português a qualificar-se para o World Championship Tour (WCT), o campeonato de elite do surf em que competem anualmente os 34 melhores atletas do Mundo, onde permaneceu durante 7 anos consecutivos a representar e prestigiar as cores de Portugal.

“Saca” nasceu em Lisboa e começou a surfar aos 11 anos nas ondas da Ericeira, vencendo, desde então, vários campeonatos em Portugal e no estrangeiro. A sua carreira internacional de quase 20 anos é plena de momentos de tremendo destaque.

Como atleta de elite, com o seu grande profissionalismo e resiliência, pôs Portugal no mapa do surf mundial e mudou a abordagem a este desporto de muitos jovens portugueses, que começaram a acreditar que, no surf, uma carreira profissional é possível.


Prémio Scientia Mare

NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration

A NOAA - Administração Nacional Oceânica e Atmosférica é uma agência científica americana dentro do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que se concentra nas condições dos oceanos, das principais vias fluviais e da atmosfera. A missão da NOAA estende-se desde a superfície do sol até às profundezas do oceano. A excelência do trabalho realizado pela NOAA está organizada em sete áreas: Meteorologia, Clima, Satélites, Pesquisa, Marinha e Aviação, Cartografia e Santuários.

Meteorologia: O Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA está a construir uma nação preparada, fornecendo melhores informações para melhores decisões para salvar vidas e fornecer meios de subsistência.

Clima: Desde supercomputadores e modelos de última geração até observações e perspetivas, fornece dados, ferramentas e informações para ajudar as pessoas a entenderem e se prepararem para a variabilidade e a mudança climática.

Satélites: Coleta de dados para monitorar e entender o nosso dinâmico planeta.

Pesquisa: A NOAA fornece a base de pesquisa para entender o nosso planeta, inovações tecnológicas e avanços científicos que melhoram as nossas vidas.

Marinha e Aviação: O Escritório de Operações Marítimas e Aeronáuticas (OMAO) da NOAA administra a frota de navios e aeronaves da NOAA e treina mergulhadores para facilitar a observação da Terra.

Cartografia: o Sistema Nacional de Referência Espacial da NOAA – é a fonte oficial do governo dos EUA para medições precisas de latitude, longitude e elevação.

Santuários: Lugares costeiros e marinhos que o Serviço Nacional do Oceano da NOAA trabalha para proteger.

Os resultados do excelente trabalho da NOAA estão a provocar avanços significativos na compreensão dos oceanos, com impacto relevante no desenvolvimento sustentável dos Estados Unidos da América e do mundo.


Prémio Natura Mare

Nuno Sá

Um curso de mergulho que fez, enquanto ainda estudava Direito, alterou a sua vida profissional. Percebeu que a sua vocação estava ligada ao mar e assim que concluiu a sua licenciatura em Direito, ingressou num curso de Biologia Marinha na Universidade dos Açores.

A excelência da fauna marinha dos Açores fizeram com que Nuno Sá quisesse captar, através da fotografia, a beleza dos animais marinhos que observava no decurso do curso de Biologia Marinha que estava a frequentar. Gostou tanto da fotografia subaquática que decidiu fazer carreira como fotógrafo de animais marinhos, particularmente de grandes espécies, pela sua completa imprevisibilidade fotográfica.

Da fotografia migrou para o video subaquático, onde fez recentemente parte da equipa que filmou a série icônica da BBC Blue Planet 2. Ao longo da sua fantástica carreira tem dado um extraordinário contributo para que as pessoas se apercebam do património natural português e mundial.Tem conseguido através da excecional qualidade da sua fotografia e vídeo alertar as pessoas para a necessidade fundamental de se preservar e valorizar a vida marinha.

Contacte-nos

Miguel Marques

Partner

Tel: +351 225 433 164

Siga-nos