IRS - Novas alterações

07/08/24

Em resumo

Foram publicadas em Diário da República as Leis n.º 32/2024, 33/2024, 34/2024 e 36/2024, de 7 de agosto, que introduzem alterações ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).

  • É estabelecida a atualização anual da dedução específica aplicável aos rendimentos do trabalho dependente e pensões em linha com a taxa de atualização do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Esta alteração entra em vigor a 8 de agosto de 2024.

  • São reduzidas as taxas gerais do IRS até ao 6.º escalão e são atualizados os limites de cada um dos 7.º, 8.º e 9.º escalões. É igualmente atualizada a fórmula do mínimo de existência. Esta alteração entra em vigor a 8 de agosto de 2024.

  • É aditado o artigo 68.º-B ao Código do IRS, que prevê a atualização anual dos limites inferiores e superiores dos escalões de rendimento coletável através da aplicação de um coeficiente baseado na taxa de variação do deflator do produto interno bruto e na taxa de variação do produto interno bruto por trabalhador apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta alteração entra em vigor a 8 de agosto de 2024. 

  • É incrementado o limite da dedução à coleta do IRS relativo às importâncias suportadas a título de rendas para habitação permanente. Esta alteração entra em vigor a 1 de janeiro de 2025.




© 
2024 PwC. Esta comunicação é de natureza geral e meramente informativa, não se destinando a qualquer entidade ou situação particular, e não substitui aconselhamento profissional adequado ao caso concreto. A PricewaterhouseCoopers Tax Services TLS, Lda. não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo emergente de decisão tomada com base na informação aqui descrita.
 

Contacte-nos

Rosa Areias

Rosa Areias

Tax Lead Partner, PwC Portugal

Bruno Andrade Alves

Bruno Andrade Alves

Tax Partner – Individual Taxation, PwC Portugal

Siga-nos