Transaction Services

  

“Estamos no mercado desde 1996, com uma equipa experiente e exclusivamente dedicada a transações. Alinhamos os nossos objetivos com os objetivos dos nossos Clientes, quer estejam num processo de aquisição, venda ou numa aliança estratégica – garantimos o máximo retorno da operação.”

Uma transação é um marco relevante na vida de uma empresa. Cada transação é única e tem as suas próprias especificidades.

 O due diligence revela-se fundamental num processo de aquisição ou venda.

O principal objetivo de um due diligence é fornecer informações relevantes para a equipa de gestão, ajudando-a a tomar decisões durante a transação, facilitando uma compreensão mais profunda do negócio e dos riscos e oportunidades da transação.

O objetivo do due diligence é perceber as tendências de negócio e as alavancas de crescimento existentes rever o business plan e a avaliação do negócio, garantir que não existem “black holes” nas demonstrações financeiras. obter uma visão sobre a gestão e sobre a cultura da empresa, apoiar nas negociações de preço, nomeadamente na definição de mecanismos de preço, aprofundar o conhecimento comercial e, finalmente, antecipar a gestão do processo de pós-aquisição.

Os nossos serviços

Buy side due diligence

O due diligence, na perspetiva de compra/buy-side, proporciona conforto a investidores (quer sejam investidores estratégicos ou financeiros), através da análise e validação de todos os pressupostos assumidos para execução do investimento.

Com um recurso cada vez maiores a técnicas de análise de dados, concentramos a nossa análise na evolução do desempenho económico para darmos suporte à avaliação dos negócios. Temos por objetivo dar uma maior visibilidade sobre as alavancas de crescimento dos rendimentos, principais mercados/clientes/produtos e tendências dentro dos mesmos, estrutura de custos/fornecedores para aferir da rentabilidade do negócio, bem como analisar o ciclo de fundo de maneio, necessidades de investimento, nível de dívida e outras preocupações específicas que os nossos Clientes possam ter.

Trabalhamos de forma integrada com outras equipas e podemos também apoiar os nossos Clientes no due diligence fiscal, legal, comercial, de mercado, operacional, de sistemas de informação, regulatório, ambiental e recursos humanos.

Sale and Purchase Agreement (SPA)

Em qualquer transação, o Sale and Purchase Agreement (SPA) representa o resultado do processo de due diligence e das negociações entre compradores e vendedores.

A nossa equipa pode apoiar nos seguintes momentos:

  • na fase pré-acordo, através da redacção de definições claras e não ambíguas de natureza financeira; garantindo que estão incluídas as salvaguardas necessárias para cobrir todos os riscos e contingências identificadas no decurso do processo de due diligence, bem como qualquer risco relacionado com falta ou limitação de informação; revendo cláusulas relacionadas com a determinação do preço e na mecânica de conclusão do negócio e ajustamentos ao preço.
  • na fase pós-acordo, dando assistência na fase de execução contratual, nomeadamente na determinação de eventuais ajustamentos ao preço.

Vendor assistance e Vendor due diligence

Um dos elementos fundamentais de um processo de venda estruturado com vários potenciais investidores é um relatório de vendor due diligence.

Um relatório de VDD é encomendado pelo vendedor mas aborda de forma independente, equilibrada e objetiva todos os aspetos potencialmente relevantes de um negócio, empresa ou Grupo, para um potencial investidor que não é à partida conhecido. No final do processo, quando o vendedor indicar o investidor selecionado para concluir a transação, este poderá adquirir direitos sobre o relatório de VDD.

O âmbito subjacente ao VDD deve ser suficientemente vasto por forma a incluir todas as áreas que sejam de interesse para um potencial investidor.

O trabalho de VDD apresenta ainda a vantagem de permitir atuar de forma proativa sobre os eventuais riscos existentes no negócio assim que forem identificados, permitindo adotar medidas corretivas antes de serem do conhecimento dos potenciais investidores.

Vendor Assistance

No âmbito de um processo de alienação de uma empresa ou de uma parte do seu negócio, o serviço de vendor assistance oferece soluções desenhadas à medida, com o objetivo de preparar o negócio para a venda e a concluir com sucesso a alienação.

Os nossos especialistas trabalham conjuntamente com as equipas de gestão e os seus assessores em todo o processo, garantindo que as oportunidades e os problemas são compreendidos atempadamente e que são tomadas medidas adequadas para maximizar o valor.

Structuring

Os nossos especialistas em Structuring dão apoio na identificação da estrutura ideal de negócio.

A equipa oferece soluções para suportar uma ampla gama de transações, incluindo aquisições, desinvestimentos, IPOs, PFI/PPP, reorganizações empresariais, reestruturações financeiras e alianças estratégicas.

A equipa começa por analisar os objetivos específicos da transação a serem alcançados e, de seguida, estes são balanceados com as considerações contabilísticas, fiscais, regulatórias e comerciais relevantes para fornecer a estrutura ideal de negócio.

CFO Office/Interim leadership

Os investidores (estratégicos ou financeiros) precisam de tomar as rédeas do negócio onde investiram, bem como pôr em prática as ações necessárias para entregar o valor esperado para a transação.

Aproveitando os conhecimentos adquiridos durante a fase de due diligence, trabalhamos com a administração para lidar com os desafios financeiros pós-transação.

Como o fazemos? Preparamos a empresa para funcionar sob os standards do comprador, gerimos o processo de integração e os relacionamentos com as principais partes interessadas, dando estabilidade ao negócio e construindo uma forte plataforma para a futura gestão.

Temos uma equipa de profissionais experientes, que podem assumir funções executivas ou consultivas no negócio.

Delivering Deal Value

Ajudamos a sua empresa a identificar, quantificar e concretizar os objetivos estratégicos pós-transação, com maior rapidez, visão e confiança alavancando nos conhecimentos adquiridos no due diligence e em tecnologia analítica avançada.
  • Carve out: apoio na preparação e implementação de acordos robustos, executáveis e eficientes em termos de custo para carve-out, transição e hand-over, quer na perspetiva do comprador quer do vendedor;
  • Fastrack: Trazemos uma abordagem prática, bem definida e de ritmo acelerado para desenvolver e executar planos de melhoria operacional para o novo negócio, sustentada por metas quantificáveis (criação de dashboards de monitorização/ planos de integração de áreas chave/coordenação de objetivos de longo prazo).

A nossa Equipa

Temos mais de 25 anos de experiência a assessorar transações em Portugal, quer de grandes empresas, em processos de elevada complexidade, quer também em transações de PMEs.

A nossa equipa está exclusivamente dedicada a transações, efetuando análises de negócio/financeiras/contabilísticas, com base em técnicas de análise de dados, mantendo o foco nos aspetos essenciais em contexto de transação.

Somos capazes de mobilizar rapidamente a equipa e demonstramos disponibilidade de interação no decorrer de todo o processo, mantendo uma comunicação constante com os nossos Clientes.

Acrescentamos valor para além da fase de due diligence (antecipando reps & warranties e outros temas a salvaguardar no contrato, e post-deal issues).

Conheça a nossa equipa


{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'resultado' : 'resultados'}}
{{contentList.loadingText}}

Contacte-nos

Luís Boquinhas

Luís Boquinhas

Transaction Services Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Sandie Costa

Sandie Costa

Transaction Services Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 404

Siga-nos

Os campos obrigatórios estão assinalados com um asterisco(*)

Ao submeter este formulário assume ter lido a nossa declaração de privacidade, dando o seu consentimento para que façamos o processamento de dados de acordo com a referida declaração (incluindo transferências internacionais). Se, a qualquer momento, mudar de ideias quanto à receção de informação sobre a PwC, poderá enviar-nos um email.

Fechar