Sala de imprensa

{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'resultado' : 'resultados'}}
{{contentList.loadingText}}
Banca: entre a regulação e a disrupção competitiva

"A banca nacional parece agora começar a criar as bases para um crescimento sustentado e, com este, ser mais atractiva para angariar investimento externo" referem Aurélio Amado, financial services lead partner da PwC e Luís Barbosa, financial services risk and regulation advisory partner da PwC. Salientam que a rendibilidade do sistema bancário foi positiva, em contraste com o valor negativo registado em 2016, reflectindo uma redução das imparidades. Os rácios de fundos próprios melhoraram com o aumento dos fundos próprios. A qualidade dos activos melhorou, "registando-se uma diminuição do rácio de non-performing loans (NPL) e um aumento do rácio de cobertura de NPL. Por fim, os indicadores de liquidez mantiveram-se em níveis elevados, tendo, em geral, melhorado" salientam os partners da PwC. 

Ler notícia completa

A agenda dos reguladores financeiros é intensa

O quadro regulatório da banca tem sido objecto de variadas medidas de regulatórias como as directivas de pagamento, crédito hipotecário, medidas de contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, o regulamento da protecção de dados, a MiFID 2, os PRIIPS, regras contabilísticas como o IFRS 9, e Basileia IV.

Isto tem implicado "um investimento muito significativo no sentido de se dotar de meios técnicos e humanos que lhe permita dar resposta às exigências colocadas pelos referidos desenvolvimentos regulamentares, que, como rapidamente se pode concluir, incidem sobre múltiplas esferas de actuação (prudencial, comportamental, resolução, pagamentos, contabilística, intermediação financeira, branqueamento de capitais, etc.) e datas de implementação, em boa medida, sobrepostas" como referem Aurélio Amado, Financial e Luís Barbosa da PwC.

Ler notícia completa


{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'resultado' : 'resultados'}}
{{contentList.loadingText}}

Contacte-nos

Pedro Palha

Senior Manager, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 651

Siga-nos