Whistleblower and Ethics Hub

Canal de Denúncias e de Comunicação de Irregularidades

O Whistleblower and Ethics Hub consiste num canal de denúncias e de comunicação de irregularidades específico, independente e que promove o anonimato e a confidencialidade, a partir do qual os colaboradores, clientes, fornecedores e outros stakeholders da sua organização podem, de uma forma voluntária, denunciar atos que representem irregularidades, tais como, violações ao Código de Ética e de Conduta, fraudes financeiras e contabilísticas, violações ao cumprimento da Lei de Prevenção do Branqueamento de Capitais e de Combate ao Financiamento do Terrorismo, entre outras.

 

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Como funciona

Registo – Whistleblower and Ethics Hub
Registo

O denunciante regista a sua denúncia num formulário através de um link constante no website e/ou intranet da organização.
 

 Conclusão e Arquivamento – Whistleblower and Ethics Hub
Análise e tratamento

A organização analisa a denúncia no Whistleblower and Ethics Hub, documenta a sua análise e respetivas conclusões.
 

Conclusão e Arquivamento – Whistleblower and Ethics Hub
Conclusão e Arquivamento

Depois da análise e documentação da denúncia estarem concluídas, o denunciante poderá consultar os resultados através do Whistleblower and Ethics Hub.


Características do produto

Adaptação à estrutura da organização

Capacidade de adaptar o Whistleblower and Ethics Hub à sua estrutura organizacional, podendo criar jurisdições, empresas e equipas alocadas à gestão das denúncias.

Anonimato vs identificação

O denunciante tem a possibilidade de optar pelo anonimato ou por se identificar. No caso de denúncias relacionadas com suspeitas de branqueamento de capitais, o Whistleblower and Ethics Hub incentiva proativamente o anonimato, em cumprimento com a Lei.

Registo de denúncias provenientes de outros canais

O Whistleblower and Ethics Hub permite o registo de denúncias provenientes de outros canais de reporte de irregularidades, como por exemplo, o telefone ou o email, por forma a centralizar a análise, tratamento, conclusão e arquivo de todas as denúncias.

Salvaguarda da confidencialidade

Após o denunciante submeter uma denúncia, recebe uma referência e uma senha única. Com estas credenciais, o denunciante poderá consultar a qualquer momento o estado da sua denúncia sem ter a necessidade de se identificar.

Promoção de independência

Caso algum dos utilizadores responsáveis pela análise e tratamento de denúncias seja visado numa denúncia, o Whistleblower and Ethics Hub irá encaminhá-la de forma automática para um utilizador independente que ficará responsável pela respetiva análise e tratamento.

Workflows de tratamento de denúncias

Existência de tarefas e responsabilidades associadas a perfis de utilizadores definidos no Whistleblower and Ethics Hub.
 

Sistema de alertas

O Whistleblower and Ethics Hub despoleta alertas para os seus utilizadores, sempre que tenham a responsabilidade por alguma das tarefas associadas ao workflow de denúncias recebidas.
 

Gravação de logs

Todas as ações efetuadas pelos utilizadores do Whistleblower and Ethics Hub relativamente às denúncias recebidas ficam gravadas, por forma a facilitar eventuais auditorias.
 

Dashboard com informação estatística

O Whistleblower and Ethics Hub disponibiliza aos seus utilizadores um dashboard com gráficos e elementos estatísticos sobre as denúncias recebidas.
 

Um produto integrado

A implementação do Whistleblower and Ethics Hub na sua organização poderá ser complementada com o nosso apoio em etapas importantes da sua integração e comunicação aos colaboradores e diversos stakeholders, tais como, na redação de uma política de comunicação de irregularidades, no desenho dos processos de receção e tratamento de denúncias, na implementação de canais complementares para a receção de denúncias (ex: telefone e email), na formação e sensibilização de colaboradores e no desenho de uma estratégia de comunicação.

Caso a sua organização não tenha recursos suficientes para gerir a receção de denúncias, poderá dispor de uma equipa de colaboradores da PwC experientes e sensibilizados para matérias complexas e particularmente sensíveis, como é o caso de uma denúncia. 

A equipa da PwC irá receber, registar e reencaminhar para a sua organização as denúncias recebidas através do Whistleblower and Ethics Hub. Os colaboradores da PwC recebem, de forma periódica, formação sobre a atividade dos nossos clientes e de situações passíveis de reporte, dentro do âmbito do Whistleblower and Ethics Hub. 

Adicionalmente, os colaboradores da PwC têm experiência comprovada na gestão de Canais de Denúncias, nomeadamente no canal telefónico, através da recolha diligente de informação que possa ser útil a uma potencial investigação.

  

A equipa de especialistas de suporte da PwC está à sua disposição.

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Carolina Costa

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Director, PwC Portugal

Gonçalo Almeida

Gonçalo Almeida

Senior Manager, PwC Portugal

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