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Whistleblowing Hub

Canal de Denúncias e de Comunicação de Irregularidades

O Whistleblowing Hub consiste num canal de denúncias e de comunicação de irregularidades específico, independente e que promove o anonimato e a confidencialidade, a partir do qual os colaboradores, clientes, fornecedores e outros stakeholders da sua Organização podem, de uma forma voluntária, denunciar atos que representem irregularidades, tais como, violações ao Código de Ética e de Conduta, fraudes financeiras e contabilísticas, violações ao cumprimento da Lei de Prevenção do Branqueamento de Capitais e de Combate ao Financiamento do Terrorismo, entre outras.

 

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Como funciona

Registo

O denunciante regista a sua denúncia num formulário acessível através de um link constante do website e/ou intranet da Organização.

Análise e tratamento

A Organização analisa a denúncia diretamente no Whistleblowing Hub, a partir do qual documenta a sua análise e respetivas conclusões.

 dashboard orange

Conclusão e Arquivamento

A Organização conclui a sua análise e documenta a conclusão da denúncia. O denunciante poderá consultar os resultados da análise à sua denúncia através do Whistleblowing Hub.


Características do produto

Adaptação à estrutura da Organização

Capacidade de adaptar o Whistleblowing Hub à sua estrutura organizacional, podendo criar jurisdições, empresas e equipas alocadas à gestão das denúncias.

Anonimato vs identificação

O denunciante tem a possibilidade de optar pelo anonimato ou por se identificar. No caso de denúncias relacionadas com suspeitas de branqueamento de capitais, o Whistleblowing Hub incentiva proativamente o anonimato, em cumprimento com a Lei.

Registo de denúncias provenientes de outros canais

O Whistleblowing Hub permite o registo de denúncias provenientes de outros canais de reporte de irregularidades, como por exemplo, o telefone ou o e-mail, por forma a centralizar a análise, tratamento e conclusão e arquivo de todas as denúncias.

Salvaguarda da confidencialidade

Após o denunciante submeter uma denúncia, recebe uma referência e uma senha única. Com estas credenciais, o denunciante poderá consultar a qualquer momento o estado da sua denúncia sem ter a necessidade de se identificar.

Promoção de independência

Caso algum dos utilizadores responsáveis pela análise e tratamento de denúncias seja visado numa denúncia, o Whistleblowing Hub irá encaminhá-la de forma automática para um utilizador independente que ficará responsável pela respetiva análise e tratamento.

Workflows de tratamento de denúncias

Existência de tarefas e responsabilidades associadas a perfis de utilizadores definidos no Whistleblowing Hub.
 

Sistema de alertas

O Whistleblowing Hub despoleta alertas para os seus utilizadores, sempre que tenham a responsabilidade por alguma das tarefas associadas ao workflow de denúncias recebidas.
 

Gravação de logs

Todas as ações efetuadas pelos utilizadores do Whistleblowing Hub relativamente às denúncias recebidas ficam gravadas, por forma a facilitar eventuais auditorias.
 

Dashboard com informação estatística

O Whistleblowing Hub disponibiliza aos seus utilizadores um dashboard com gráficos e elementos estatísticos sobre as denúncias recebidas.
 

   

Um produto integrado

A implementação do Whistleblowing Hub na sua Organização poderá ser complementada com o nosso apoio em etapas importantes da sua integração e comunicação aos colaboradores e diversos stakeholders, tais como, na redação de uma política de comunicação de irregularidades, no desenho dos processos de receção e tratamento de denúncias, na implementação de canais complementares para a receção de denúncias (ex: telefone e e-mail), na formação e sensibilização de colaboradores e no desenho de uma estratégia de comunicação.

Caso a sua Organização não tenha recursos suficientes para gerir a receção de denúncias, poderá dispor de uma equipa de Colaboradores da PwC experientes e sensibilizados para matérias complexas e particularmente sensíveis, como é o caso de uma denúncia. 

A equipa da PwC irá receber, registar e reencaminhar para a sua Organização as denúncias recebidas através do Whistleblowing Hub. Os Colaboradores da PwC recebem, de forma periódica, formação sobre a atividade dos nossos clientes e de situações passíveis de reporte, dentro do âmbito do Whistleblowing Hub. 

Adicionalmente, os Colaboradores da PwC têm experiência comprovada na gestão de Canais de Denúncias, nomeadamente no canal telefónico, através da recolha diligente de informação que possa ser útil a uma potencial investigação.

A nossa equipa de especialistas de suporte ao produto está à sua disposição.

PwC Support

Todos os produtos da PwC têm um modelo de suporte consistente e equipas dedicadas ao atendimento do cliente. O nosso compromisso com nossos clientes está no mesmo nível de qualquer serviço ou projeto em que trabalhamos.

Estamos constantemente a desenvolver novos produtos em tempo real conforme as necessidades de nossos clientes e da evolução do mundo.

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Luís Boquinhas

Luís Boquinhas

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

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