Skip to content Skip to footer
Pesquisar

A carregar resultados

Relatório Diversidade e Inclusão

FY20 & FY21

A vivência de uma cultura promotora de uma verdadeira “Diversidade e Inclusão” é hoje fulcral para o presente e para o futuro das organizações em geral. Quer por razões de negócio, quer por razões de sustentabilidade social, as organizações têm que caminhar, com urgência, no sentido de serem o espelho da diversidade que existe nas comunidades e nos países onde atuam.

Não faltam exemplos dos impactos que se sentem hoje em todo o mundo, decorrentes do facto de uma grande parte da população se sentir excluída, sentir que não tem sequer uma oportunidade. Nós podemos fazer a diferença neste ponto. Temos a obrigação de o fazer.

Por outro lado, em termos de negócio, a complexidade crescente e a consequente diminuição da nossa capacidade de antecipar o futuro tornam absolutamente imprescindíveis, numa organização como a nossa, a diversidade de pensamento, de experiência, de conhecimento e de abordagem.

Aceda à entrevista completa

A “Diversidade e Inclusão” entronca diretamente no Propósito da PwC e também nos nossos Valores.

Maria Antónia Torres, Diversity & Inclusion Lead Partner da PwC em Portugal, Cabo Verde e Angola

1. A nossa essência

Na PwC respeitamos e valorizamos as diferenças

Sabemos que quando pessoas de diferentes origens, com diferentes pontos de vista e diferentes experiências, trabalham em conjunto, criam mais valor - para os clientes, para a Firma e para a sociedade. Somos uma firma de Pessoas que são diferentes entre si, mas que se respeitam como iguais.

Para a PwC, Diversidade significa respeito pela diferença e o assumir permanente do direito à identidade de cada um. Para que isso seja possível é necessário criarmos e fomentarmos uma cultura verdadeiramente inclusiva, que vê nas diferenças a capacidade de inovar, de antecipar, de decidir melhor e de sermos verdadeiramente parte das comunidades e dos países onde estamos.

Valores da PwC

Os nossos Valores são a base da nossa atuação enquanto firma e orientam-nos no dia a dia.

O Valor “Preocupamo-nos com os outros” refere-se, sobretudo, à preocupação de cada um dos colaboradores PwC com o apoio e suporte aos restantes colegas. A atenção ao outro, às suas necessidades e individualidade, é fundamental em matéria de Diversidade e Inclusão na nossa Firma.

Contudo, todos os nossos Valores contribuem para uma cultura verdadeiramente inclusiva: Atuamos com integridade, fazemos a diferença, trabalhamos juntos independentemente das nossas diferenças e re(imaginamos) o possível.

Comprometemo-nos também a promover iniciativas de respeito pelos direitos humanos, nomeadamente sobre inclusão social e não discriminação.

A nossa atuação

Como uma organização que é guiada pelo seu Propósito e pelos seus Valores, procuramos que o talento e recursos da PwC sejam voz de mudança. Entendemos que devemos ser ainda mais arrojados e determinados na atuação nos assuntos que são importantes para as nossas pessoas, que afetam as nossas comunidades e os países onde desenvolvemos a nossa atividade. Uma das áreas em que entendemos que devemos e podemos trabalhar é na equidade de oportunidades a todos os níveis.

A isto acresce que, existem vários estudos que mostram que equipas diversas e os esforços para uma verdadeira inclusão fazem crescer os negócios e permitem um maior desenvolvimento económico da nossa sociedade, beneficiando todos.

 

Lições aprendidas

Com a entrada de talento cada vez mais diversificado no mercado de trabalho, temos visto, nos últimos anos, o tema da Diversidade a ser catapultado para a agenda dos CEOs. Ainda assim, estamos, no geral, longe de atingir os progressos que se pretendem alcançar.

É fundamental perceber que não há soluções rápidas para a diversidade: um progresso visível e sustentável apenas pode ser atingido através de uma mudança progressiva que aborde transformações comportamentais, processuais e culturais. 

 

Equipa de Diversidade

A PwC tem uma equipa dedicada ao tema Diversidade e Inclusão, que tem como missão fomentar o debate e a consciencialização para os temas junto dos nossos principais stakeholders. Esta equipa é liderada por Maria Torres - Diversity & Inclusion Lead Partner da PwC em Portugal, Angola e Cabo Verde.

Tod@s os elementos desta equipa têm outras responsabilidades dentro da Firma e, nas suas diferentes áreas de atuação, são promotores de comportamentos que espelham a preocupação da PwC com estes temas.

Timeline

Conheça a nossa jornada

  • 2004
    A nossa jornada no âmbito da “Diversidade e Inclusão” começou formalmente em 2004, quando a “network” de firmas PwC se focou numa abordagem consistente sobre este tema.
  • 2005
    Criação do “Gender Advisory Council” (GAC).
  • 2007
    Lançamento do “PwC Gender agenda blog”.
  • 2008
    A primeira líder feminina é nomeada para a nossa “Global Leadership Team”.
  • 2009
    Estratégia de diversidade mais ampla e apresentado o “Global Diversity & Inclusion Council”.

 

  • 2010
    Realização de avaliações de diversidade – “deep dive” – em quatro empresas PwC.
  • 2011
    Lançamento do PwC Woman em Portugal.
  • 2013
    Renomeação para "Diversidade & Inclusão" em que se passou a dar mais foco a outras áreas dentro da Diversidade.
  • 2014
    Foi adotado o D&I “accountability framework”, o “Global Inclusion Index” e foi lançada a “Global Diversity Week”. Os números de admissão de partners femininos aumentam 2 pontos percentuais para 25%.

  • 2015
    Novo aumento nos números de admissão de partners mulheres e a representação feminina no “partnership” aumenta. Foi nomeado um “Global LGBT Board”.
  • 2016
    Assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade.
  • 2018
    A PwC Portugal torna-se membro fundador da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI).
  • 2020
    Lançamento de dois programas estratégicos e contínuos sobre D&I - o Mind @ Work e o Differently Alike, enfatizando a estratégia de alargar o tema da diversidade a outros campos além do género.

Pilares Estratégicos do FY21

Valorizar as Diferenças

Promover o autoconhecimento de “unconscious bias”, passando para uma fase de maior amadurecimento que garanta uma cultura mais inclusiva e equitativa.

Alavancar o Género

Continuar a recrutar, reter e desenvolver o talento feminino, sendo reconhecida como um exemplo ao nível da igualdade de género.

Criar Identidade

Desenvolver temas que vão além da Diversidade de género, focando a valorização das diferenças num sentido mais lato.

Acelerar a Mudança

Implementar projetos que, de forma efetiva, possam alavancar os três primeiros vértices, garantindo ainda que os nossos clientes e stakeholders reconhecem as nossas boas práticas e o valor do nosso thought leadership.

2. Os números PwC

Conheça em detalhe os nossos números, clicando nos botões abaixo:

FY20
  • No FY20, a PwC Portugal apresentava 24 partners do género masculino e 11 partners do género feminino.
  • No FY20, a PwC Portugal apresentava 630 colaboradores do género masculino e 747 do género feminino.
  • No FY20, a PwC Portugal apresentava 13 estagiários do género masculino21 do género feminino.


FY21
  • No FY21, a PwC Portugal apresentava uma subida no nº de partners do género feminino.
  • No FY21, a PwC Portugal teve uma subida de estagiárias, tendo empregue mais 4 do género feminino.
  • No FY21, a PwC Portugal apresentou um crescimento de mais de 60 novos colaboradores do género feminino.
Local People Survey 2020

88%

A PwC tem um ambiente de trabalho inclusivo, onde as diferenças individuais são respeitadas e valorizadas.

Em 2020, 88% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola reveem-se nesta afirmação, notando-se uma melhoria em relação ao ano de 2019 (GPS), em que apenas 79% era favorável a esta afirmação.

79%

Estou satisfeito com as ações que a Territory Leadership tem realizado para construir um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

Em 2020, 79% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola são favoráveis a esta afirmação, notando-se uma melhoria em relação ao ano de 2019 (GPS), em que apenas 65% era favorável a esta afirmação.

89%

Em 2020, 89% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola acreditam que “A minha chefia direta apoia genuinamente a igualdade entre mulheres e homens.”


83%

Em 2020, 83% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola são favoráveis à afirmação “A remuneração e incentivos são iguais para homens e mulheres que fazem trabalho igual na PwC.”


73%

Em 2020, 73% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola concordam com a afirmação “A PwC é comprometida em oferecer oportunidades iguais a todos os colaboradores”.

 

Global People Survey 2021

93%

Concordam que as Pessoas na PwC são tratadas como indivíduos independentemente do seu trabalho, idade, raça, género, capacidades físicas, entre outras.

Em 2021, 93% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola reveem-se nesta afirmação, notando-se uma melhoria em relação ao ano de 2020, em que apenas 88% era favorável a esta afirmação.

75%

Estão satisfeitos com as ações que a Territory Leadership tem realizado para construir um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

Em 2021, 75% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola são favoráveis a esta afirmação, notando-se uma ligeira descida em relação ao ano de 2020 (LPS), em que 79% era favorável a esta afirmação.

77%

Em 2021, 77% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola afirmam que “Sentem-se livres para partilhar as suas ideias sem medo de serem julgados”


88%

Em 2020, apenas 83% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola eram favoráveis à afirmação “A remuneração e incentivos são iguais para homens e mulheres que fazem trabalho igual na PwC.” Houve uma melhoria de 5%.


67%

Em 2021, 67% dos colaboradores da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola concordam com a afirmação “As pessoas com quem trabalho fazem o esforço para me conhecer, e as características únicas que eu trago à PwC”.

 

3. Os nossos compromissos

Como estes compromissos influenciam o nosso trabalho

Todos os nossos compromissos influenciam a maneira como interagimos com os outros e conduzimos o nosso negócio. No compromisso com a HeforShe, por exemplo, ajudamos as mulheres a atingirem posições de liderança, através de ações customizadas a cada território (pode saber mais sobre este tópico aqui), como é o caso do programa de mentoria em Portugal.

Desde que aderimos ao Fórum Organizações para a Igualdade de Género, também muitos dos nossos compromissos foram cumpridos e mudaram a maneira como atuamos, entre os quais estão a realização do 2º survey de avaliação das percepções acerca das iniciativas que promovem a Igualdade de oportunidades/género a toda a firma; a participação no Global Inclusion Index da PwC e a inclusão no relatório de sustentabilidade da nossa Firma de um capítulo específico com informação relativa a Diversidade e Inclusão.

HeforShe

O “HeForShe” é um movimento que pretende promover a igualdade de género em todo o mundo. Foi criado pela ONU no âmbito da iniciativa “UN Women”.

A PwC envolveu-se, desde o primeiro momento, em 2014, neste movimento, sendo apoiado por vários líderes globais e da PwC em Portugal.

Neste âmbito, foi ainda lançado um relatório global com dados sobre diversidade de género em contexto empresarial, que a PwC apoiou.

Carta Portuguesa para a Diversidade

A Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementarem e desenvolverem políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Pretende-se que as políticas de diversidade desenvolvidas na organização reconheçam, compreendam e valorizem o que nos une e o que nos diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento d@s colaborador@s.

A PwC é signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade desde 2016 . Em novembro de 2018, surgiu a necessidade da criação da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). A PwC envolveu-se desde o primeiro momento na criação desta Associação como Membro Fundador e Presidente do Conselho Fiscal.

Fórum Organizações para a Igualdade de Género

O Fórum Organizações para a Igualdade de Género foi criado em 2013, com o compromisso de uma vontade comum em assumir uma cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar do desenvolvimento e sustentabilidade.

Os membros do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade assumiram o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.

 PwC aderiu ao Fórum em 2016 e no dia 3 de dezembro de 2018 renovou um conjunto de compromissos estabelecidos, dos quais muitos já foram à data cumpridos.

 

PWN

A PWN tem a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, através de práticas reconhecidas a nível internacional, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência.

Alinhada com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon dinamiza um conjunto de programas inovadores – Liderança, Mentoring, Women on Board, Engaging Men e Youth –, pequenos-almoços de networking, workshops e iniciativas de role model com personalidades de referência nos mais diferentes setores do tecido empresarial português, incluindo na PwC.

Valuable 500

O “The Valuable 500" foi lançado na Cimeira Anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, em janeiro de 2019, e é uma iniciativa que pretende que os líderes das empresas multinacionais se juntem ao movimento para promover mudanças nas empresas, na sociedade e na economia, para que as pessoas com deficiência possam desempenhar um papel ativo e pôr em prática o seu verdadeiro potencial.

A PwC é signatária desta iniciativa.

4. Os nossos projetos e iniciativas de diversidade

Diversidade significa respeito pela diferença e o assumir permanente do direito à identidade de cada um. Na PwC fomentamos uma cultura inclusiva, que vê nas diferenças a capacidade de inovar, antecipar, decidir melhor e de sermos verdadeiramente parte das comunidades e dos países onde estamos. Comprometemo-nos a promover iniciativas de respeito pelos direitos humanos, nomeadamente sobre inclusão social e não discriminação.

Saiba mais

Siga-nos

Contacte-nos

Maria Torres

Maria Torres

Deals Tax Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 135

Fechar