IFRS

International Financial Reporting Standards

Normas Internacionais de Relato Financeiro

A transição para as normas internacionais de relato financeiro (International Financial Reporting Standards - IFRS) foi um dos maiores desafios enfrentados por todas as empresas portuguesas com títulos cotados em bolsa.

Na altura de confiar a análise dos impactos das IFRS nos seus negócios, empresas de referência escolheram a PwC para as assessorar neste projeto e em particular nas áreas mais complexas como sejam os instrumentos financeiros derivados, planos de stock options ou na redefinição do relato financeiro conforme exigido pelas IFRS.

No entanto, este desafio foi apenas o início de um processo que está em contínua evolução. O processo de convergência ou adoção das IFRS encetado por países como a China, a Índia, o Brasil, a Coreia ou o Canadá a par da convergência já encetada com os USGAAP conferem um dinamismo permanente às IFRS com frequentes revisões, alterações e mellhorias, o que aconselha a uma monitorização e atualização permanente de quem, nas empresas, tem a responsabilidade do reporting financeiro em IFRS.
 

Mantém-se atualizado?

Para que as empresas se possam manter informadas relativamente às alterações introduzidas às IFRS numa base regular e sem ter que consultar diversos sites para obter toda a informação, a PwC Portugal publica a “IFRS Update Newsletter”. Esta publicação semestral contém um breve resumo sobre a natureza das alterações publicadas, a data em que se tornam efetivas e se estas já passaram o processo de endosso pela União Europeia.

Saiba mais

IFRS em Portugal

A aplicação das IFRS em Portugal iniciou-se em 2005, quando a sua adoção se tornou obrigatória para todas as empresas portuguesas com títulos cotados em bolsa, no entanto, e por opção, outros grupos económicos portugueses de média dimensão não cotados também decidiram adotar as IFRS. Esta alteração permitiu à PwC Portugal auxiliar as empresas e grupos no processo de conversão do normativo local para as IFRS de conversão, ao mesmo tempo que permitiu a definição de processos de transição cada vez mais eficientes assumindo-se muitas vezes como o gestor do projeto, libertando os recursos internos das empresas.

Saiba mais

Como podemos ajudar

As empresas são confrontadas com requisitos cada vez mais complexos ao nível das IFRS pelo que se torna cada vez mais difícil avaliar os impactos de determinados tipos de transações nas demonstrações financeiras. Uma vez assinados os contratos, evitar impactos negativos na posição financeira da empresa, na sua performance futura ou em alguns rácios torna-se muito difícil. A PwC auxilia as empresas na avaliação destes impactos desde a fase de planeamento das transações até à sua conclusão para que os responsáveis pela negociação e tomada de decisão e os responsáveis financeiros possam decidir sobre a estruturação das transações antes da sua contratação final.

Saiba mais

Através a Academia da PwC promovemos diversas ações de formação em IFRS.

O programa oferecido é variado incluindo sessões de formação relativas a:

  • normas específicas que pela sua complexidade exigem um “refreshement” recorrente (ex: IFRS 10 e IFRS 11);
  • normas cuja aplicação obrigatória apenas ocorre em data futura, mas cuja complexidade exige que os colaboradores das empresas adotantes das IFRS se preparem de forma antecipada para a avaliação dos potenciais impactos na posição financeira e desempenho financeiro das empresas (ex: IFRS 9, IFRS 15, IFRS 16 e IFRS 17)
  • atualização anual sobre as novas normas emitidas e ainda não em vigor (ex: IFRS update)
  • diferenças existentes entre as IFRS e o normativo local
  • normas selecionadas de aplicação mais abrangente para as quais são efetuados “refreshements” incorporando quaisquer alterações ou melhorias ocorridas (ex: programa IFRS 2 dias)

Contacte-nos

Ana Lopes

Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 156

Siga-nos