O SFDR pretende garantir uma maior transparência em termos de responsabilidades ambientais e sociais dos mercados financeiros, o que permite, por um lado, combater o greenwashing, e por outro, tornar possível a comparação de opções de investimento ESG por parte do investidor, contribuindo, assim, para uma tomada de decisão mais informada.
De acordo com o SFDR, os produtos financeiros podem ser classificados em três categorias:
Os produtos de artigo 9.º têm um objetivo sustentável específico (p.e., redução de emissões GEE), enquanto os produtos de artigo 8.º consideram apenas características ambientais ou sociais. Ambas as classificações de produtos financeiros estão sujeitas a diferentes requisitos de divulgação nos websites das entidades, bem como nas suas divulgações pré-contratuais e relatórios periódicos.
O regulamento estabelece requisitos de divulgação ao nível da entidade e do produto.
Ao nível da entidade:
Ao nível do produto, nomeadamente na informação pré-contratual do produto, no website da entidade e nos relatórios periódicos:
A PwC tem uma abordagem integrada de projeto, a qual pode contemplar desde verificação, simples, de conformidade com o SFDR ou de desafio da classificação, composição e divulgações dos respetivos produtos abrangidos, até ao desenho de produtos, incluindo a classificação dos respetivos ativos e preparação de todo o pacote documental.
Para tal, fazemos uso de ferramentas próprias, e que colocamos ao serviço dos nossos clientes, das quais se destacam:
Ferramenta de desafio à classificação de produtos que permite à entidade confirmar, estruturar ou desenvolver as classificações dos seus produtos, incluindo – quando aplicável – o apuramento do alinhamento da com a Taxonomia Europeia, considerando a discussão em curso em torno do EU Ecolabel para produtos financeiros.
Ferramenta de cálculo dos indicadores de Principais Impactes Adversos (PAI) capaz de utilizar fluxos de informação de diferentes provedores de dados. Esta ferramenta apura PAIs ao nível da entidade e do produto, resultando na preparação da respetiva declaração.
Ferramenta que auxilia a verificação do cumprimento dos requisitos de divulgação estabelecidos no Regulamento, nomeadamente ao nível das divulgações pré contratuais, dos relatórios periódicos e do website da entidade.
Adicionalmente, destacam-se as seguintes ferramentas complementares da network PwC:
Ferramenta que permite a elaboração do relatório que dá resposta ao Anexo I do RTS do SFDR e que fornece uma visão geral da disponibilidade de dados dos PAIs com base na composição das carteiras em análise.
Ferramenta que permite a preparação e monitorização do European ESG Template (EET).
A equipa da PwC apresenta perfis técnicos diversos e com backgrounds distintos, tais como Engenharia do Ambiente, Gestão, Economia e Finanças. Os nossos recursos têm experiência profissional em projetos junto das empresas, dos mais variados setores económicos.
Para além disso, a equipa possui uma vasta experiência em projetos relacionados com finanças sustentáveis e conhecimento regulatório, em conjunto com uma ampla experiência na indústria dos serviços financeiros e na transformação regulatória.
Estamos preparados para apoiar a implementação de requisitos de divulgação relacionados com sustentabilidade, incluindo:
Roberto Bilro Mendes
Co-leader EBA SSM Office -Compliance & AML da PwC EMEA Network, PwC Portugal
Tel: +351 213 599 305