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Em Portugal, as empresas familiares registaram um desempenho positivo no último exercício financeiro (período pré-COVID), com 69% dos inquiridos a referir ter registado um crescimento (55% no global). Não obstante, metade das empresas portuguesas (48%) esperam que a pandemia de COVID-19 resulte numa redução nas vendas, semelhante ao quadro global, e apenas 15% não necessitou de recorrer a capital adicional em 2020.
“As empresas familiares devem acompanhar o interesse acelerado em mudanças climáticas, cadeias de valor sustentáveis e investimento responsável. Para isso, terão que passar a fazer da sustentabilidade uma questão central nas suas estratégias e trabalhar rapidamente para comunicar as suas intenções com clareza.”
Rosa Areias
Entrepreneurship & Private Business Partner
PwC Portugal, Angola e Cabo Verde
Assista ao vídeo e fique a par das principais conclusões, a nível global, da 10ª edição do estudo da PwC, Family Business Survey 2021.
As respostas dos cerca de 50 gestores permitiram-nos, pela primeira vez, efetuar uma análise comparativa.
Em Portugal, o crescimento pré-COVID-19 é mais elevado do que o global, mas o impacto tem sido maior.
- Redução de dividendos (38%)
- Cortes salariais dos membros da família (25%)
- Acesso a capital extra (15% em Portugal e 21% no global)
- Investir mais do próprio dinheiro (6%)
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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As empresas familiares portuguesas são menos otimistas do que a média global em termos de objetivos de crescimento futuro para 2021.
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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Menos de metade das empresas portuguesas têm uma estratégia de sustentabilidade desenvolvida e comunicada, mas estão mais atentas à redução da sua pegada de carbono do que a média global.
Desenvolvimento e comunicação de estratégia de sustentabilidade
Q: Com quais das seguintes afirmações concorda?
Europa | 47% |
---|---|
África | 41% |
América do Norte | 37% |
América Latina | 36% |
Médio Oriente | 36% |
Ásia Pacifico | 30% |
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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Fortes competências digitais traduzem-se num melhor desempenho. No entanto, apenas 31% das empresas em Portugal se descrevem como digitalmente fortes.
Embora a quase totalidade das empresas portuguesas inquiridas (90%) tenha afirmado que as iniciativas relacionadas com a digitalização, a inovação e a tecnologia são a principal prioridade, o progresso nestas áreas tem sido lento. Apenas 17% afirmam que o seu caminho para a digitalização está completo e 69% acreditam que ainda têm um longo caminho a percorrer.
Agora é o momento de agir.
A nível global, 58% das empresas que se consideram digitalmente fortes utilizam a tecnologia para melhorar o cumprimento de obrigações e relato financeiro, contudo apenas 44% das empresas que planeiam uma atualização digital a veem como uma prioridade. Isto precisa de mudar.
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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A grande maioria das empresas familiares portuguesas resolvem abertamente os seus conflitos. Um terço admite mesmo não passar sequer por essas situações (23% a nível global).
Definição de políticas de governance
Q: Com quais das seguintes afirmações concorda?
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
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“Se não se incorporar a sustentabilidade em tudo o que se faz, o negócio tenderá a acabar, independentemente do setor em que se encontre. É apenas uma questão de tempo.”
Três áreas-chave para redefinir a fórmula de sucesso para as gerações futuras
Tax Lead Partner | Entrepreneurial & Private Business Leader | Membro da Comissão Executiva, PwC Portugal
Tel: +351 225 433 101