Download do estudo
Da confiança ao impacto
Porque devem as empresas familiares agir agora para garantir o seu legado amanhã
Em Portugal, as empresas familiares registaram um desempenho positivo no último exercício financeiro (período pré-COVID), com 69% dos inquiridos a referir ter registado um crescimento (55% no global). Não obstante, metade das empresas portuguesas (48%) esperam que a pandemia de COVID-19 resulte numa redução nas vendas, semelhante ao quadro global, e apenas 15% não necessitou de recorrer a capital adicional em 2020.
“As empresas familiares devem acompanhar o interesse acelerado em mudanças climáticas, cadeias de valor sustentáveis e investimento responsável. Para isso, terão que passar a fazer da sustentabilidade uma questão central nas suas estratégias e trabalhar rapidamente para comunicar as suas intenções com clareza.”
Rosa Areias
Entrepreneurship & Private Business Partner
PwC Portugal, Angola e Cabo Verde
Assista ao vídeo e fique a par das principais conclusões, a nível global, da 10ª edição do estudo da PwC, Family Business Survey 2021.
As respostas dos cerca de 50 gestores permitiram-nos, pela primeira vez, efetuar uma análise comparativa.
A resiliência económica é elevada
Apenas 15% das empresas familiares inquiridas em Portugal afirmaram ter necessitado de capital adicional em 2020. Quase metade (46%) esperam crescer em 2021.
Existe uma vontade genuína de liderar em sustentabilidade, mas a ação tem sido lenta
48% das empresas portuguesas inquiridas têm uma estratégia de sustentabilidade em vigor (vs. 37% globalmente).
O progresso na transformação digital é lento
Só um terço considera ter fortes competências digitais (38% global).
Existe alguma resistência à mudança e à profissionalização
Apenas 15% têm planos de sucessão (30% a nível global), e 29%, em Portugal e a nível global, afirmam que existe alguma resistência à mudança.
Em Portugal, o crescimento pré-COVID-19 é mais elevado do que o global, mas o impacto tem sido maior.
- Redução de dividendos (38%)
- Cortes salariais dos membros da família (25%)
- Acesso a capital extra (15% em Portugal e 21% no global)
- Investir mais do próprio dinheiro (6%)
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
As empresas familiares portuguesas são menos otimistas do que a média global em termos de objetivos de crescimento futuro para 2021.
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
Digital, inovação, tecnologia
90% das empresas portuguesas referem o desenvolvimento das competências digitais como prioridade.
Expansão e/ou diversificação
81% das empresas portuguesas referem a expansão e/ou diversificação para novos mercados como prioridade.
Evolução/novas abordagens
67% das empresas portuguesas referem a evolução/novas abordagens como prioridade.
Sustentabilidade e/ou comunidade local
65% das empresas portuguesas referem a sustentabilidade e/ou comunidade local como prioridade.
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
Menos de metade das empresas portuguesas têm uma estratégia de sustentabilidade desenvolvida e comunicada, mas estão mais atentas à redução da sua pegada de carbono do que a média global.
Desenvolvimento e comunicação de estratégia de sustentabilidade
Q: Com quais das seguintes afirmações concorda?
Europa | 47% |
---|---|
África | 41% |
América do Norte | 37% |
América Latina | 36% |
Médio Oriente | 36% |
Ásia Pacifico | 30% |
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
Fortes competências digitais traduzem-se num melhor desempenho. No entanto, apenas 31% das empresas em Portugal se descrevem como digitalmente fortes.
Embora a quase totalidade das empresas portuguesas inquiridas (90%) tenha afirmado que as iniciativas relacionadas com a digitalização, a inovação e a tecnologia são a principal prioridade, o progresso nestas áreas tem sido lento. Apenas 17% afirmam que o seu caminho para a digitalização está completo e 69% acreditam que ainda têm um longo caminho a percorrer.
Agora é o momento de agir.
A nível global, 58% das empresas que se consideram digitalmente fortes utilizam a tecnologia para melhorar o cumprimento de obrigações e relato financeiro, contudo apenas 44% das empresas que planeiam uma atualização digital a veem como uma prioridade. Isto precisa de mudar.
Melhor desempenho esperado
71% esperam crescer em 2021 (vs. 61%) e 88% esperam crescer em 2022 (vs. 85%).
Maior agilidade
86% têm acesso a informação/dados fiáveis e oportunos que alimentam a tomada de decisões (vs. 54% para outras empresas familiares).
Maior transparência
73% dizem que a informação é partilhada de forma transparente e pontual entre os membros da família (contra 58% para outras empresas familiares).
Maior foco na sustentabilidade
60% asseguram que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazem (vs. 42% para outras empresas familiares).
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
A grande maioria das empresas familiares portuguesas resolvem abertamente os seus conflitos. Um terço admite mesmo não passar sequer por essas situações (23% a nível global).
Definição de políticas de governance
Q: Com quais das seguintes afirmações concorda?
Melhor desempenho esperado
A nível global, 58% verificaram um crescimento antes da COVID-19 (vs. 52% de outras empresas de familiares).
Melhor preparação para a sucessão
41% das empresas familiares têm um plano de sucessão robusto, documentado e comunicado (contra 20% para outras empresas familiares).
Maior transparência
77% referem que a informação é partilhada de forma transparente e atempada entre os membros da família (vs. 54% de outras empresas familiares) e 77% dizem que os membros da família comunicam regularmente sobre o negócio (vs. 57%).
Maior apoio dos colaboradores, fornecedores e comunidade
54% prestaram apoio emocional/de saúde mental aos seus colaboradores (contra 39% para outras empresas).
Nota: A base são todos os inquiridos nacionais (2021: n=48) e globais (2021: n=2.801).
Fonte: 10ª edição do Global Family Business Survey da PwC
Explore outros dados
“Se não se incorporar a sustentabilidade em tudo o que se faz, o negócio tenderá a acabar, independentemente do setor em que se encontre. É apenas uma questão de tempo.”
Três áreas-chave para redefinir a fórmula de sucesso para as gerações futuras
Tax Lead Partner, Membro da Comissão Executiva, PwC Portugal
Tel: +351 225 433 101