Blockchain

Mais de 55 % das empresas planeiam usar a tecnologia de blockchain até 2020

Será a sua empresa deixada para trás? A blockchain proporciona uma maior confiança, rastreabilidade e segurança.

O que é a blockchain?

De uma perspetiva de alto nível, a blockchain é um registo descentralizado de transações, numa rede peer-to-peer. É a tecnologia subjacente à Bitcoin e a outras criptomoedas, e tem o potencial para suportar uma grande variedade de processos de negócios. A Internet é a base para diferentes tipos de inovação digital, ao passo que a tecnologia blockchain é a base para repensar a forma como pagamos pelas coisas, bem como a forma como verificamos quem possui o quê e quem tem o direito de comprar e vender.

A tecnologia blockchain é complexa, embora o The Economist a apresente de uma forma relativamente fácil de perceber. De uma perspetiva de alto nível, a blockchain é um registo descentralizado de transações, numa rede peer-to-peer. Esta é a tecnologia subjacente à Bitcoin e a outras criptomoedas.

loading-player

A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento

Veja como funciona o vídeo

A solução da PwC para a comunicação de operações de derivados à Direção-Geral da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais

A Direção-Geral da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, responsável pela política da UE relativa à estabilidade bancária e financeira, pediu à PwC para investigar a blockchain como solução para tornar rastreáveis as comunicações obrigatórias relativas às operações de derivados, e para estas estarem em conformidade com os regulamentos aplicáveis. Juntamente com a Claryon, concebemos uma solução de blockchain que usa contratos inteligentes para implementar «duplos digitais», ou representações digitais de documentos de operações de derivados, criados na blockchain.

 

Transparência

Todas as transações são registradas e armazenadas de forma segura, oferecendo um histórico imutável e permitindo a sua auditabilidade. Todas as transações são sempre auditáveis.

Automatização

Os eventos automatizados podem ser definidos usando contratos inteligentes quando determinadas condições são cumpridas nas transações, como a geração automática de relatórios.

 

Segurança e confiança

A integridade e a segurança das transações são garantidas com base na criptografia e proporcionadas graças ao consenso entre os membros.

Para criar transparência e confiança, cada transação é registrada e armazenada na blockchain. As transações podem ser verificadas por qualquer membro da blockchain. Os contratos inteligentes podem ser configurados para gerar automaticamente relatórios regulamentares financeiros, proporcionando transparência e conformidade.

A Alice envia os dados relativos a uma transação de valor à Betty (p. ex., financeiro, monetário ou legal).

A transação é representada online dentro de um bloco.

O bloco é transmitido a cada parte na rede.
A rede chega a um consenso relativamente à validade do bloco e consequentemente à sua adição à cadeia.

O bloco é adicionado à cadeia, ou seja, ao registo transparente e irreversível das transações.

A Betty recebe os dados da transação da Alice e verifica a autenticidade destes.

A nossa abordagem abrange o espectro completo, da estratégia à execução

  1. Compreendemos os processos empresariais e modelamos as transações.
  2. Definimos os requisitos funcionais, técnicos e de segurança.
  3. Analisamos e projetamos arquiteturas de blockchain personalizadas.
  4. Asseguramos o desenvolvimento e a implementação para demonstrar os benefícios práticos.

Contacte-nos

Gabriela Teixeira

Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Miguel Fernandes

Advisory Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 314

Siga-nos