Mecanismo de ajustamento das emissões de carbono
Mecanismo de ajustamento das emissões de carbono nas fronteiras
Espera-se que o maior impacto a ser sentido pelas empresas venha da proposta do Mecanismo de Ajustamento das Emissões de Carbono nas Fronteiras (Carbon Border Adjustment Mechanism - CBAM).
Este mecanismo irá definir um preço para o carbono em determinadas importações, de forma a assegurar que as reduções de emissões, no espaço europeu, contribuem efetivamente para uma diminuição das mesmas, ao nível global.
Taxas ambientais adicionais
Taxas ambientais adicionais
A UE propôs um conjunto alargado de taxas de apoio à agenda do Pacto Ecológico.
Será publicada regulação para promover uma utilização mais sustentável do solo, dos recursos hídricos, do plástico e da eliminação de resíduos.
Adicionalmente, alguns Estados-Membro da UE, como França, Alemanha e Polónia já estão a criar sistemas de tributação próprios que permitam suportar os seus compromissos ambientais.
Regime de Comércio de Licenças de Emissão
Regime de Comércio de Licenças de Emissão
A Comissão Europeia propõe rever o Regime de Comércio de Licenças de Emissão da EU (ETS) em linha com a ambiciosa meta definida, que pretende alcançar reduções de emissões líquidas de pelo menos 55% até 2030, em comparação com níveis de 1990.
Revisão da Diretiva Tributação Energética
Revisão da Diretiva Tributação Energética
A Diretiva Tributação Energética da UE vai, também, ser revista para promover a energia limpa e desencorajar o uso de combustíveis fósseis. Esta tributação não será baseada no volume, mas no conteúdo energético e no desempenho ambiental.
Reporte obrigatório sobre ESG
Reporte obrigatório sobre ESG
Os relatórios de sustentabilidade estão em ascensão e existe um número crescente de empresas que está, voluntariamente, a publicar informação sobre o seu impacto ambiental, nas comunidades e das suas estruturas de governação.
No entanto, as informações relacionadas com a sustentabilidade não foram normalizadas, o que proporcionou práticas de greenwashing.