20/11/23
Se gostava de conhecer que tipo de iniciativas têm sido implementadas na PwC e de que forma é feita a gestão da Diversidade Geracional na nossa firma, leia a entrevista completa.
“Atualmente, encontramos no mercado de trabalho essencialmente quatro gerações ativas: Baby boomers, com idades compreendidas entre os 58 e 68 (nascidos entre 1946 – 1964) , a Geração X entre os 43 e 57 (1965 – 1980), os Millennials com 26 a 43 (1981 – 1997) e a Geração Z com 26 (1998 – 2012).
A PwC não será a exceção, tendo uma população constituída pelas 4 gerações entre os nossos 4 territórios (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) e mais de 2300 colaboradores. A predominância, no entanto, encontra-se entre os Millennials, que lideram com 48% da nossa representatividade. Destes, 16% detêm cargos de gestão na empresa.”
“Cada geração tem algo único para oferecer ao ambiente de trabalho. Os Baby Boomers e a Geração X geralmente trazem conhecimento e experiência da indústria, enquanto que as gerações mais jovens contribuem com novas ideias, inovações e tecnologia. Ambos são necessários para garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Por este motivo, a Diversidade Geracional é gerida de uma forma natural na PwC, nomeadamente:
“Não só para gerir a Diversidade Geracional, mas para formar de forma transversal uma força de trabalho mais qualificada e preparada para as exigências do futuro, a PwC tem apostado principalmente em três áreas: reskilling, upskilling e mentoria.”
“Não necessariamente com o objetivo de gerir a Diversidade Geracional, mas para formar de forma transversal uma força de trabalho mais qualificada e preparada para as exigências do futuro, a PwC tem apostado principalmente em três áreas:
Através do reskilling, procuramos dar a oportunidade aos colaboradores com interesse em adquirir novos conhecimentos e competências diferentes das suas, permitindo desempenhar funções alternativas dentro da organização ao longo da sua carreira.
O programa formativo Digital Upskilling da PwC tem permitido a todos os colaboradores desenvolver mais conhecimento sobre as novas tecnologias, o tratamento e análise de dados, automatização de processos, entre outras temáticas essenciais para a eficiência e qualidade dos nossos serviços. Esta aposta tem procurado envolver toda a organização, desde os serviços internos, aos recém-graduados que iniciam a carreira na empresa, até à gestão de topo.
A mentoria na nossa organização tem se revelado uma ferramenta valiosa no crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no processo, seja o Mentor ou Mentee. Através destas relações de partilha e acompanhamento, não só tem havido uma transferência mútua de conhecimento e experiências, como tem contribuído para uma cultura interna mais positiva e de espírito de entreajuda.”
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“É importante que as organizações tentem combater o enviesamento consciente e inconsciente sobre o tema do idadismo. O idadismo (ageism) é definido pelo preconceito associado à idade, usado para categorizar e dividir grupos de pessoas, causando prejuízos, desvantagens e injustiças (WFO, 2023). No setor empresarial, vemos o idadismo muitas vezes associado a estereótipos negativos e, muitas vezes, errados sobre a capacidade dos colaboradores em adaptar a novos processos, tecnologias ou formas de trabalhar. Este fenómeno, como outros na esfera da discriminação, estão bastante enraizados na nossa cultura e, por consequência, não o notamos. Por esse mesmo motivo, as empresas devem investir em programas de formação e ações de sensibilização que permitam a toda organização quebrar formas divisoras de pensar e agir e, promover, acima de tudo, a inclusão de colaboradores de todas as idades e experiências prévias.
A implementação de programas de reverse mentoring. Neste tipo de iniciativas, procura-se estabelecer uma relação inversa dos papéis tradicionais de Mentor e Mentee, onde o colaborador mais jovem ou inexperiente procura partilhar conhecimentos e ajudar ao desenvolvimento de competências em áreas onde o colega mais experiente poderá ainda não ter tido contacto.
Para além do reverse mentoring, praticar o mentoring tradicional. Através de um programa formal ou informal, no entanto, estruturado, dar a oportunidade a colaboradores mais recentes, jovens ou inexperientes de serem acompanhados de forma próxima e individualizada por um mentor permitindo realmente conhecer o que cada um tem de único em si e como poderá acrescentar valor à organização.
Tone at the Top. Enquanto organização, tem de existir uma visão coerente sobre integrar de facto as diversas gerações e praticá-lo no dia-a-dia, começando pelas ações e pedidos da Liderança.
Existindo o exemplo de que as Chefias estão disponíveis para recrutar, formar, reter e apoiar colaboradores de diferentes gerações demonstra claramente aos colaboradores a cultura que se procura fomentar dentro da organização, normalizando a situação.”
“Com a pressão e diversidade de tarefas no quotidiano, torna-se fácil por vezes apenas cumprir procedimentos padronizados e não olhar de forma singular para os desafios que a gestão de pessoas apresenta. Por esse motivo, o super-poder que escolheria seria de parar o tempo, permitindo acompanhar, analisar e responder às necessidades apresentadas de forma individualizada, criando uma employee experience mais impactante.”
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- Coaching de equipas e individualizado
- Programa de estratégia de sucessão e acompanhamento Pré-Reforma
* A PwC dispõe de diversas equipas especializadas que apoiam diferentes áreas da Diversidade Geracional no contexto laboral.
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