Combater o enviesamento consciente e inconsciente sobre o Idadismo

20/11/23

De forma a entendermos a gestão da Diversidade Geracional na PwC (Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique), como também a perspetiva de um profissional da área a exercer em território português, falámos com a Alexia Leigh Andrade, Human Capital Manager na PwC Portugal, para contribuir com o seu conhecimento e perspetivas pessoal e profissional.

Sabia que a PwC Portugal, não sendo exceção à maioria das organizações a nível mundial, tem uma população constituída pelas 4 gerações distribuídas pelos nossos diferentes territórios (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) e que 48% da nossa representatividade se encontra entre os Millennials? E que destes, 16% detêm cargos de gestão na empresa?

Se gostava de conhecer que tipo de iniciativas têm sido implementadas na PwC e de que forma é feita a gestão da Diversidade Geracional na nossa firma, leia a entrevista completa.

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1. Consideras que a PwC detém diversidade geracional? Se sim, em que medida?

“Atualmente, encontramos no mercado de trabalho essencialmente quatro gerações ativas: Baby boomers, com idades compreendidas entre os 58 e 68 (nascidos entre 1946 – 1964) , a Geração X entre os 43 e 57 (1965 – 1980), os Millennials com 26 a 43 (1981 – 1997) e a Geração Z com 26 (1998 – 2012).

A PwC não será a exceção, tendo uma população constituída pelas 4 gerações entre os nossos 4 territórios (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) e mais de 2300 colaboradores. A predominância, no entanto, encontra-se entre os Millennials, que lideram com 48% da nossa representatividade. Destes, 16% detêm cargos de gestão na empresa.”
 

2. Na PwC, como é gerida esta Diversidade Geracional?

“Cada geração tem algo único para oferecer ao ambiente de trabalho. Os Baby Boomers e a Geração X geralmente trazem conhecimento e experiência da indústria, enquanto que as gerações mais jovens contribuem com novas ideias, inovações e tecnologia. Ambos são necessários para garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Por este motivo, a Diversidade Geracional é gerida de uma forma natural na PwC, nomeadamente:

  • Através do trabalho em equipa:
    As equipas são constituídas por profissionais com diferentes níveis de experiência, permitindo uma troca de conhecimentos e competências em cada projeto e cliente.
  • Fomentamos uma cultura de formação e aprendizagem contínua:
    Independentemente da antiguidade, cargo ou função na empresa, todos os colaboradores participam em programas de formação que têm como objetivo atualizar conhecimentos, desenvolver novas competências e estar a par das novas e futuras tendências.
  • Procuramos agir através da empatia e inclusão:
    Através da compreensão de que é necessário entender a individualidade e experiência de cada colaborador (dentro do possível) e identificar formas (como soluções, benefícios, entre outros) para que se sintam aceites e elementos integrados na organização, independentemente de características diferenciadoras como a geracional.”
     

“Não só para gerir a Diversidade Geracional, mas para formar de forma transversal uma força de trabalho mais qualificada e preparada para as exigências do futuro, a PwC tem apostado principalmente em três áreas: reskilling, upskilling e mentoria.”

Alexia Leigh Andrade
Human Capital Manager da PwC Portugal

3. Que tipo de iniciativas têm sido implementadas na PwC?

“Não necessariamente com o objetivo de gerir a Diversidade Geracional, mas para formar de forma transversal uma força de trabalho mais qualificada e preparada para as exigências do futuro, a PwC tem apostado principalmente em três áreas:

1. Reskilling

Através do reskilling, procuramos dar a oportunidade aos colaboradores com interesse em adquirir novos conhecimentos e competências diferentes das suas, permitindo desempenhar funções alternativas dentro da organização ao longo da sua carreira.

2. Upskilling

O programa formativo Digital Upskilling da PwC tem permitido a todos os colaboradores desenvolver mais conhecimento sobre as novas tecnologias, o tratamento e análise de dados, automatização de processos, entre outras temáticas essenciais para a eficiência e qualidade dos nossos serviços. Esta aposta tem procurado envolver toda a organização, desde os serviços internos, aos recém-graduados que iniciam a carreira na empresa, até à gestão de topo.

3. Mentoria

A mentoria na nossa organização tem se revelado uma ferramenta valiosa no crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no processo, seja o Mentor ou Mentee. Através destas relações de partilha e acompanhamento, não só tem havido uma transferência mútua de conhecimento e experiências, como tem contribuído para uma cultura interna mais positiva e de espírito de entreajuda.”
 

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4. Na tua opinião, considerando a Diversidade Geracional, que estratégias de RH podem ser implementadas nas empresas?

“É importante que as organizações tentem combater o enviesamento consciente e inconsciente sobre o tema do idadismo. O idadismo (ageism) é definido pelo preconceito associado à idade, usado para categorizar e dividir grupos de pessoas, causando prejuízos, desvantagens e injustiças (WFO, 2023). No setor empresarial, vemos o idadismo muitas vezes associado a estereótipos negativos e, muitas vezes, errados sobre a capacidade dos colaboradores em adaptar a novos processos, tecnologias ou formas de trabalhar. Este fenómeno, como outros na esfera da discriminação, estão bastante enraizados na nossa cultura e, por consequência, não o notamos. Por esse mesmo motivo, as empresas devem investir em programas de formação e ações de sensibilização que permitam a toda organização quebrar formas divisoras de pensar e agir e, promover, acima de tudo, a inclusão de colaboradores de todas as idades e experiências prévias.

A implementação de programas de reverse mentoring. Neste tipo de iniciativas, procura-se estabelecer uma relação inversa dos papéis tradicionais de Mentor e Mentee, onde o colaborador mais jovem ou inexperiente procura partilhar conhecimentos e ajudar ao desenvolvimento de competências em áreas onde o colega mais experiente poderá ainda não ter tido contacto.

Para além do reverse mentoring, praticar o mentoring tradicional. Através de um programa formal ou informal, no entanto, estruturado, dar a oportunidade a colaboradores mais recentes, jovens ou inexperientes de serem acompanhados de forma próxima e individualizada por um mentor permitindo realmente conhecer o que cada um tem de único em si e como poderá acrescentar valor à organização.

Tone at the Top. Enquanto organização, tem de existir uma visão coerente sobre integrar de facto as diversas gerações e praticá-lo no dia-a-dia, começando pelas ações e pedidos da Liderança.

Existindo o exemplo de que as Chefias estão disponíveis para recrutar, formar, reter e apoiar colaboradores de diferentes gerações demonstra claramente aos colaboradores a cultura que se procura fomentar dentro da organização, normalizando a situação.”
 

5. Se fosses uma super-heroína no mundo das organizações, qual seria o teu poder especial para lidar com os desafios inerentes à Gestão de Pessoas?

“Com a pressão e diversidade de tarefas no quotidiano, torna-se fácil por vezes apenas cumprir procedimentos padronizados e não olhar de forma singular para os desafios que a gestão de pessoas apresenta. Por esse motivo, o super-poder que escolheria seria de parar o tempo, permitindo acompanhar, analisar e responder às necessidades apresentadas de forma individualizada, criando uma employee experience mais impactante.”

  


Alexia Leigh Andrade, Human Capital Manager da PwC Portugal
Alexia Leigh Andrade
Human Capital Manager
PwC Portugal
Iniciou a sua carreira profissional na PwC Portugal como especialista de Recrutamento e Seleção de perfis de recém-graduados e profissionais experientes nas áreas de Auditoria, Contabilidade, Fiscalidade, Consultoria Estratégica e de Gestão e Consultoria de IT. Foi também responsável pelas Relações Universitárias e Employer Branding.
Atualmente, está a liderar a equipa de Talent Strategy e People Experience, dedicada à melhoria contínua do employee experience dos colaboradores de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. As ações nesta área incluem a integração de novos colaboradores, programas de gestão de talento, levantamento e acompanhamento de indicadores de satisfação, compromisso e retenção, gestão do processo de avaliação de desempenho, mobilidade interna e global, políticas e ações de bem-estar e a gestão do programa de saída. É também membro da equipa de Diversidade e Inclusão.
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISEG – Lisbon School of Economics & Management.
Pós Graduação em Crise e Ação Humanitária no ISCSP.
Licenciatura em Ciência Política, com Especialização de Políticas Públicas no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
 


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Gabriela Teixeira

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