Recomendações PwC – Diversidade Geracional nas organizações

20/11/23

Diversidade Geracional nas organizações

No âmbito de atuação da equipa de Workforce da PwC, partilhamos algumas recomendações de apoio no âmbito da Diversidade Geracional nas organizações:

Recrutamento e seleção

  • estratégias de recrutamento e seleção adequadas à diversidade da população alvo de forma a atrair mais eficazmente os candidatos desejados;
  • canais de recrutamento adequados;
  • instrumentos de seleção adequados; e
  • estratégia de comunicação e divulgação adequados à população-alvo.

  

Formação

  • programas de formação para preparar e consciencializar os diferentes níveis de líderes organizacionais para as diferenças, desafios e características de cada geração;
  • programas de sensibilização e formação transversais a toda a organização;
  • definição de estratégias de transferência de conhecimento interno, potenciando uma learning organisation;
  • programas focados no desenvolvimento de soft skills;
  • programas que incrementem a maturidade digital organizacional; e
  • workshops focados na comunicação e na colaboração entre as diferentes gerações.

Avaliação de desempenho

  • estratégias de avaliação de desempenho que considerem as diferenças geracionais;
  • estratégias e práticas de feedback ajustadas às diversas gerações; e
  • ajustar o meio de avaliação de acordo com as características geracionais e a maturidade tecnológica.

Carreiras e sucessões

  • definição de políticas de carreiras e sucessão;
  • definição de estratégias de identificação e seleção de funções-chave, colaboradores com elevado potencial e ranking de sucessores;
  • planos de desenvolvimento de equipa e pessoal de acordo com a estratégia organizacional;
  • implementação de programas de coaching e mentoria de equipa e individual; e
  • implementação de programas de gestão da mudança.

Estratégia

  • revisão de políticas e práticas estratégicas que promovam a inclusão e o respeito por todas as gerações no local de trabalho;
  • definição de políticas que promovam o life-work balance que atendam às necessidades dos diferentes grupos etários;
  • políticas e processos formalizados que assegurem a transferência de conhecimento de forma a assegurar a retenção do conhecimento na organizacional;
  • estratégias de comunicação interna que considerem as necessidades e preferências de comunicação das diferentes gerações, incluindo o uso de tecnologia;
  • definição de políticas flexíveis ao nível da gestão dos regimes de trabalho (híbrido, remoto, presencial), horários laborais e localização do local de trabalho;
  • definição de estratégias de acompanhamento e monitorização que garatam a sustentabilidade de políticas flexíveis pelo alinhamento e concretização dos resultados corporativos;
  • programas de retenção que atendam às necessidades específicas de cada geração; e
  • realização de estudos de clima que permitam uma análise das especificidades, expectativas e necessidades geracionais e, consequentemente, a definição de planos de ação ajustados com a identificação de KPI’s que permitam a avaliação do impacto no Employee Experience e Employer Branding.

Salário e benefícios

  • definição de políticas flexíveis de retribuição global (base, variável e benefícios) que atendam às necessidades das diversas gerações;
  • definição de incentivos de longo prazo que potenciem a atração e retenção de talentos das diversas gerações; e
  • implementação de programas de comunicação associados à implementação de políticas flexíveis de retribuição.

Relatórios de Recursos Humanos (People Analytics)

  • análise da força de trabalho de forma a entender a composição etária e a diversidade geracional nas diferentes equipas; e
  • análise preditiva para mitigar potenciais saídas decorrentes de tendências de mercado, fatores externos, e aproximação à data de reforma dos colaboradores.

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- People Analytics e Dashboards
- Programas de transformação organizacional e de gestão da mudança
- Políticas e práticas de gestão estratégica de Capital Humano (ex: Política Retributiva – tribuição de benefícios, carreiras e sucessões, formação e desenvolvimento)
- Processos de gestão estratégica de Capital Humano
- Revisão e otimização das políticas de atribuição de benefícios
- Programas de sensibilização e formação organizacional
- Diagnóstico de maturidade organizacional
- Diagnóstico de cultura organizacional
- Estudos de Clima
- Employer Branding
- Employee Experience
- Coaching de equipas e individualizado
- Programa de estratégia de sucessão e acompanhamento Pré-Reforma

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Gabriela Teixeira

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Consulting Lead Partner, PwC Portugal

Ana Isabel Marques

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Workforce Senior Manager, PwC Portugal

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