Net Zero

O compromisso por um mundo melhor, mais saudável e mais verde.

Juntos, vamos apostar no progresso.

O que significa?

As alterações climáticas são um dos maiores problemas que o mundo enfrenta atualmente. Este é um tema que nos afeta a todos, enquanto sociedade, e que, de forma muito particular, afetará as gerações vindouras e o futuro do nosso Planeta. Sendo o nosso propósito, enquanto organização, a criação de confiança na Sociedade e a ajuda na resolução de problemas importantes, não poderíamos deixar de entender este tema como central na nossa atuação e estratégia.

É certamente, do interesse de todos, que haja uma mudança sistémica que evite a catástrofe climática que se antevê e que desbloqueie o potencial de um crescimento mais “verde”. Na PwC, acreditamos que a comunidade empresarial tem um papel chave neste contexto. Assim, estamos determinados em fazer a nossa parte - dar o exemplo, fazendo acontecer, e sensibilizar para garantir o alinhamento de todos em torno deste objetivo. Por este motivo, estabelecemos um compromisso global - o “Net Zero” -, que viu em Setembro de 2021, as suas metas validadas pelo Science Based Targets Iniciative (SBTi) - entidade que define e promove as melhores práticas em redução de emissões e targets net zero, em linha com provas de evidência científica.

De forma mais particular, ser net zero até 2030 significa reduzir significativamente (num mínimo de 50%) as emissões de gases com efeito de estufa e compensar as emissões que não conseguirmos evitar. Para atingirmos este objetivo, devemos consumir apenas energia renovável e otimizar o seu consumo de energia, implementar boas práticas para potenciar a redução das nossas deslocações e utilizar veículos mais “verdes”, aumentar o trabalho à distância dentro das nossas equipas e nos projetos com clientes, trabalhar com os nossos fornecedores e clientes (bem como com a sociedade em geral) para que eles próprios se comprometam em contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, potenciar a criação de políticas mais sustentáveis nas comunidades onde nos inserimos e, ainda assim, compensar eventuais emissões remanescentes.

Este compromisso tem que ser efetivo e impactante para nós, para os nossos clientes e fornecedores, bem como para todos aqueles com quem nos relacionamos e, acima de tudo, para o ambiente e para as gerações futuras. Para isso, precisamos do contributo e compromisso de todos, tal como mostram as dimensões de ação que estamos a integrar na nossa estratégia e que partilhamos nesta página.

A reprodução deste vídeo não está disponível neste momento

3:30

O nosso compromisso net zero

O Global Chairman da network PwC, Bob Moritz, explica de que forma atingiremos este nosso compromisso.

Fazer acontecer, dando o exemplo.

Por toda a network PwC, assumimos o compromisso de reduzir o nosso total de emissões CO2 para 50%, em termos absolutos, até 2030. Este aspeto inclui a introdução (a 100%) de energia renovável em todos os nossos territórios/escritórios, assim como melhorias de eficiência energética. Integra ainda, a necessidade de reduzir para metade as emissões associadas a viagens de negócios e alojamentos. 

Neste âmbito, desde o passado dia 1 de março de 2021, que a PwC Portugal, passou a utilizar, única e exclusivamente, eletricidade verde (proveniente de fontes 100% renováveis), nos seus escritórios de Lisboa e Porto. Este é apenas o primeiro passo de um conjunto de ações que estão já planeadas, algumas delas já a decorrer e outras em desenvolvimento: a requalificação energética de todos os nossos escritórios, a redução do consumo de plástico (de utilização única) pela disponibilização de elementos mais duradouros e concebidos com outros materiais, a sensibilização para os temas da ecologia/reciclagem e da alimentação saudável (menos agressiva para o ambiente), a (re)negociação de contratos e a subsequente promoção do uso de veículos eléctricos, entre outras; culminando com a obrigatoriedade de compensarmos todas as emissões remanescentes que não consigamos reduzir.

No que respeita ao tema da compensação, estes projetos de remoção de CO2, que servirão para compensar emissões que não consigamos evitar, implicam que, por cada tonelada de CO2 não evitada, e portanto emitida, tenhamos que remover uma tonelada de dióxido de carbono da atmosfera. Os nossos projetos de remoção estão a ser selecionados com base em critérios de qualidade e verificação do impacto, atendendo também aos benefícios económicos locais e de desenvolvimento social.

Juntos, podemos acelerar a transformação necessária.

O facto de estarmos presentes em 156 países e de contarmos com a experiência multidimensional de mais de 295.000 pessoas, dá-nos a oportunidade, e também o dever, de acelerar a transição para um futuro net zero. Esse é um dos aspetos que mais privilegiamos no contacto e trabalho com os nossos clientes. Sabemos que temos um papel relevante a desempenhar: quer seja dando o exemplo e sensibilizando para o tema, quer seja apoiando de forma efetiva, na apresentação de estratégias de resposta e/ou resolução.

A nossa equipa de Sustentabilidade apoia organizações no desenvolvimento e implementação de planos concretos para atingir o net zero. Assim, integra o tema dos riscos climáticos em compromissos relevantes, ajudando os nossos clientes a transformar os seus processos de negócio, sobretudo atendendo à dinâmica dos fatores ESG (um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governance que podem ser usadas para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas nos objetivos de sustentabilidade). A este nível, são vários os serviços que podemos prestar aos nossos clientes, nomeadamente: aconselhamento estratégico em sustentabilidade, reporting e certificação, gestão do desempenho e melhoria contínua, alterações climáticas, sustentabilidade na cadeia de fornecedores  e a integração dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Conheça os nossos serviços de sustentabilidade

Sensibilizar para a mudança.

A PwC apoia transformações que coloquem as necessidades dos stakeholders no centro da economia de mercado, alavancando o encontro entre objetivos e ações, para que estes resultem em sustentabilidade de longo prazo. Apoiar a transição net zero é uma parte chave deste processo.

Com as expectativas dos stakeholders a crescer, as organizações veem aumentar a necessidade de reportar os seus impactos ambientais e sociais para demonstrar progresso. Como resultado, há uma maior necessidade de introdução dos padrões ESG, para que estes sejam consistentes e comparáveis, de modo a que os investidores e outros stakeholders possam ver claramente como os negócios estão a criar valor a longo prazo para a organização e para a sociedade.

Neste contexto, temos como objetivo sensibilizar e apoiar todos os que connosco se relacionam na prossecução de uma estratégia net zero. Assim sendo, iremos partilhar, nos nossos canais, vários estudos e insights sobre as alterações climáticas e a alavancagem do net zero. Iremos também, promover vários eventos/webinars de cariz interno e externo, que permitam sensibilizar os nossos stakeholders para os temas do ambiente; bem como veicular dicas e sugestões que permitam a todos ter uma atuação individual mais “verde”.

Insights

Conheça os últimos estudos relacionados com o tema net zero.
Siga-nos

Contacte-nos

Maria Torres

Maria Torres

Deals Tax Partner, PwC Portugal

Tel: +351 225 433 135

Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Sustainability and Climate Change Partner, PwC Portugal

Tel: +351 213 599 357

Fechar